Totó Rios-Biografia



Nasceu em 10 de junho de 1966 na cidade de Acaraú. Filho de Inácio Arimar Silveira e Maria Gisela Rios Silveira. Foi o 5º filho do casal. Foi Batizado na Igreja Matriz de Acaraú em agosto de 1966. Com 4 anos de idade começava a sua alfabetização, sendo sua 1ª professora Irmã Ester, no Colégio Virgem Poderosa. Recebeu o Sacramento da Eucaristia em dezembro de 1977. Recebeu o sacramento do Crisma, teve como padrinho o poeta Nicodemos Araújo. Participou no ano de 1982 do grupo de jovens Romeiros da Fé. 

Dando seqüência a seu trabalho de evangelizador, foi convidado a ser catequista, quando participou da coordenação da catequese, pois reconheceram nele uma pessoa responsável, inteligente, dedicado inclusive ao trabalho com jovens. Em 1984 iniciava o Léo Club de Acaraú, que desenvolvia trabalho com os jovens, foi seu 1º Presidente e o foi pela 2ª vez. À medida que continuava a vida, ele se tornava cada vez mais sensível a juventude querendo trabalhar, lutar, ajudá-los e foi isso que o conduziu a mais uma passo iniciando assim um grupo de teatro.

Como cidadão no ano de 1985 serviu o Tiro de Guerra. No mesmo ano concluiu o 2º grau, onde em seguida foi tentar vestibular em Sobral, cursou por um ano Ciências Físicas e Biológicas, mas não continuou porque veio trabalhar na loja de Peças Acompel - Acaraú Comércio Ltda de propriedade da família. Há 08 de julho de 1989 Lucivan casava-se com a jovem Maria de Fátima. Teve a alegria ao nascer sua filha Lorena, no dia 05 de dezembro de 1992. 

Sempre colaborou com a Igreja, na construção do Reino de Deus, participando da fundação da Renovação Carismática em 1990, sendo coordenador da mesma por alguns anos, neste tempo por inspiração de Deus convidou a Comunidade Rainha da Paz a ter uma casa de missão em Acaraú que foi implantada em 2000, onde desenvolveu um trabalho de evangelização e também participou do Conselho Diocesano da Renovação de Sobral. Anos depois recebeu o convite para participar da Pastoral Familiar onde foi coordenador. O seu desejo de lutar pelo social continuava, participava então do Lions Clube de Acaraú, onde foi Presidente em 1995. 

Teve participação na política de Acaraú em vários momentos.

Em 2005 iniciou uma lanchonete Totó Lanches que teve bastante sucesso e logo em seguida se transformou no Totó Buffet e Eventos, que realiza casamentos, aniversários, coffee break, formarturas e eventos em geral. E em abril de 2015 fez o lançamento de seu mais novo investimento o Totó Self Service que está obtendo bastante sucesso.

Formado em Licenciatura do Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UEVA, e pós-graduado em Português e Literatura pela Universidade Ieducare. 

Desde 2008 desenvolve o Projeto Acaraú pra recordar através do blog e de outros meios na internet com o objetivo de preservar, organizar e disponibilizar os conjuntos documentais fotográficos e a descrição dos fatos; acervo documental para preservação da História, Cultura e da Literatura de Acaraú e do Ceará e o Blog Paróquia de Acaraú pra divulgação de sua história. Realiza pesquisa em livros históricos, visita a várias famílias, escolas, igrejas pra obter fotografias sobre as famílias, momentos, eventos, patrimônio histórico. 

Visitou historiadores e escritores de Acaraú, Bela Cruz, Cruz, Itarema, Jijoca, Marco, Morrinhos e Santana do Acaraú e realizo pesquisa em livros à procura de informações sobre a história, literatura, cultura e genealogia.

O Poeta e Escritor Nicodemos Araújo, foi o inspirador do trabalho de resgate da história de Acaraú que desenvolve, os livros do autor citado servem de embasamento para esta labuta. Recebeu troféu Nicodemos Araújo em 2011 em reconhecimento a trabalho que desenvolve. Iniciou visitas à Fortaleza, pretende ir às cidades históricas do Ceará. 

Agradeço  à Deus, à meus pais: Arimar Silveira e Gisela Rios; à minha esposa Fatinha Silveira e à Lorena Silveira que sempre me apoiaram e me deram forças nos momentos mais dificeis; aos amigos, blogs, jornais e sites que enriquecem minha pesquisa e compartilho com todos a nossa riqueza histórico-cultural.

Totó Rios-Autor e administrador do Acaraú pra recordar.

Nenhum comentário: