Acaraú

Acaraú é um município do estado do Ceará, no Brasil.

Localiza-se próximo à foz do rio de mesmo nome. É o maior produtor de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária. Acaraú fica a 255 km de Fortaleza, com acesso pela CE-085, BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403.

Etimologia

A origem do topônimo "Acaraú" é indígena, existindo pelo menos duas hipóteses sobre seu sentido:

.seria resultado da fusão de Acará (Garça) e Hu (Água), significado, portanto, "Rio das Garças"(Paulinho Nogueira).
.seria de origem tupi, como resultado da fusão de aka'ra (acará) e 'y (água, rio), significando, portanto, "rio dos acarás".


História

A fundação do município de Acaraú data de 31 de julho de 1849, já história de ocupação do território do delta do rio Acaraú pelos índios Tremembé, vem antes da chegada dos portugueses.
Os portugueses fizeram um reconhecimento completo da região, bem como a usaram como base de apoio para a ocupação do litoral, bem como base de apoio para confrontos militares com os franceses que ocupavam o Maranhão. Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII.

Em 1608, instala-se e fixa-se o primeiro povoamento português desta região que foi a "Aldeia do Cajueiro"(hoje Almofala), um aldeamento de índios criados por iniciativa dos Jesuítas. Já o início do povoamento e a implementação econômica às margens do Rio Acaraú pelos portugueses aconteceu com a chegada de fugitivos das guerras com os holandeses oriundos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte[6] no século XVII; através das entradas dos Sertões de Fora; com a instalação da pecuária e a produção do charque na capitania do Ceará,no século XVIII.

O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pequenas embarcações que depois passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu e depois Barra do Acaracu, é o marco inicial do que mais tarde veria a ser a cidade de Acaraú. Antes do povoado da Barra do Acaracu, alguns quilometros ao norte e também à margem direita do rio, que ficou conhecido como Presídio.

No século XVIII, em 22 de setembro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de vila do Acaracu, com o distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851.

O título de município, já com a denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei 2 019, de 19 de setembro de 1882.

A freguesia foi criada pelo decreto geral de 5 de setembro de 1832, com a transferência para a povoação da Barra do Acaraú da freguesia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala, antiga missão dos índios Tremembé.


Política
A administração municipal localiza-se na sede: Acaraú.

Subdivisão

O município tem 27 distritos, a saber: Acaraú (sede), Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Cauaçu, Curral Velho, Macajuba, Cajueiro do Boi, Celsolândia, Santa Fé, Lagoa da Volta, Córrego das Varas, Ilha do Rato, Córrego de Ana Veríssimo, Almécegas, Córrego da Rola, Cachorro Seco, Mirindiba, Barrinha, Carrapateiras, Coroa Grande, Arpoeiras, Volta do Rio, Farol, Guajiru, Espraiado, Sítio Alegre e Ilha dos Coqueiros.

Geografia

Clima

Tropical quente semiárido com pluviometria média de 782,9 mm com chuvas concentradas de janeiro à abril.

Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são: Rio Acaraú, lagoas: de Guriu, Caiçara e Jijoca.
Relevo e solos

As principais elevações são: Enseada de Timbaú, Serrote e Ponta de Jericoacoara.
Vegetação

Vegetação costeira.

Economia

A base da economia é a pesca, tanto que este possui um porto, com um canal de acesso de 2,4 metros de profundidade que, em maré alta, permite a entrada de pequenas embarcações.

Em seguida vem a pecuária: bovino, suíno e avícola; agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão.

Possui 13 indústrias: quatro de produtos alimentares; três extrativas minerais; duas de madeira; duas de produtos minerais não metálicos; uma de serviço de construção e uma de vestuário, calçados e artigos de couro e pele. A pesca ocupa relevante papel no sistema econômico de Acaraú. Este município já respondeu por 31% da produção oriunda da pesca artesanal, com produção média de 7,9 mil toneladas.

Turismo

O turismo é uma outra base da economia regional devido aos atrativos naturais:
Praias: Barrinha, Aranaú Monteiro, Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande
Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira
Ilhas: Ilha dos Fernandes, Imburana, Coqueiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.
Rio Acaraú.

Cultura

Os principais eventos culturais:

Festa da padroeira: Nossa Senhora da Conceição. Esta festa acontece na véspera do dia 8 de dezembro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.
Festa do padroeiro: São Sebastião - esta festa acontece na véspera do dia 20 de janeiro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.
Carnaval: evento que tem atraído muitos visitantes à cidade por serem bastante tranquilos os festejos dos foliões.
Festival Junino : evento realizado pouco antes do seu aniversário de emancipação política, 31 de julho.
Miss Acaraú: Desfile realizado para eleição da representante da beleza acarauense.
Festa do Camarão: Realizada em Outubro, é um evento de porte internacional, sendo realizada na cidade a feira internacional do camarão, atraindo visitantes nacionais e internacionais.
Referências
  1. Divisão Territorial do Brasil. Divisão Territorial do Brasil e Limites Territoriais. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (1 de julho de 2008). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  2. IBGE (10 out. 2002). Área territorial oficial. Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Página visitada em 5 dez. 2010.
  3. Censo Populacional 2010. Censo Populacional 2010. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) (29 de novembro de 2010). Página visitada em 11 de dezembro de 2010.
  4. Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil. Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) (2000). Página visitada em 11 de outubro de 2008.
  5. Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Página visitada em 11 dez. 2010.
  6. http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/dtbs/ceara/acarau.pdf
  7. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionário da Língua Portuguesa. Segunda edição. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. p.22
  8.  http://www.fflch.usp.br/dlcv/tupi/vocabulario.htm
  9. http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart555828.pdf
  10. http://objdigital.bn.br/acervo_digital/div_cartografia/cart249882.jpg
  11. Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos - FUNCEME.
  12. Instituto nacional de Pesquisa espacial - INPE.
Ligações externas 

Fonte: Wikipédia



Nenhum comentário: