sábado, 24 de junho de 2017

Paróquia de Celsolândia

  

 O topônimo CELSOLÂNDIA foi criado pelo escritor Nicodemos Araújo. Quer dizer terra (lândia) de Celso (um dos primeiros moradores do lugar, outrora chamado Tapera). Recorrendo aos documentos que registram a história de Celsolândia, localidade pertencente ao município de Acaraú, em 1902 a antiga capela de São João Batista fora construída no paroquiato do padre Antônio Tomaz, príncipe dos poetas cearenses, e pároco da freguesia de Nossa Senhora da Conceição. A referida capela ficava situada no rincão denominado Tapera. Ali construída, em 1902, pelo capitão Sabino Lopes de Araújo Costa, e demolida em 1966 devido às enchentes.
Local da antiga Capela de São João Batista em Tapera
 Trazida a imagem de São João Batista das margens do rio Acaraú (Canema) para as margens da estrada, deu-se início a reconstrução em Celsolândia, sendo os trabalhos efetuados pelos senhores: Epitácio Rodrigues Araújo, Manoel Gonçalves de Carvalho e Antônio Geraldir Silveira, sob a supervisão do Pe. Odécio Loyola Sampaio, pois que a partir de 1940 sendo erigida a paróquia de Bela Cruz, antes pertencente a Acaraú, a capela de Tapera, agora Celsolândia, fica ligada a paróquia recém- criada.
 A bênção da nova capela ocorreu no dia 29 de agosto de 1970 pelo pároco supracitado.
 O tempo transcorreu e após longos anos sendo capela de Bela Cruz com os párocos: Pe. Odécio Loyola Sampaio, Pe. Manoel Rômulo Rocha e Pe. João Batista Vasconcelos, Celsolândia é desmembrada de Bela Cruz no profícuo governo de Dom Fernando Saburido. Durante o ano de 2008 a capela de Celsolândia retorna aos cuidados da paróquia de Nossa Senhora da Conceição – Acaraú com Mons. Edson Magalhães.
 Em 2009, observando o avanço dos irrigantes vindos de outras cidades, a Diocese viu a necessidade de atender melhor pastoralmente a região em torno de Celsolândia, por isso, no dia 16 de julho de 2009, foi criada a Área Pastoral de Celsolândia sendo devidamente erigida aos nove dias do mês de agosto do mesmo ano, agregando 03 capelas pertencentes à paróquia de Acaraú (Vila Progresso, Caboclinhos e Cajueiro do Boi) e 07 capelas desmembradas de Bela Cruz (São José, Bom Jesus, Lagoa do Carneiro, Capão, Alpargatas, Pedrinhas e Varjota e algumas comunidades pertencentes ao município de Acaraú (Telhas, Queimadas, Córrego dos Fernandes).
 Na ocasião tomou posse na solene celebração eucarística presidida por Dom Fernando Saburido (arcebispo eleito para Recife e Olinda) e Mons. José Edson Magalhães, então pároco de Acaraú, o neo sacerdote João Robson Cabral, ordenado aos 11 dias do mês de julho de 2009. A praça da capela de Celsolândia estava repleta de fiéis vindos das quatorze comunidades pertencentes à nova Área Pastoral e da matriz de Acaraú para receber o primeiro administrador da Área. Muitas faixas trazidas pelas comunidades davam boas-vindas ao padre Robson com uma mensagem de acolhida. Na ocasião foi lida a ata de referência da nomeação de padre Robson para a missão de Vigário Paroquial da Área.
Assim versa parte do documento de nomeação: “Atendendo a necessidade de nomear um Vigário Paroquial para a Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da cidade de Acaraú e Diocese de Sobral, e tendo em vista as qualidades que concorrem na pessoa do revmo. Pe. João Robson Cabral havemos por bem nomeá-lo, como, de fato, por esta nossa provisão.
 O nomeamos Vigário Paroquial da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição para a Área Pastoral de Celsolândia, em conformidade com o Cânon 545, do Código de Direito Canônico”.
Vivendo as primícias do sacerdócio, padre Robson tomando a palavra disse a que vinha: “não vim aqui para ensiná-los, mas para aprender e fazer uma revolução através da evangelização. Sejamos amigos!”

Galeria dos ex-párocos:
Padre Antônio Tomaz, príncipe dos poetas cearenses – pároco de Acaraú, quando foi erigida a capela de São João Batista – Tapera (Celsolândia), 1902.
Mons. Sabino Feijão – Pároco de 1933 até 1940 atendendo Celsolândia.
Padre Odecio Loyola Sampaio – primeiro pároco de Bela Cruz, cuja capela de Celsolândia foi agregada a esta paróquia a partir de 1940.
Padre Manoel Rômulo Rocha – 2º pároco de Bela Cruz atendendo em Celsolândia – de 1999 a 2004.
Padre João Batista Rodrigues Vasconcelos – 3º pároco de Bela Cruz – de 2006 a 2011. Neste período a capela de Celsolândia (futura Área Pastoral) e demais comunidades já se encontravam pertencendo ao Acaraú.
Mons. José Edson Magalhães – 5º pároco de Acaraú, em 2008 quando Celsolândia volta a ser capela da referida paróquia (apenas por 02 anos).
Padre João Robson Cabral – 1º administrador da Área Pastoral São João Batista – Celsolândia – Acaraú-Ce. Tomou posse no dia 09 de agosto de 2009 ficando até 29 de janeiro de 2017.