terça-feira, 5 de julho de 2016

Totó Rios 50 anos de vida

No dia 10 de junho de 2016, completei 50 anos de vida, momento de alegria e felicidade por está vivo, graças à Deus, à minha querida esposa Fatinha Freitas,à minha amada filha Lorena Silveira.

Acho que pouca gente soube que em fevereiro de 2013 fui acometido de depressão e que perdura até hoje 5 de julho de 2016, senti durante estes 3 anos: angústia, tristeza, falta de sentido da vida, solidão, dissabor, falta de apetide, insônia e pior a perca da memória (neste momento de crise, não consigo me lembrar, nem da infância, nem da juventude, nem da fase adulta, nem dos 27 anos de casado, não consigo lembrar nem da casa de meus pais onde morei, quando vou lá me sinto estranho) e nem da história do Acaraú que pesquiso. Enfim apaga total.

Durante estes momentos de crise não assisto televisão, nem rádio, nem acesso a internet, evito sair de casa, não converso ( pois devido apagar a memória não tenho assunto pra conversar).

Então passo o dia e a noite deitado na minha companheira rede, com meu amigo ventilador, e ia esquecendo do meu amigo lençol.

Até mesmo a minha fé é abalada, não consigo acreditar em nada, nem em Deus e nem em Jesus. Por isto não leio a biblia, não faço oração, quase não vou à missa e se vou fico sentado o tempo todo sem participar das orações, dos cânticos, da pregação, me sinto totalmente estranho naquele ambiente, não vejo sentido em nada na igreja.

Minha depressão é fruto dos fatos da minha vida desde o ventre da minha mãe, infância, juventude, adolescência, fase adulta, da minha participação: nos movimentos da Igreja (catequese, sacristão, liturgia, grupo de jovens, pastoral familiar; na Renovação Carismática Cátolica que fui um dos fundadores e ajudei na vinda da Comunidade Rainha da Paz pro Acaraú e na construção da casa e centro de formação da referida comunidade; no Lions Clube que fui Presidente em 1998; no Léo Clube que fui seu 1º e 2º Presidente em 1985; na política de Acaraú (esta foi a pior de todas, acho que é a principal causadora da minha depressão), no comércio, até hoje.

Todos dias morro e ressuscito, esta tem sido a minha luta constante.

Desde de dezembro de 2015, quando tive uma forte crise, me mantive deitado, e somente semana passada foi que mais uma vez consegui me levantar da rede, a comer, a dormir um pouco, a memória voltou (pois eu já estava pensando em procurar um especialista: neurologista, clinico geral ou de novo meu psiquiatra) pra ver se eu recuperava a memória, pois estava com medo de ficar sem a mesma pro resto da vida, impossibilitado de viver bem, de continuar meu Projeto de Pesquisa Acaraú pra recordar, que através do Blog e do Facebook, Instagran postos fotos e matérias sobre a cultura, literatura e história de Acaraú, e de conviver com minha familia e amigos.

Hoje resolvi aproveitar que estou bem, e com memória boa para partilhar com os amigos, o meu sofrimento e a minha luta de superação durante este tempo.

Vocês devem ter notado que recomecei a postar no Facebook e no Blog Acaraú pra recordar novas e ricas fotos e matárias que retratam a rica história do Acaraú; que muitos acarauenses desconhecem.

E também estou divulgando e compartilhando o nosso Totó Buffet E Eventos, bem como nosso delicioso Self Service.

Peço desculpas e agradeço a compreensão de todos os familiares, amigos e conhecidos por está partilhando um pouco da minha vida durante estes 3 anos de enfermidade e sofrimento.

Abraços a todos, fiquem na paz do Senhor!