segunda-feira, 14 de julho de 2014

Restauradas imagens da igreja Matriz de Acaraú

   

As imagens da igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, em Acaraú, passaram por restauro pelos profissionais da Casa São Geraldo de Fabricação e Restauração de Imagens Sacras, de Fortaleza.  Visitas de reconhecimento foram realizadas com vistas a manter a originalidade das peças. Todo processo passou pela autorização do Bispo Diocesano, Dom Odelir Magri, de Sobral.

Entre as peças restauradas, a imagem do Cristo Morto, Bom Jesus dos Passos e Nossa Senhora das Dores, todos articulados e esculpidos em madeira, além de peças barrocas, como a imagem de Santo Antônio, São Vicente e São José, bem como imagens francesas. Entre as peças que apresentaram maior dificuldade no restauro, as do altar-mór pela riqueza de detalhes. O trabalho de recuperação das imagens centenárias foi todo realizado de forma manual e algumas peças estavam muito avariadas.

Segundo a coordenadora do grupo de restauradores, Lúcia de Sousa Silva, o trabalho de recuperação de imagens foi promissor. “As peças ficaram muito bonitas e a comunidade vai poder aproveitar bastante. Espero que agora tenha mais fiéis, mais orações, porque a igreja ganhou uma cara nova”, declarou. Conforme a coordenadora, o próximo passo será a restauração das imagens que ficam na parte externa do templo.

Conforme o pintor responsável Clerton Santos Coelho, o trabalho exigiu muita atenção por tratar-se de imagens muito antigas. “Devemos ter todo cuidado para mantermos os traços originais das imagens de madeira centenárias, exigindo de nós o máximo de atenção, mantendo as cores originais”, destacou o pintor, que destacou o desgaste das peças, que segundo ele, dava para notar o desgaste do tempo, o que exigiu muito cuidado da comissão.

Fizeram parte da equipe de restauradores, Lúcia de Sousa Silva (Coordenadora), Clerton Santos Coelho (pintor responsável), Ana Célia Lima (pintora detalhista), Francisco Paulo dos Santos Coelho (pintor de painéis e ícones) e Newton César (pintura aberta).

Foto: Juvemar de Paulo

Fonte:CN Online

Nenhum comentário: