segunda-feira, 7 de abril de 2014

Acaraú está perdendo sua historia

 


Construído na segunda metade do século XIX, pelo italiano, de Nápoles, Vicente Giffoni, que aqui chegou pelo porto do Acaraú e trabalhou no comércio local, durante o restante da sua vida.

Para a sociedade acarauense, é a mais importante edificação histórica central da cidade. Tem um valor histórico incomensurável.

,Desse sobrado, avista-se toda a cidade do Acaraú. O velho solar é um riquíssimo patrimônio cultural da região, sobretudo pela historicidade e relíquia que representa.

A sociedade acarauense clama pelo tombamento do prédio. É uma forma de perpetuar a marca da arquitetura européia na região, bem como preservar às gerações do presente e do futuro, a característica do apogeu econômico dos ancestrais acarauenses."(Texto do Blog Acaraú Pra Recordar/Totó Rios)

No entanto tudo isso vai ficar só na lembrança dos acarauenses, e dos apaixonados pela arquitetura dos séculos passados. Há alguns dias, homens trabalham duro na demolição, ou melhor, na destruição da historia do Acaraú.

Homens trabalham na demolição

Segundo foi informado ao nosso blog O Acaraú, toda a parte interna do prédio será destruída, o sobrado, que como no texto acima do Blog Acaraú Pra Recordar, avistava-se toda a cidade de Acaraú, já não existirá mais, as belas pinturas nas paredes internas que encantam quem entrava no casarão estão indo abaixo, juntamente com o piso de madeira de séculos atrás, podendo ainda ficar de pé, pelo menos a fachada.

A informação é de que, o que restar do casarão, se tornará em um grande galpão que deverá receber uma famosa rede de loja.
A população que sonhava com o tombamento de vários de seus prédios históricos, está cada vez mais testemunhando suas belas casas e casarões virando pó.

O certo é que a historia e a cultura acarauense vai cada vez mais ficando só na historia, e só nos restar recordar com imagens, como as do Blog Acaraú Pra Recordar.

Fonte: O Acaraú

Nenhum comentário: