sexta-feira, 20 de setembro de 2013

I Seminário Internacional de Indicações Geográficas da Costa Negra

Seminário no Ceará discute a identificação geográfica no Brasil

De 21 a 24 de agosto, especialistas de Portugal e Itália discutem com brasileiros a implantação do sistema na produção rural brasileira

Região da Costa Negra, no Ceará

O II Simpósio Internacional de Indicações Geográficas (IG), realizado em Fortaleza, no Ceará, vai oferecer palestras e minicursos, exposição de estandes de produtos de IG, apresentação de pôsteres sobre Propriedade Intelectual, Transferência de Tecnologia, Indicações Geográficas e tudo o que se relaciona à inovação. Na parte prática, haverá uma visita à região da Costa Negra, região próxima à Praia de Jericoacoara, onde se localiza o projeto da Denominação de Origem Camarão da Costa Negra. O encontro é realizado pelo Ministérrio da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), para incentivar a utilização de IG como forma de promover o desenvolvimento regional de forma sustentável e apresentar pesquisas recentes sobre o tema.

A indicação geográfica foi instituída por lei no Brasil em 1996 e é gerenciada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O Brasil tem hoje, 14 produtos certificados por IG, entre eles a panela de barro das Goiabeiras (ES), o café da Serra da Mantiqueira, queijo minas  artesanal do Serro, doce de Pelotas (RS), capim dourado de Tocantins, e o camarão da Costa Negra do Ceará. O primeiro IG foi para os vinhos do Vale dos Vinhedos. O mais recente, o mármore de Cachoeiro de Itapemirim. Também são Indicações Geográficas registradas pelo Inpi o café do Cerrado Mineiro, a carne do Pampa Gaúcho da Campanha Meridional, o couro acabado do Vale dos Sinos, a cachaça de Paraty, a manga e a uva do Vale do Submédio São Francisco, e os calçados de Franca.

Na Europa existem mais de 3 mil produtos agropecuários com certificados de IG. Funcionando como um certificado de origem que valoriza a produção regional do país, a Indicação Geográfica certifica e protege produtos tradicionais, oferecendo um diferencial competitivo.

Fonte: Revista Pib

Festa de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, no bairro de Mucunã

Nesta quinta-feira, 19, será realizada a abertura da Festa de Nossa Senhora DESATADORA DOS NÓS, no bairro de Mucunã com o TEMA: NOSSA SENHORA DESATADORA DOS NÓS, NOS ENSINA A TER FÉ EM SEU FILHO JESUS, e com o LEMA: FAZEI TUDO QUE ELE VOS DISSER. A Festa de Mucunã será realizada entre os dias 19 a 21 de setembro de 2013 no bairro de Mucunã.

Fonte: O Acaraú

Capacitação de pescadores discutida em Acaraú

Reunião com GT acontece no campus de 18 a 20 de setembro

A reunião será realizada no auditório do campus (foto: Edson Costa)

O campus de Acaraú do Instituto Federal do Ceará – IFCE sediará, entre os dias 18 e 20 de setembro, uma reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Capacitação e Formação do Pescador Profissional, que será ofertada pela unidade. O encontro deve reunir, entre outros, representantes da Marinha do Brasil, das Colônias de Pescadores, políticos, empresários e sociedade para discutir como se dará a formação.

Na reunião serão tratados a operacionalização dos cursos de pescador profissional (POP) e dos cursos de pescador profissional especializado (PEP) a serem ministrados no campus, com acreditação da Marinha do Brasil, as matrizes curriculares que estão sendo elaboradas pelo GT e a efetiva participação dos pescadores nos cursos, além da atualização da situação atual do campus.

O Grupo de Trabalho é constituído pelo Ministério da Defesa, por meio da Marinha, Ministério da Educação e Ministério da Pesca e Aquicultura e a formação acontecerá nos Institutos Federais conforme anuído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec-MEC).

Conforme o Chefe do Departamento de Ensino do campus de Acaraú, Professor João Vicente Mendes Santana, o Grupo de Trabalho tem um papel fundamental na efetividade da formação, para que “aconteça nos moldes que é realizada de forma globalizada, sugerida pela Organização Marítima Internacional (IMO)”, destacou.

Fonte: IFCE Campus Acaraú