terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Os Fontenele (A Marcha do Tempo)

A consciência de família e de tradição é a raiz da cidadania e da auto estima. O conhecimento da origem da família, sua ligação a uma tradição, a uma cultura, a uma religião, é o campo da genealogia. Esse conhecimento é parte fundamental da estrutura de identidade do EU e requisito fundamental também para a autenticidade e maturidade da personalidade de cada um. O propósito destas palavras é estimular o interesse das pessoas, principalmente os familiares, pelo modo como a família e o município cresceram lado a lado.

O estudo da origem da família é despido de qualquer preconceito, idéia pré-concebida, excesso de imaginação, etc. É de fundamental importância produzir a história da família, principalmente pelo envolvimento com a historiografia local. A tradição familiar, fatos da história municipal, estadual e nacional irão adquirir um significado particular quando encontrarmos um antepassado neles envolvido. A herança deixada pelas gerações mais antigas para as gerações mais novas é, sem duvida, um legado que precisa ser cuidado e permanentemente repercutido, para o aprimoramento da cidadania.

Os FONTENELE constituem uma família única no país. Originada a partir de JEAN FONTENELE, engenheiro de Minas, nascido em Melun, na França, e que veio para o Brasil em 1750 integrando uma comissão da ordem da Corte de Portugal, atendendo solicitação do Padre José da Rocha, para pesquisar ouro e prata na serra da Ibiapaba. Fixando-se na aldeia de Viçosa, Jean casou-se com Umbilina Maria de Jesus, filha de Manoel Gonçalves Rodrigues. Deste casamento proveio a numerosa família. São seus filhos: Felipe Benício Fontenele; Rosa Maria Fontenele; Guilherme Fontenele; Agapita Fontenele; Paulo Fontenele; João Damasceno Fontenele; Plácido Fontenele; Ludovica Fontenele e Amaro Fontenele.

Jean Fontenele faleceu no dia 08 de dezembro de 1809, numa sexta-feira, e coincidentemente sua mulher Umbilina faleceu onze anos depois, também no dia 08 de dezembro de 1820, numa sexta-feira. Ambos estão sepultados na Igreja Matriz de Viçosa. Em Ipueiras, os FONTENELE aqui se estabeleceram quando da criação do município, trabalharam, casaram e constituíram família, ajudando a fazer o desenvolvimento espiritual, cultural e econômico desta terra.

Referências bibliográficas:
Fontenele, Antonio Batista. A Marcha do Tempo - Os Fontenele, 2001.

Almanaque do Ceará, 1952.

The Historical Research Center, Francisco Laércio Vasconcelos Fontenelle - Tradutor, 1998.

Ivan Fontenele Meira é cirurgião-dentista e atualmente reside em Natal, capital do Rio Grande do Norte.

Fonte: Blog Primeira Coluna