sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

A história pelos olhos de um idealista

Livro póstumo do advogado José Teúnes Ferreira de Andrade será lançado hoje na Assembleia Legislativa

O livro "Reminiscências de um Idealista" é fruto do sonho de um acarauense que queria deixar registradas suas memórias e feitos para a posteridade. Advogado e corresponde de imprensa do jornal Correio do Ceará, em Acaraú, durante muitos anos, José Teúnes Ferreira de Andrade levou diversos anos para deixar a publicação da forma como será lançada, hoje, às 19h30, no Auditório Murilo Aguiar, da Assembleia Legislativa. "Mas ele morreu antes de conseguir terminar, em 2009", conta uma de suas filhas, a dentista Zilma Andrade.

A vida no interior serve como pano de fundo para a trajetória de Teúnes, contada em livro Arte: Felipe Goes

Foi ela quem encontrou os originais deixados pelo pai e decidiu tocar o projeto, realizando, assim, seu sonho. Eram três calhamaços, recorda-se, guardados numa pasta. Tudo foi escrito na mesma máquina de escrever, que está preservada em poder de Zilma. "Eram poucas as diferenças entre eles. Ainda pensei em publicar uma versão que fosse uma combinação do material, mas a família achou melhor publicar, no original, uma das versões deixadas por ele", conta Zilma. O único trabalho de edição realizado, ressalta, foi a revisão ortográfica dos escritos do pai.
"Muitas histórias caberiam nas páginas deste livro e um final mais emocionante poderia ter sido relatado... Acontece que meu pai foi chamado à casa do Pai antes de terminar seu livro, que era uma constante em sua vida o desejo de escrever um livro", detalha a dentista. "(...) e do jeito que ele deixou, apenas mandamos editar".

Teúnes Andrade e Familia

Passagens

Nos quase 20 capítulos da obra estão relatos da vida de José Teúnes que acabam revelando muito sobre a história do próprio Estado. A vida no Interior, a seca, a lida com o gado, as intrigas políticas. Numa das passagens, o autor narra como foi deixar a Fazenda Corrente, onde nasceu, para iniciar os estudos primários em Acaraú. "Corria o ano de 1933. Tinha eu 11 anos completos. Estava, como dizia meu pai, na hora de ir estudar em Acaraú, onde iria morar na casa de minha avó paterna, Mãe Inhora, onde já residiam meus irmãos (...). Foi para mim um momento de cruciante amargura despedir-me de minha mãe", escreveu José Teúnes. Zilma destaca também os parágrafos em que o pai fala do tempo em que foi eleito vereador por Acaraú e foi impedido de tomar posse pelos adversários políticos. "Ele conseguiu uma liminar e assumiu o cargo. Foi a primeira causa dele como advogado, digamos assim. E foi em causa própria, mas buscando garantir um direito que tinha conquistado", lembra-se Zilma.

Lembranças
A filha diverte-se ainda ao recordar de quantas ouviu algumas das histórias narradas ali. "Da infância, tenho muito nítidas as lembranças dos comícios, do agito da cidade na época das eleições, das reuniões de família", diz.

Teúnes era um apaixonado por Acaraú e lutou com garra para fazer o município se desenvolver. Como advogado ou político, fez o que pode para ver prevalecer sempre a justiça. Em um dos capítulos de "Reminiscências de um idealista" ele fala, inclusive, dos motivos que o levaram a deixar a vida pública.

"(...) ao candidatar-me, o fiz com o propósito, único e exclusivo, de servir ao povo acarauense, movido pela ânsia sagrada de ajudar aquela gente a se libertar do cativeiro político-administrativo em que vivia mergulhada e sem nenhuma perspectiva de libertar-se, crescer e progredir", ressaltou ele quando escreveu. Um passeio pela história do Ceará e pela vida de um personagem especial.

Os filhos estão bastante presentes no livro. José Teúnes de Andrade era pai de seis filhos (uma delas faleceu recentemente), tinha 15 netos e quatro bisnetos.

Mais informações:
Lançamento do livro "Reminiscências de um Idealista", de José Teúnes Ferreira de Andrade. Hoje, às 19h30, na Assembleia Legislativa (Av. Desembargador Moreira, 2807). Contato: (85) 3277.2500

LIVRO
Reminiscências de um idealista
José Teúnes Ferreira de Andrade
Premius
2012, 149 páginas
Distribuição gratuita