quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Limpeza do Rio Acaraú em ritmo acelerado

Foi realizada ainda melhoria na iluminação da Ponte Dr. José Euclides para dar mais segurança à população

Sobral. Seguindo em ritmo acelerado, a limpeza do Rio Acaraú chegou a 65% dos trabalhos concluídos com 45 dias de serviço. A limpeza iniciou dia 2 de setembro e já foram retiradas 18 mil toneladas de lixo em 30 dias.

O trabalho está sendo realizado entre as duas pontes e foram investidos R$200 mil para limpeza de 1.500 metros de rio. São 23 máquinas entre tratores, retroescavadeiras, caçambas, pás carregadoras e motoniveladoras FOTO: JÉSSYCA RODRIGUES

Além da limpeza, a Prefeitura de Sobral realizou melhoria na iluminação da Ponte Dr. José Euclides com o objetivo de garantir segurança e valorizar ainda mais o espelho d´água e as urbanizações as Margens do Acaraú.

O trecho compreendido do encontro dos rios Jaibaras e Acaraú até a ponte José Euclides já foi limpo. O trabalho está sendo realizado entre as duas pontes. São R$200 mil investidos para a limpeza de 1.500 metros de rio está sendo feita com 23 máquinas entre tratores, retroescavadeiras, caçambas, pás carregadoras e motoniveladoras.

Os equipamentos irão remover resíduos sólidos do leito do Rio. Após a limpeza o trabalho de manutenção continuará para manter o espelho d´água limpo. Em paralelo, a Prefeitura segue com um trabalho de fiscalização das casas ligadas à rede de esgoto, no centro da cidade.

A ação está sendo coordenada pela Prefeitura com a participação das secretarias de Obras; de Conservação e Serviços Públicos; de Urbanismo, Patrimônio e Meio Ambiente; do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE), da Autarquia Municipal do Meio Ambiente (AMMA), da Cogerh, da Semace e do Departamento Estadual de Rodovias (DER).

De acordo com o prefeito de Sobral, Veveu Arruda, a limpeza está sendo realizada com conversas diretas com a comunidade do bairro Dom Expedito. Em reunião a comunidade reconheceu os grandes benefícios que o desenvolvimento trouxe ao bairro, o mais antigo do município.

Entre as melhorias citadas pelos participantes do encontro estão a redução dos índices de violência, maior oferta de emprego, melhorias na urbanização e agora a limpeza do Acaraú, que a prefeitura vem realizando. O rio se tornou, na opinião dos moradores, uma das principais identidades do local.

A maior causa da poluição é o esgoto ligado clandestinamente na drenagem urbana. Segundo o secretário de Obras de Sobral, Ilo Santiago, foram ligados a rede de drenagem antes da criação da rede pública de esgoto.

As plantas que nascem no rio devido a essa poluição causam principalmente a diminuição da oxigenação da água.

A limpeza foi fiscalizada no último dia 2 pelo gestor municipal, com o secretário-chefe da Casa Civil do Ceará, Arialdo Pinho, o chefe de Gabinete, Luciano Arruda, o Secretário adjunto da Secretaria Estadual da Infraestrutura, Otacílio Borges Filho, e o superintendente do Departamento Estadual de Rodovias, Sérgio Azevedo.
Mais informações

Prefeitura Municipal de Sobral
R. Viriato de Medeiros, 1250
Centro
Zona Norte
Telefone: (88) 3677.1100

JÉSSYCA RODRIGUES
COLABORADORA

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: