quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Diocese de Sobral realiza abertura do Ano Vocacional

A Diocese de Sobral realizou no dia 5 de outubro, na Praça São Francisco, a abertura do Ano Vocacional. O evento marca o terceiro ano do quinquênio de preparação para os 100 anos de criação da Diocese da cidade.

O evento contou com missa e atrações culturais e está dentro da programação da Paróquia, que marca o terceiro ano do quinquênio de preparação para os 100 anos de criação da Igreja na cidade. A programação do Ano Vocacional teve início por volta das 17h30 e prosseguiu com missa e várias atrações culturais, entre elas musicais, até às 23horas. A abertura do Ano Vocacional reuniu um público estimado em quatro mil pessoas.

Dom Odelir, Bispo Diocesano em sua homilia, ressaltou que o Ano Vocacional diocesano, seguirá até 30 de agosto/2014, com o tema: O Senhor nos escolheu e nos enviou em missão e o lema: “Eu vos escolhi e vos designei” (Jo, 15,14).

“O Ano Vocacional Diocesano tem como grande objetivo ajudar a Igreja a perceber-se como ‘assembleia dos vocacionados’. Levará também a uma animação vocacional que inclua todas as vocações, de que a comunidade tem necessidade para cumprir a sua missão. É tempo especial em nossa Igreja diocesana para refletirmos e trabalharmos pelas vocações e também para a formação de Equipes Vocacionais nas paróquias. Queremos também consolidar uma cultura vocacional permanente na diocese de Sobral por meio da valorização dos diferentes dons e carismas de nossas comunidades, salientou Dom Odelir, bispo de Sobral.

Acrescentou: “Com o desejo que esse tempo seja uma expressão forte do chamado de Deus em nossa diocese, juntamente com a Equipe da Pastoral Vocacional diocesana, venho solicitar o apoio de todos os presbíteros, das congregações, grupos de casais, comunidades novas e movimentos. Para que esse ano seja um tempo de graça em nossa diocese, é necessário que cada presbítero possa assumir o compromisso de estimular os grupos de jovens, catequistas, casais e leigos/as engajados para viver com empenho e entusiasmo esse tempo vocacional em nossa diocese.

“Podemos participar do Ano Vocacional de várias formas. Uma delas é usando o material que será entregue às paróquias, material este que contém cunho vocacional, catequético, celebrativo, lúdico e litúrgico. Sugiro também que rezemos em uma das missas de final de semana e nas quintas-feiras a Oração do Ano Vocacional. Não nos esqueçamos de usar a nossa criatividade e propor outras atividades e momentos vocacionais em nossas Paróquias e comunidades”, pontuou Dom Odelir.

De acordo com o coordenador da Pastoral Vocacional da Diocese de Sobral, padre Fábio Soares Duarte, a proposta do Ano Vocacional é promover, em toda a diocese, um despertar vocacional na Igreja. “A realização do Ano Vocacional insere-se num momento muito significativo para nossa diocese, pois queremos celebrar o centenário como uma diocese vocacionada ao serviço do Reino, para que todos os cristãos, a partir do seu compromisso na Igreja, possam assumir na comunidade e nas diferentes realidades da sociedade sua própria missão e vocação», explicou o sacerdote.

Fonte: Correio da Semana

Nenhum comentário: