quinta-feira, 26 de abril de 2012

Ceará era Neerlandês

Agradeço contato J. Terto de Amorim cearense que mora na Holanda por ter me enviado links de outras matérias sobre o Ceará Neerlandês.

Acredito que em virtude de ter publicado a matéria no Blog Acaraú pra recordar:

Cartografia de holandeses no Ceará é apresentada em livro.
http://acarauprarecordar.blogspot.com.br/2012/04/cartografia-de-holandeses-no-ceara-e.html

Ele faz do grupo de estudiosos e pesquisadores autonômos que vem se dedicando a localizar, catologar e estudar os documentos neerlandeses sobre o Ceará entre os anos 1600 e 1654.

Isto constata que Blog Acaraú pra recordar está sendo lido nos mais diversos estados e paises.

Blog Acaraú Online volta as atividades

image
Prezado leitor e amigo
Vimos comunicar-lhe que as noticias atuais do Acaraú e do Ceará serão publicadas no Blog Acaraú Online e no Blog Acaraú pra recordar as matérias sobre a cultura, literatura e história.
Agradeço desde já
Totó Rios-Editor

terça-feira, 24 de abril de 2012

Luiz Ratis - Acarauense lança autobiografia que relembra fatos da história de Acaraú

 Luiz Ratis

O acarauense Luiz Rátis Martins, faz o pré-lançamento em Acaraú, no dia 28, de sua autobiografia, onde relembra fases da carreira militar, da formação jurídica, da política e do ingresso na literatura. Na obra, transcreve ainda dados históricos, econômicos e culturais do município.

Luiz Rates Martins-03

Digitalizar0001

Digitalizar0002

Primeiros Carnavais de Acaraú

 Banda Tremembé 

Se as férias de minha infância tinham o sabor salgado da Gamboa os primeiros carnavais de minha adolescência tiveram lugar no clube social perto do grupo e no Açude Bau.

O carnaval do Acaraú começava ainda na rodoviária do Antônio Bezerra, no ônibus da Redenção, invariavelmente lotado, a rapaziada viajando em pé, dando assento aos mais velhos e às meninas. Alguém imagina que havia reclamação?

Que nada! Ninguém parava quieto, cantava e bebia a viagem inteira, numa confraternização completa, todo mundo acabava se conhecendo, sem falar nas inevitáveis paqueras. O coitado do motorista era a vítima favorita do “Se essa p. não virar, eu chego lá”. Houve uma vez que chegou a parar o ônibus no meio da estrada e ameaçou botar os “arruaceiros” para fora.

Era pura diversão. Quando a gente chegava à cidade dava até vontade de não descer do ônibus. Invariavelmente tinha alguém mandado por Vô Santos para nos ajudar com as malas e antes de continuar a folia tínhamos a gostosa obrigação de pedir sua benção. A noite era uma criança e o Canecão nos esperava, bem como as namoradas em potencial.

De madrugada quando chegávamos a casa encontrávamos nossas redes já armadas no corredor ou na varanda. Pela manhã depois do café reforçado com rosca e leite puro da vacaria do Manoel Roberto, visitámos Vovô no mercado. A visita era rápida, pois o Bau nos esperava para o banho de açude.

Lá encontrávamos o Tio Vicente Javan, um dos maestros do meu carnaval, junto com os primos e amigos. A cerveja se misturava com as piadas e gozações fazendo o dia passar ligeiro.

Aos domingos e terças havia o imperdível Bloco das Bichas, momento mais democrático e irreverente de toda a festa momina. Ao assumirem momentaneamente a nem sempre tão graciosa condição de mulher, velhos e meninos, ricos e pobres se misturavam para celebrar a vida sem preconceitos de sexo ou condição social.

Finda a tarde era a hora do repouso para a noite no clube. Saudade da querida “Casa de Farinha”. Mestre André e sua banda animava a noite com as famosas e eternas marchinhas e sambas. Cansei de subir no palco e, para alívio e descanso do cantor, cantar até a goela secar e ter de reabastecer as baterias.

A bebida preferida era a Cuba Libre, mais barata e de mais pegada. Cerveja era só para hidratar vez ou outra. Foi numa dessas noites que dei minha primeira cheirada em um lança perfume, que acabara de ser proibido. Dois guardas vieram confiscar o produto, mas o Tio Vicente, ou teria sido o Paulo Pinto, avisou ao delegado que, sentado numa mesa vizinha a nossa, vez ou outra se servia do nosso perfume cheiroso.

Prontamente o delegado despachou os guardas dizendo que eles cuidassem dali para lá; para cá era com ele próprio. Quanta loucura que nunca terminava mal. Vez ou outra uma pequena confusão, as eventuais escaramuças entre adversários políticos, tudo sem sérias consequências. Chegávamos com o sol já nascendo, caíamos na rede sonhando com o dia seguinte, invariavelmente igual, rotineiramente alegre e maravilhoso.

O clube e o Bau fecharam e tudo mudou, mas aí é outra história que talvez conta mais tarde.

Fonte: Teúnes Andrade Filho-Blog Acaraú vivendo e aprendendo

Raulzito, o jacaré - Lançamento de livro infantil


Lançamento de Livro Infantil Raulzito, o jacaré 
06 de Maio - Praça do Passeio Público às 9:00 hs

Autora: Aline Bussons
Ilustrações: Marcos Venícius
Expressão Gráfica Editora - 1ª edição - 2011 - 24 páginas.
ISBN 978-85-7563-862-0
Custo: R$ 20,00
 
Contação: Rosana Estrela, Chicão Oliveira e César Mota.
 
Fazendo referência a sucessos musicais do mestre da música brasileira Raul Seixas, Raulzito, o jacaré é um livro que fala de amigos, música e liberdade. De forma lúdica, trata de temas muito presentes na vida da garotada tais como rotina, criatividade e diversão. Vale a pena conferir.