sexta-feira, 1 de julho de 2011

II Encontro de Bandas de Música em Cruz‏

O Governo Municipal de Cruz tem a honra de convidar Vossa Senhoria para o nosso II Encontro de Bandas de Música em Cruz. 
Ficaríamos muito gratos com a vossa participação neste dia do evento.

II Encontro de Bandas de Música em Cruz

Local: PRAÇA AFONSO FONTES
Data: 08/07/2011 - Sexta-feira
Horário: 18h.

Bandas de Música Convidadas:

Banda Juvenil Dr. Edvaldo Coelho Moita  - TIANGUÁ
Manoel de Benta- ASSARÉ
PE. VALDERY - CRUZ
Mestre Milton Gomes - ACARAÚ
Nicodemos Araújo- BELA CRUZ
Maestro Francisco Araújo de Sousa- MARCO

Apoio:

Governo Municipal de Cruz
Secretaria da Educação
Secretaria da Cultura

Realização:

Coordenação de Cultura
Banda de Música Pe. Valdery

Em sua segunda edição o ENCONTRO DE BANDAS, traz para a população de Cruz novamente grande qualidade nas músicas exibidas. as Bandas participantes terão tempos determinados e apresentaraão em torno de cinco músicas cada.

Durante toda a noite o público pode estar apreciando a participação de músicas clássicas, populares brasieliras entre outras num espaço bastante aconchegante como a Praça Afonso Fontes.

Esperamos que com essa iniciativa a população cruzense possa apreciar e prestigiar a boa música e que novos adeptos possam ser formados

Por: Evaldo Vasconcelos

Literatura-Memórias jornalísticas

Com cerca de 50 anos de recordações profissionais, o livro "Fatos, fotos e fantasias", do jornalista Nelson Faheina, será lançado hoje à noite



Faheina em ação na TV. O jornalista começou a carreira no rádio, tendo passado também por veículos impressos
FOTO: REPRODUÇÃO
A pergunta foi simples e complicada ao mesmo tempo. "Por que você não escreve um livro"? Com essa provocação da esposa, o jornalista e empresário Nelson Faheina teve aquele estalo de quem descobriu o óbvio. Afinal, seus 50 anos de carreira na mídia local e nacional certamente confeririam estofo para uma publicação autobiográfica.

O resultado será lançado hoje, às 19 horas, no restaurante Caravelle. "Fatos, fotos e fantasias" traz um apanhado da trajetória profissional de um dos mais destacados nomes do jornalismo cearense, por meio de relatos em tom descontraído.

Nascido em Limoeiro do Norte (CE), ainda estudante Faheina foi locutor na Rádio Vale do Jaguaribe. Depois, trabalhou em rádios de Natal (RN) e Recife (PE). Em 1974, estreou na Rádio e TV Verdes Mares, enquanto trabalhava como redator na extinta Tribuna do Ceará.

Nesse período, foi premiado mais de oito vezes, pela Associação Cearense de Imprensa e pelas Secretarias de Cultura do Estado e do Município de Fortaleza, por suas reportagens. Depois de passar pela TV Diário, trabalhou na rede Globo, como repórter no Rio e em São Paulo, tendo voltado ao Ceará alguns anos depois, onde ocupou ainda cargo de assessor de imprensa em órgãos públicos.

"Às vezes, quando chegavam os amigos em casa, eu contava essas histórias. Até que minha esposa sugeriu o livro. Então procurei o Raymundo Netto (escritor e produtor cultural), na Secretaria da Cultura do Ceará", recorda Faheina. O projeto concorreu e foi selecionado no Edital do Prêmio Literário para Autor(a) Cearense. "Achei a ideia fantástica. Ali nada mais era do que a memória de um de nossos mais reconhecidos repórteres e jornalistas da TV e rádios cearenses", elogia Netto no texto de apresentação do livro.

Dividido em três seções - Histórias Curiosas, Causos Engraçados e Personalidades - a publicação, que ganhou o Prêmio Milton Dias de Crônica, traz o relato de entrevistas com personagens da esfera política, cultural e outras, além de "causos" de trabalho, pautas e os passos ao longo da carreira. "Tem fatos hilariantes, cada história de Governador, de colega jornalista. Também tem coisas sérias, algumas críticas", ressalta Faheina.

"Teve ano que fiz mais de 600 reportagens na TV, viajando pelo Nordeste. Anotava e fotografava os fatos mais interessantes que ia vendo. Acumulei muitos papéis e registros", revela o jornalista. "Participei de muitos acontecimentos com políticos, inclusive durante a Ditadura, entrevistei alguns com exclusividade", complementa. Além do aspecto curioso, a obra termina por constituir um registro de parte da história do jornalismo cearense. "A gráfica estabelece um número máximo de páginas, então muita coisa ficou de fora. Para contar, só se for em um novo livro", brinca o profissional. Sobre o jornalismo praticado hoje no Ceará, com a contribuição das novas tecnologias, Faheina acredita ser mais fácil.

"Quando comecei na TV, a câmera não tinha captação de som. Na edição, era preciso sincronizar com o som do gravador do repórter. Então, muitas vezes, a imagem permanecia quando o som já tinha terminado, ou o contrário", lembra.

"Depois veio o som casado com a imagem, ainda em preto e branco, em seguida em cores. Mas ainda era difícil viajar, trazer a matéria. Hoje é muito fácil, tem a internet, o repórter passa tudo na hora, os equipamentos são modernos. O que é necessário, então, é o bom profissional. Especialmente de TV, que precisa ser rápido, ágil, criativo", cobra Faheina.

Livro Fatos, fotos e fantasias Nelson Faheina
Gráfica LCR
2011
288 páginas
R$ 30

Lançamento hoje, às 19 horas, no restaurante Caravelle (Av. Luciano Carneiro, 1936, Vila União). Contato: (85) 3272.1384

segunda-feira, 27 de junho de 2011

Homenagem - Troféu Nicodemos Araújo

O Historiador Totó Rios foi um dos homenageados com o Troféu Nicodemos - Reconhecimento Cultural-2011.


Totó recebe Troféu do Prefeito Pedro Fonteles dos Santos

Totó Rios ao receber o troféu, falou sobre seu trabalho histórico e cultural:
 "Gostaria de agradecer a todos que contribuíram com este trabalho: a meus pais Arimá Silveira e Gisela Rios, aos meus irmãos, a minha esposa Fatinha e a minha filha Lorena, ao Colégio Virgem Poderosa onde obtive minha formação, aos meus amigos.

Agradeço ao prefeito de Acaraú Pedro Fonteles dos Santos e ao secretário de Cultura e Turismo Vandick Mesquita pela realização do I Encontro dos Escritores do Vale do Acaraú.

Realizo desde 2008 o trabalho de resgate histórico e cultural com o Projeto Acaraú pra recordar através do blog e de outros meios na internet com o objetivo de preservar, organizar e disponibilizar os conjuntos documentais fotográficos e a descrição dos fatos; acervo documental para preservação da História, Cultura e da Literatura de Acaraú.

O poeta e historiador Nicodemos Araújo, foi o inspirador deste trabalho de resgate da história de Acaraú que desenvolvo, os livros do autor citado servem de embasamento para minha pesquisa, e graças a ele recebo esta comenda.

O poeta e genealogista Francisco José Ferreira Gomes também tem contribuído para contar a história da Barra do Acaraú.

Agradeço o troféu recebido e ofereço-o em homenagem a meu irmão Luciano Rios (in memorian).

Através do Blog do Totó Rios divulgo a riqueza cultural do Ceará e do Blog Paróquia de Acaraú a história da igreja.

Realizo pesquisa em livros históricos, visitei várias famílias, escolas, igrejas pra obter fotografias sobre as personagens, eventos, patrimônio histórico possuo um acervo com mais de 4.000 fotos. Estive visitando as cidades do Vale do Acaraú, os historiadores, escritores a fim de enriquecer meu trabalho histórico."

Em seguida recebeu os cumprimentos dos membros da mesa de autoridades e homenageados.

 Totó agradece a premiação

Zé de Fátima, Pedro Fonteles,Totó Rios,Dimas Carvalho e Francisco José

Conceição Tomás-Históriadora de Santana do Acaraú 

Francisco José-Escitor e Poeta 

Dom Edmilson da Cruz  

José Luís Lira- Pres. da Academia Sobralense de Letras  

 Poeta Zé de Fátima

Poeta Nicodemos Araújo foi homenageado em Acaraú


Numa noite de bela homenagem ao poeta Nicodemos Araújo, promovida pela Secretaria de Cultura e Turismo de Acaraú que tem a frente o jovem Wandick Mesquita, e realizada no auditório da EEEP Marta Maria Giffoni de Sousa, os convidados e visitantes tiveram o prazer de conhecer um pouco mais sobre a historia do poeta e historiador que nasceu na então vila de Santa Cruz, em 10 de março de 1905, hoje, cidade de Bela Cruz.

Nicodemos Araujo escreveu valiosos trabalhos sobre a região norte do Ceará, notadamente sobre Bela Cruz e Acaraú. O poeta é autor de 12 livros de poesias, 12 de historia, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia.


Obras estas que pôde ser conferida com a exposição do acervo bibliográfico, arquivo fotográfico, medalhas condecorativas e objetos (caneta, óculos, relógio, prato, bolsa e paletó) de propriedade do poeta Nicodemos Araújo que pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil a União Brasileira de Escritores. Nicodemos Araújo faleceu há exatos 12 anos, 23 de Junho de 1999.


Durante a homenagem ocorreu o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, oportunidade em que personalidades da região e do estado receberam o Troféu Nicodemos Araújo de reconhecimento cultural. Ao evento estiveram presentes vários escritores e poetas da região, políticos, secretários municipais, jornalistas, radialistas, educadores e estudante. Entre os presentes, compareceram a Sra. Conceição Tomaz, sobrinha do poeta acarauente, considerado o Príncipe dos Poetas, o Padre Antônio Tomaz, e o professor Ambrósio, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, representando o homenageado Vicente de Freitas.
Houve a apresentação da Banda de Música Municipal Maestro Milton Gomes, além de apresentação do Quinteto da Banda Municipal de Cruz que recepcionou os presentes, os músicos que entoaram músicas clássicas, além do Hino de Acaraú (letra de Nicodemos Araújo).


Foram homenageados com o Troféu Nicodemos Araújo, o escritor e professor Dimas Carvalho; o pesquisador e comerciante Lucivan Rios (Totó Rios); o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson Cruz; o cordelista José de Fátima Silva; o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes; e o escritor Vicente Freitas. No final do evento, houve ainda a palestra “O papel do escritor nos dias de hoje”, ministrada pelo professor José Luis Lira, advogado, escritor e membro da Academia Cearense de Letras.

O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, ressaltou que o evento é muito importante para o resgate cultural, uma vez que leva “os grandes vultos da cultura a trocarem experiência com os mais jovens, que passam a conhecer um pouco mais dos que se destacam no campo cultural, além do evento ser um importante passo na valorização do patrimônio histórico-cultural”. O secretario ressaltou ainda que “nem todo esforço seria o bastante para homenagear os escritores premiados, de tão grande importância histórico-cultural, além da importância em se lembrar e homenagear personagens tão fundamentais a nossa região, como Nicodemos Araújo”.

A solenidade foi encerrada com uma homenagem a Nicodemos Araújo, com cordel escrito pelo poeta José de Fátima intitulado “Eternas saudades, Manuel Nicodemos Araújo”.

A partir do dia de hoje, 23/06, a exposição sobre Nicodemos Araújo ficará aberta a visitação na Biblioteca Pública que leva o seu nome, situada na Rua Major Coelho, s/n, no Centro do Município, em frente à Praça do Colégio Virgem Poderosa. O horário de visitação é de 7h30min às 11h30min e de 13h30min as 21h.

I Encontro de Escritores homenageou Nicodemos Araújo

Poetas, memorialistas e pesquisadores naturais da região do Baixo Acaraú receberam na última quarta-feira (22/6) o Troféu Nicodemos Araújo, pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados à cultura da região no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O grande homenageado da solenidade foi o poeta e pesquisador belacruzense Nicodemos Araújo (1905-1999), que dispõe de uma vasta obra entre poesia, peças de teatro, história e obras memorialistas. Exposição com acervo bibliográfico, medalhas condecorativas e fotografias ficaram expostas nos corredores da Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú.

Receberam o Troféu Nicodemos Araújo as seguintes personalidades: o professor e escritor acarauense Dimas Carvalho (neto de Nicodemos Araújo); o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson da Cruz (natural de Aranaú, distrito de Acaraú); o pesquisador acarauense Lucivan Rios (Totó Rios); o poeta e diretor do Museu Vicente de Paula Rios, José de Fátima, natural de Itarema; o advogado e escritor acarauense, que foi o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes (filho João Jaime Ferreira Gomes); e o poeta, cronista e caricaturista belacruzense Vicente de Freitas.

Ao receber o troféu, o escritor Dimas Carvalho, emocionado pela homenagem, defendeu a necessidade de “manter-se acesa a tocha que foi a produção de Nicodemos Araújo relativa à história, teatro e jornalismo para que os jovens das atuais gerações possam ter consciência da importância de meu avô para a história e a cultura do Vale do Acaraú”.

O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, ressaltou que o evento é muito importante para o resgate cultural, uma vez que leva “os grandes vultos da cultura a trocarem experiência com os mais jovens, que passam a conhecer um pouco mais dos que se destacam no campo cultural, além do evento ser um importante passo na valorização do patrimônio histórico-cultural”.

O Secretário, jubiloso por ser o primeiro a promover o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, ressaltou que “nem todo esforço seria o bastante para homenagear os escritores premiados, de tão grande importância histórico-cultural, além da importância em se lembrar e homenagear personagens tão fundamentais a nossa região, como Nicodemos Araújo”.

O poeta membro da Academia Cearense de Letras e presidente da Academia Brasileira de Hageologia, professor José Luis Lira proferiu palestra intitulada “O papel do escritor nos dias de hoje”. Na sua apresentação, Lira definiu o escritor como “observador, historiador, capaz de disfarçar até mesmo sua dor, retratando seu espaço, como fez brilhantemente Nicodemos Araújo”.

Citando pensamentos relativos ao tema de grandes nomes da Literatura, como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, entre outros, discorreu que o escritor, “enquanto partícipe de um estilo, de um pensamento, imprime sua marca em sua obra, fazendo com que gerações futuras usufruam do seu trabalho”.

Na solenidade, apresentaram-se a Banda de Música Municipal de Acaraú Maestro Milton Gomes e o quinteto da Banda Municipal de Cruz, que entoaram músicas clássicas, além do Hino de Acaraú (letra de Nicodemos Araújo). Entre os presentes, compareceram a sobrinha do poeta acarauente, considerado o Príncipe dos Poetas, o Padre Antônio Tomaz, a Sra. Conceição Tomaz; o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles (‘Pedim do Cleto’), juntamente com a Primeira-dama do Município, Fátima Moraes; o professor Ambrósio, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, representando o homenageado Vicente de Freitas; além de secretários municipais e o público em geral.

A solenidade foi encerrada com uma homenagem a Nicodemos Araújo, com cordel escrito pelo poeta José de Fátima intitulado “Eternas saudades, Manuel Nicodemos Araújo”.
Fonte: Vale do Acaraú Notícias

Homenageados com Troféu Nicodemos Araújo

Confira a biografia das personalidades que serão homenageadas amanhã (22/6) com o Troféu Nicodemos Araújo no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú.


Lucivan Rios Silveira  (Totó Rios)

Lucivan Rios Silveira- Nasceu em 10 de junho de 1966 na cidade de Acaraú.

Filho de Inácio Arimá Silveira e Maria Gisela Rios Silveira.

Participou no ano de 1982 do grupo de jovens Romeiros da Fé.

Em 1984 Léo Club de Acaraú, foi seu 1º Presidente e o foi pela 2ª vez.

Ajudou na criação de um grupo de teatro para jovens.

Gerente da loja de Peças Acompel - Acaraú Comércio de Peças Ltda de propriedade da família.

Há 08 de julho de 1989 casava-se com a jovem Maria de Fátima. Teve a alegria ao nascer sua filha Lorena, no dia 05 de dezembro de 1992.

Participou da fundação da Renovação Carismática em 1990, sendo coordenador da mesma por alguns anos, neste tempo convidou a Comunidade Rainha da Paz a ter uma casa de missão em Acaraú, e também participou do Conselho Diocesano da Renovação de Sobral.

Participou da Pastoral Familiar onde foi coordenador.

Fez parte do Lions Clube de Acaraú, onde foi Presidente em 1995.

Teve participação na política de Acaraú em vários momentos.

Formado em Licenciatura do Português pela Universidade Estadual Vale do Acaraú - UEVA e está cursando pós-graduação em Português e Literatura pela Universidade Ieducare.

Desde 2008 desenvolve o Projeto Acaraú pra recordar através do blog e de outros meios na internet com o objetivo de preservar, organizar e disponibilizar os conjuntos documentais fotográficos e a descrição dos fatos; acervo documental para preservação da História, Cultura e da Literatura de Acaraú.

Através do Blog do Totó Rios divulga a riqueza cultural do Ceará e do Blog Paróquia de Acaraú a história da igreja.

Realizou pesquisa em livros históricos, visitou várias famílias, escolas, igrejas pra obter fotografias sobre as personagens, eventos, patrimônio histórico possui em seu acervo mais de 4.000 fotos. Esteve visitando nas cidades do Vale do Acaraú, os historiadores, escritores a fim de enriquecer seu trabalho histórico.

O Poeta e Escritor Nicodemos Araújo, foi o inspirador do trabalho de resgate da história de Acaraú que desenvolve, os livros do autor citado servem de embasamento para esta pesquisa, e graças a ele recebe esta comenda em reconhecimento a trabalho que desenvolve.


Dimas Carvalho

José Dimas de Carvalho Muniz nasceu em Acaraú, Ceará, em 1964. Licenciado em Letras pela Universidade Federal do Ceará. Professor de Teoria da Literatura na Universidade Vale do Acaraú, em Sobral. Tem os livros de poesia Poemas (1988), Flauta Ruda, Agreste Avena (1993), Mínimo Plural (1998) e Marquipélogo (2004); o ensaio biográfico Nicodemos Araújo, poeta e historiador, em parceria, sobre seu avô; e no gênero conto publicou Itinerário do Reino da Barra (1993), Histórias de Zoologia Humana (2000), Fábulas Perversas (2003) e Pequenas Narrativas (2006). Foi vencedor de vários prêmios literários, como o Prêmio Literário Cidade do Recife (1996 e 2002), Prêmio Ideal Clube de Literatura (2001 e 2002) e Prêmio Literário Cidade de Fortaleza (2001, 2003 e 2004). Tem contos nas revistas Literapia, Almanaque de Contos Cearenses, Continente Multicultural, Literatura, Caos Portátil: um almanaque de contos, dentre outras, além de participar da Antologia do Conto Cearense, org. Túlio Monteiro, pela Fundação Cultural do Ceará.


Vicente Freitas

Jornalista e escritor cearense – nasceu na cidade de Bela Cruz, Ribeira do Acaraú. Dedica-se à literatura e às artes plásticas. Licenciado em História e Geografia, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. É autor dos livros: Almanaque poético de uma cidade do interior (1999); Nicodemos Araújo – uma antologia (2000); O carpinteiro das letras (2002); Esboço genealógico de Bela Cruz (2006); Bela Cruz – biografia do município (2010). Participou de várias antologias brasileiras. É verbete da Enciclopédia da literatura brasileira contemporânea, (volumes VII e IX, de Reis de Souza); Dicionário biobibliográfico de escritores brasileiros contemporâneos (1998), de Adrião Neto; Enciclopédia de literatura brasileira, de Afrânio Coutinho e J. Galante de Sousa, MinC/ABL/Global Editora (2001).


Dom Edmilson da Cruz

Dom Manuel Edmilson da Cruz nascido no distrito de Aranaú, em Acaraú (CE), no dia 10 de março de 1924, dom Edmilson sempre se notabilizou pela causa dos oprimidos. Foi ordenado padre em 12 de maio de 1948, em Sobral e bispo em 11 de junho de 1966 na mesma cidade.

Dom Edmilson foi Bispo Auxiliar de São Luís do Maranhão-MA (1966-1974); Vigário Episcopal da Forania de Brejo-MA (1966-1974); Bispo Auxiliar de Fortaleza-CE (1974-1994); Administrador Apostólico "Sede Plena" (1992-1994) e Bispo de Limoeiro do Norte-CE (1994-1998); Diretor Espiritual do Seminário de Filosofia; Orientador Educacional de um Colégio de Religiosas; Conselheiro Espiritual do ECC Regional-Ceará; Diretor Espiritual da Equipe de N. Sra; Atendimento Pastoral a 2 paróquias da Arquidiocese de Fortaleza-CE.

Entre suas obras publicadas, destacam-se: Comunidades Eclesiais de Base, Seu Espírito e Vida de Oração (1980); Em Co-autoria: Cantador, Poesia e Viola (1980); Política e Emprego no Brasil - Viabilidades e Alternativas (1989); Cordel: ABC do Circulismo; Meu Brasil Terra de Deus; A Briga do Cupim contra o Cristal; Louvação a Dom Aureliano (1º centenário de nascimento - 1989); II Seminário sobre o Homem e a Seca do Nordeste (1992); Inéditos: Ritmo Pascal (poesia); Tabernáculo de Deus com os Homens - Congressos Eucarísticos Internacionais e Nacionais; O Evangelho do Sertão


Francisco José Ferreira Gomes

Nascido em 27 de maio de 1934, em Acaraú. Filho de João Jaime Ferreira Gomes e Maria Alice Ramos Gomes. Formado em Direito pela Faculdade Federal de Direito do Piauí. Foi assessor jurídico da Coelce por 30 anos. Deputado Estadual. Diretor da Empresa Cearense de Turismo. Diretor Presidente da Empresa Cearense de Nucleação Artificial. Diretor Presidente da Empresa de Telefonia do Ceará. Diretor Presidente do Centro de Educação e Formação Profissional do Ceará (CEPROCE). Diretor do Instituto de Previdência do Estado do Ceará. Foi o primeiro Secretário de Cultura, Turismo e Desporto de Acaraú, assumindo em 1999, na gestão da ex-prefeita Magda Gomes. Tem oito obras publicadas: “Árvore genealógica dos meus avós”, “Menino da Barra”, “Veleiros do meu pai”, “Sexagésimo aniversário de um líder (João Jaime Ferreira Gomes)”, “Dados biográficos do Dr. João Ramos Pereira da Costa”, “Dados Biográficos do Sacerdote da Prainha”, “Biografia do ex-prefeito João Jaime Ferreira Gomes”, “O historiador e poeta da Ribeira do Acaraú: Dimas Carvalho”.


José de Fátima Silva

José de Fátima Silva nasceu no dia 25 de dezembro de 1953 na cidade de Marco, ao Noroeste do Estado do Ceará.

Em 1970, exerceu as profissões de diretor e professor durante 10 anos na Escola de Primeiro Grau Hugo Martins dos Santos em Juritianha – Acaraú – Ceará. Em 1999, fundou a Biblioteca e o Museu Padre Aristides Andrade Sales e deu início a escrever a história de Itarema, desde a época da chegada do primeiro homem branco em Almofala – Ce até os dias atuais.

Em 2004 fez doação de 5.500 peças em diversos acervos para o município de Itarema e o Prefeito da época, Sr. José Stênio Rios, construiu o prédio onde está localizado o Museu Vicente de Paula Rios, idealizado pelo Sr. José de Fátima, onde assume a direção do mesmo.

Em 2005, é lhe confiado pela a Diretoria do SEM – CE (Sistema Estadual de Museus do Ceará), onde tornou-se membro, sendo eleito a Delegado Museólogo pelos os membros do SEM-CE até julho de 2011.

Em 2009 funda a Biblioteca Itinerante com 450 leitores cadastrados para empréstimos de livros e literatura de cordel na sede e em outras localidades do município de Itarema. Ingressando posteriormente no Curso Superior e em 2010 colou grau pela Universidade Estadual Vale do Acaraú, no Curso de História.

José de Fátima Silva atualmente é Diretor do Museu Vicente de Paula Rios e atende diariamente no Museu e Biblioteca Padre Aristides Andrade Sales todos aqueles que lhe procuram nas áreas culturais e educacionais. Possui mais de 270 cordéis escritos e 9 destes e um livro de poesias publicados pela Editora Tupinanquim de Fortaleza – Ceará.

Já fez exposição itinerante do Museu Pe. Aristides Andrade Sales duas vezes no Colégio Luzia Araújo Barros de Itarema e no Liceu Maria Alice Ramos Gomes em Acaraú – Ceará.

Fonte: Blog Vale do Acaraú Notícias 

Projeto de incentivo à leitura ganha sede

Desenvolvido pelo Instituto Waldemar Falcão, projeto social será instalado na antiga sede da LBA, em Aracati

Casa da Leitura está sendo preparada para proporcionar uma viagem pelo mundo da leitura para crianças, jovens e adultos

Aracati Uma biblioteca é como se fosse a igreja dos livros, templo das leituras. Tem lugares de leitura que são apenas bibliotecas. Mas tem um lugar em Aracati onde a leitura vai além da pesquisa e da consulta. Lá se idealiza e realiza. Desde o ano passado, o Instituto Waldemar Falcão (IWF) desenvolve o projeto Ler e escrever: muito prazer. Leitores de todas as idades fazem teatro, publica livros, expõe gravuras, produzem filmes em curta-metragem e abordam as diversas linguagens. Agora o projeto terá um espaço próprio.

"Tudo que é importante pra gente tem um lugar de destaque. Uma foto a colocamos num portarretratos sob a estante. O livro também tem que ter um lugar importante. Não um lugar empoeirado, sombrio. Tem que ser um lugar bonito de se ver. Porque quando a criança entra nesse ambiente de leitura ela compreende como é importante ler. A Casa da Leitura vai mudar a visão de pais e filhos a cerca do ato de ler. Na casa, as crianças serão acolhidas e serão levadas a perceber o prazer do momento da leitura, tão importante como todas as coisas maravilhosas da vida", explica a professora de Ensino Fundamental, Aldalena Fiúza.

Antiga sede da Legião Brasileira de Assistência, em Aracati, abrigará projeto de incentivo à leitura
FOTOS: ARQUIVO/REPRODUÇÃO

Quem conhece Aracati sabe que ali se encerra um pedaço da história do Ceará, e as que se inicia são outras, pelas palavras, literalmente, dos novos memorialistas, historiadores e dos novos estudantes das antigas escolas. O projeto Ler e Escrever: muito prazer, em quase um ano, já é sucesso entre famílias, alunos e educadores. E dentre as metas de 2011 é ter um lugar para chamar de seu. A "Casa da Leitura", como já é chamada, terá mais que livros.

"Queremos proporcionar aos nossos jovens mais que um ambiente físico para o desenvolvimento de atividades. A proposta do projeto é o de desenvolver o olhar sobre as diversas leituras que podemos fazer das coisas", afirma o coordenador do projeto, Marciano Ponciano.

A casa já nasce histórica. Será a antiga sede da Legião Brasileira de Assistência (LBA), e onde está situada traz o nome de personagens históricos: na Rua Coronel Pompeu, esquina com Rua Adolfo Caminha. O Instituto Waldemar Falcão promete fazer da "Casa da Leitura" um espaço privilegiado para o incentivo e desenvolvimento de habilidades leitoras de crianças, jovens e adultos.

Pela importância da construção, o IWF organizou uma equipe orientada pelo artista Ricardo Freitas para que detalhes significativos da arquitetura possam ser preservados e evidenciados. O projeto de restauro conta ainda com a orientação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do Núcleo de Apoio ao Sítio Histórico de Aracati (Nasihara). A inauguração da casa está prevista para os próximos dias.

"Eles desenvolvem a leitura por prazer. Esse gosto ajuda na compreensão de até outras disciplinas, trará bons frutos", defende Soraia Holanda, mãe de Ana Raquel e João Victor, dois "leitores por prazer".

MAIS INFORMAÇÕES


Telefone: (88) 3421.1481

Melquíades Júnior
Colaborador

Arte-A ameaça da invisibilidade

Homenageado com uma mostra retrospectiva de sua obra pela Pinacoteca de São Paulo, o artista visual cearense Sérvulo Esmeraldo tem mais de 30 obras espalhadas por Fortaleza, grande parte delas sem sinalização adequada e outras degradadas pela falta de conservação. Sérvulo Esmeraldo é, há décadas, um dos principais nomes das artes plásticas no Ceará. Criador plural, que não se prende a fórmulas, técnicas ou materiais. Hoje, o Caderno 3 passeia por esta descuidada galeria a céu aberto, repleta de obras-primas que são, também, marcos visuais de Fortaleza
Fora de cena por anos, a Femme Bateau exposta nas longarinas da Ponte Metálica, voltou recentemente a seu lugar, após restauro feito a partir de programa do Estado
FOTO: FRANCISCO VIANA

Espalhadas por Fortaleza, as esculturas de Sérvulo Esmeraldo assumem dimensões monumentais, integrando a arquitetura de espaços públicos e construções privadas. São fontes, peças metálicas, painéis e relevos que compõem a paisagem urbana e rompem com as formas corriqueiras e utilitárias da Capital cearense.

As "esculturas públicas" são um capítulo à parte na produção do artista, destacadas no livro "Servulo Esmeraldo", organizado pela crítica de arte Aracy Amaral. Em um dos artigos do livro, João Rodolfo Stroeter classifica Sérvulo como "um arquiteto de formas funcionalmente ´inúteis´, porém ricas de significados". O livro é parte da homenagem da Pinacoteca de São Paulo ao artista cearense, lançado no último dia 18, durante a abertura da mostra retrospectiva de sua produção que segue em cartaz até 14 de agosto.


Em Fortaleza, entregue às mãos de seus mantenedores, público ou privados, muitas das obras-monumentos encontra-se, entretanto, quase que invisíveis, ocultadas pela degradação, falta de sinalização, por intervenções no entorno, ou mesmo desaparecidas, retiradas de seus locais de origem.

O artista diante da escultura localizada em uma das entradas do Campus do Pici, da UFC, antes da instalação de paradas de ônibus
Má conservação
Quem reclama dos maus tratos despendidos à obras é a curadora, crítica de arte e esposa de Sérvulo, Dodora Guimarães. Recentemente, ela fez um levantamento da situação de todas as obras do artista em Fortaleza. "Ele é valorizado no seu Estado, haja visto o número de obras que ele tem em Fortaleza. Mas a Cidade e as instituições são responsáveis pelo seu patrimônio. É uma pena (a falta de atenção com as obras). Sérvulo fica triste em ver o estado de conservação", lamenta.

Ela cita a escultura que fica na entrada do Campus do Pici, da Universidade Federal do Ceará, como exemplo da falta de respeito. Defronte a ela foram colocadas várias paradas de ônibus que impossibilitam que seja vista pelos passantes. "Isso é um crime, porque aquela é uma escultura cinética, que se modifica virtualmente, vai se transformando (a medida que o observador se movimenta). Essa colocação de abrigos tira esse interesse", argumenta. A Universidade Federal do Ceará, por outro lado, argumenta que a situação foi decorrência do túnel construído próximo ao local, na Avenida Engenheiro Humberto Monte, pelo Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), que obrigou a uma redução na praça onde a escultura está instalada. A UFC anunciou ainda que, em breve, o local será novamente reformado, não sabendo informar se como ficará exposta a obra.

Obra de Sérvulo Esmeraldo na Beira-Mar, mantida pela Cagece: alvo constante de pichadores

Beira-Mar
Outras que servem de mau exemplo dessa falta de preocupação com a arte de Sérvulo Esmeraldo na Cidade são duas obras instaladas no calçadão da Av. Beira-Mar. "A escultura em homenagem aos jangadeiros (próxima ao mercado dos peixes do Mucuripe) está num estado de abandono total. Também o Monumento ao Saneamento Básico, na praia do Náutico, é um marco (entre as obras do artista) e está sempre mal conservado", reclama Dodora.

A escultura da Praia do Náutico é uma vítima constante de pichadores. Vandalismo que assola obras e monumentos públicos da Capital - e que faz lembrar que a conservação do patrimônio não passa sem a consciência histórica e cultural e o envolvimento de sua população.

A Prefeitura de Fortaleza, que é responsável apenas pela homenagem aos jangadeiros, informou que a escultura passará por restauro no Plano de Reordenamento da Beira Mar, cujas obras serão iniciadas no segundo semestre deste ano e serão executadas pela Secretaria de Turismo de Fortaleza (Setfor). A intervenção também prevê o deslocamento da estátua por 50 metros a oeste no passeio. Para evitar que ela venha a se deteriorar novamente, a PMF informa ainda que quando as obras forem concluídas, a manutenção desta e de outras esculturas da orla da Beira Mar será definida por meio do Plano de Gestão da Orla, que será desenvolvido após as intervenções.

O Monumento ao Saneamento Básico é de responsabilidade da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece). Por meio de sua assessoria de imprensa, a empresa afirmou que os reparos na obra integram seu cronograma normal de serviços. Não há revisões periódicas e as intervenções são feitas quando a administração toma conhecimento de danos feitos à obra.
Fique por dentro Sérvulo Esmeraldo

Nascido no Crato, em 1929, Sérvulo Esmeraldo é escultor, gravador, ilustrador e pintor. Começou pela gravura, mas ampliou seu leque de técnicas quando, a partir de 1947, em Fortaleza, passou a frequentar a Sociedade Cearense de Artes Plásticas (SCAP). No período, tomou aulas de pintura com Jean-Pierre Chabloz (1910 - 1984). Em 1951 trabalha na montagem da 1ª Bienal Internacional de São Paulo. Passou uma temporada na França e retorna ao Brasil apenas 1978, quando se fixou em Fortaleza e dedicou-se à arte pública.

FÁBIO MARQUES
ESPECIAL PARA O CADERNO 3