sábado, 10 de dezembro de 2011

Um livro, muitos olhares, diversas Clarices

O livro Clarices (90 anos de nascimento, 50 anos de Laços de Família) traz artigos sobre a escritora Clarice Lispector e será lançado hoje, 10, no CCBNB

Clarice Lispector nasceu na Ucrânia e veio ainda criança para o Brasil (BANCO DE DADOS)

Uma das escritoras brasileiras mais aclamadas, Clarice Lispector, se estivesse viva, completaria hoje, 10, 91 anos de idade. É em homenagem a ela que é lançado logo mais às 17 horas, no Centro Cultural Banco do Nordeste, o livro Clarices (90 anos de nascimento, 50 anos de Laços de Família).

A obra é um apanhado de artigos de professores de universidades brasileiras e do exterior – Portugal, Espanha e França – e pesquisadores de Clarice, além de uma entrevista com a italiana Nadiá Setti, professora do Centro de Estudos Femininos da Universidade de Paris 8, autora de uma das primeiras teses de doutorado sobre literatura feminina na França.

Com organização das professoras da Universidade Federal do Ceará Fernanda Coutinho e Vera Moraes, a obra em mais de 500 páginas se propõe esmiuçar as variadas facetas da escritora: a romancista, a contista, a jornalista. “Trazendo, ainda, trabalhos que exploram ângulos temáticos identificadores de seu texto, como é o caso da infância”, explica Fernanda, em material de divulgação.

O projeto surgiu ainda ano passado, em um simpósio em comemoração ao 90 anos de Clarice. Lá foram feitos os primeiros contatos com pesquisadores de outros países.

Vera mensura a importância da escritora, nascida na Ucrânia, mas que aos dois meses de idade veio para o Brasil. “Clarice criou um estilo particular, novo, singular, que levanta o questionamento se há uma literatura feminina, quais os destaques e suas especificidades. Ela foge do roteiro obrigatório de como escrever narrativas, é isso que encanta”, explica.

Mesmo após 34 de sua morte precoce, em 1977, aos 56 anos, a escritora continua sendo lida pelas novas gerações de leitores. “Sempre que se lê Clarice, algo novo surge. E sempre há novos leitores conhecendo Clarice e gostando, justamente pelo que ela escreve. De mulheres como protagonistas de suas histórias, das revelações interiores, dos momentos de epifania. Clarice vai se revelar cada vez mais”, acredita Vera.

O lançamento será feito juntamente com a inauguração da exposição Clarice: Retratos, com curadoria de Fernanda Coutinho e Inês Cardoso.

SERVIÇO

Clarices (90 anos de nascimento, 50 anos de Laços de Família)
Quando: hoje, 10, às 17 horas
Onde: Centro Cultural Banco do Nordeste (rua Floriano Peixoto, 941 – Centro)
Entrada franca

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: