segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Livro — Memórias do Juazeiro do Padre Cícero- Agostinho Balmes Odísio , de autoria de Vera Odísio Siqueira


Agostinho Balmes Odísio, chegou a Juazeiro em outubro de 1930, para fixar residência, a casinha de taipa mostrada na foto foi o único local disponível que ele encontrou para fixar morada e instalar seu atelier. Eis como ele descreveu a situação nos apontamentos que depois foram publicados em forma de livro por sua neta, Vera Odísio Siqueira, sob o título Memórias sobre Juazeiro do Padre Cícero,  publicado pelo Museu do Ceará em 2006: 

“Ao chegar ao Juazeiro apresentei-me ao prefeito (na época, José Geraldo da Cruz|), perfeito cavalheiro, para o qual tinha carta do major Juarez Távora. Recebeu-me com atenção e atendeu-me na farmácia da qual é dono; ao sair deu-nos como guia um empregado da Prefeitura o qual nos acompanhou na cidade, sendo o nosso cicerone, e já a mesma tarde graças a este senhor, tínhamos encontrado casa para morarmos e trabalhar. Casa!... uma tapera de pau a pique, barro a vista, cheia de buracos os quais nos deram um trabalho de dois dias para concertá-los. Mas ficamos agradecidos de ter encontrado tal morada, porque as casas melhores e de tijolos são todas ocupadas pelos proprietários.”

  
Totó Rios: Agradeço a Vera Odísio  por me presentear com este livro e com os livros publicados por seu pai João Otávio Siqueira: Viçosa do Ceará - Notícias Esparsas e Adivinha – o que é, o que é? 


Nenhum comentário: