segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Aposentado de 84 anos monta presépio natalino e deixa aberto ao público

Um aposentado de 84 anos ainda brinca de ser criança com o sonho de Natal. O major reformado Francisco Rocha e Silva, todo ano, monta no bairro Montese, em Fortaleza, seu presépio natalino já famoso na cidade e aberto ao público, em sua própria residência. A tradição, de mais de 30 anos, é renovada a cada Natal - e este ano não é diferente.

Seu Francisco a cada ano abre as portas de sua casa para que o povo possa ver seu presépio, cheio de enfeites e decorações temáticas e eletrônicas. É uma maneira de ele permitir que os outros tenham uma oportunidade que ele não teve. Quando criança, no interior cearense, o aposentado sempre ficava para trás na fila para ver a 'lapinha' de Natal e acabava fora da brincadeira.

Vindo de Viçosa do Ceará, a 348 quilômetros de Fortaleza, ele diz que desde criança quis ter um presépio. "Quando eu era criança lá no interior os adultos faziam a visita antes dos curumins (crianças) ao presépio. Daí, quando chegava a nossa vez, as luzes já tinham se apagado e não tinha mais nada. Então fiz uma promessa: 'quando eu crescer vou fazer um presépio para todas as crianças e todas as pessoas que quiserem ver'", conta.

Era costume na cidade, em determinado horário na noite, o fornecimento de energia ser interrompido.
Confira vídeo com imagens do presépio




Os objetos que compõem o presépio são o xodó de seu Franscico e é ele quem faz tudo: parte elétrica e decoração. Algumas peças inclusive vêm de outras cidades do País e até da Europa como Itália e Alemanha. "Tenho maior cuidado com minhas peças, ganhei algumas da minha filha e outras fiz encomenda - ainda estou aguardando chegar", diz.

Não é só em casa que seu Franscico fez a fama do tradicional presépio de natal. Há dois anos ele montou uma lapinha e expôs no Centro Cultural Dragão do Mar. "Fez muito sucesso minha lapinha lá no Dragão do Mar. Ficou além da período marcado", comemora.

SERVIÇO

Casa do Seu Francisco
Rua Equador, 378, bairro Montese.
Visitação gratuita

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: