sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Patrimônio coletivo-Tesouros Vivos da Cultura - Mestres da Cultura 2011

Três novos porta-vozes da tradição cearense serão selecionados pelo Edital dos "Tesouros Vivos da Cultura/ Mestres da Cultura 2011

Grupo de Reisado Discípulos do Mestre Pedro, da Região do Cariri, foi diplomado Tesouro Vivo da Cultura em 2008

Grupos ou comunidades que expressam ofícios, artes ou técnicas herdadas de gerações anteriores são verdadeiros "Tesouros Vivos da Cultura". O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Cultura, lança edital que visa reconhecer a importância dessas pessoas para a memória local abrindo três vagas para registro de dois grupos e de uma coletividade no Livro de Registro dos "Tesouros Vivos da Cultura".

As inscrições seguem até o dia 26 de outubro e podem se candidatar grupos e comunidades que tenham conhecimentos ou técnicas que expressam a tradição cultural popular e mereçam ser preservadas. As coletividades tratam-se de comunidades que trazem vivas a tradição de fazeres e saberes populares.

Os requisitos formais para a inscrição dos grupos e coletividades são: comprovar a existência e a relevância do saber ou do fazer, ter reconhecimento público, deter a memória indispensável à transmissão do saber ou do fazer, propiciar a efetiva transmissão dos conhecimentos e possuir residência, domicílio e atuação no Estado do Ceará, há pelo menos 20 anos.

Para efetuar a inscrição é necessário preencher o formulário padrão de maneira legível. O documento deve estar assinado pelos responsáveis e ser entregue junto do currículo do candidato na sede da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, aos cuidados da Coordenação de Patrimônio Histórico e Cultural, das 8h às 17h.

Os selecionados e registrados no Livro "Tesouros Vivos da Cultura/Mestres da Cultura" repassarão as técnicas e conhecimentos a aprendizes por meio de programas educativos da Secult. Os grupos receberão auxílio financeiro manter as atividades e a coletividade terá prioridade na tramitação de projetos estaduais a partir de 2012.

Tesouros e Mestres
O título de Mestres da Cultura foi instituído pelo Governo do Estado em 2003, como uma forma de preservar a memória imaterial cearense expressada pelo ofício de homens e mulheres que, muitas vezes, aprenderam técnicas e saberes com pais e avós e os mantêm vivos há anos.

Esse reconhecimento simbólico vem acompanhado de recompensa financeira para a sobrevivência desses artesãos e artistas populares e também de iniciativas, por parte do próprio poder público, para repassar os conhecimentos e práticas às novas gerações e manter atualizada a cultura local.

Por conta disso, o artesão da região do Cariri, Espedito Celeiro, recebeu o diploma de Mestre da Cultura, em 2008, pela confecção de calçados e acessórios de couro. Contudo, o projeto Mestres da Cultura estava direcionado apenas a sujeitos individuais, deixando de fora as ações realizadas por grupos ou mesmo comunidades inteiras de caráter popular que têm uma significativa contribuição para o patrimônio cultural da região em que estão situadas e para o Estado de um modo geral. Essa lacuna foi preenchida com a instituição do registro dos Talentos Vivos da Cultura, em vigor desde o ano de 2006 e fez com que o grupo de reisado Discípulos do Mestre Pedro, por exemplo, tivesse sua trajetória valorizada oficialmente pelo poder público, pois a academia e os festivais de cultura já o faziam estudando e convidado o grupo para apresentações.

LEGISLAÇÃO
Cultura imaterial
Em 27 de novembro de 2006 foi instituída a lei estadual de nº 13.842 que visa à manutenção de grupos e coletividades que são expressões reconhecidas da tradição popular. A legislação complementa a Lei estadual de nº 13.351, de 27 de agosto de 2003, que cria o título de mestres da cultura, outorgado a sujeitos que possuem saberes e técnicas artesanais e culturais que compõem a memória coletiva do Ceará e, portanto, precisam ser preservados e mantidos por meio do ensino para as novas gerações.

MAIS INFORMAÇÕES:
Edital de seleção dos "Tesouros Vivos da Cultura/Mestres da Cultura" com inscrições abertas até o próximo dia 26, na sede da Secult (Av. General Afonso Albuquerque Lima s/n - Edifício Sead, Cambeba, Fortaleza).
Contato: (85) 3101-6787


Nenhum comentário: