sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Igrejas do Ceará - Patrimônio Histórico Material - Beleza Arquitetônica e Vitrine dos Municípios

Viajo muito a trabalho pelo Estado do Ceará. Não existe a menor dúvida, que para maioria das cidades o prédio mais importante, de maior porte e beleza arquitetônica é a igreja local. De longe, de qualquer estrada, chegando-se, seja do alto, seja de uma reta, seja de uma baixada, a quilômetros de distância o que primeiro de avista numa cidade, que se distribui como uma linha reta no horizonte é o prédio da igreja matriz local, estrategicamente construída, com sua vistosa torre, geralmente com um relógio, que não foi ainda substituído nem pelo rádio, nem pela TV, graças aos toques dos seus sinos marcando o tempo no dia-a-dia e a história, com o tique-taque do seu pêndulo.

Adentrando qualquer cidade, o que vale para cidades de porte médio, a capital Fortaleza ou mesmo a grande São Paulo, percebe-se que as cidades formaram-se, foram construídas e expandiram-se em torno da igreja, onde grande parte dos casamentos e batizados foram realizados há décadas, festas da padroeira... ou há séculos e assim continua... Fora o que representa como símbolo da fé de um povo. O QUE VALORIZO AQUI É O PATRIMÔNIO MATERIAL, representado pela beleza e formas arquitetônicas do prédio, como também o PATRIMÔNIO IMATERIAL, toda a história que teve a igreja como palco e sua praça em volta, além da religiosidade, que muito tem a ver com a cultura nordestina.
Não nos esqueçamos do que diz a Constituiçao Federal:
Art. 216. Constituem patrimônio cultural brasileiro os bens de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira...

É com essa visão, que início a série: IGREJAS DO CEARÁ! Que de quando em quando receberá novas fotos. Favor quem copiar foto citar a fonte. Tenho certeza que é uma forma de valorização do patrimônio cultural do povo cearense e de dividir história e beleza com os leitores o meu blog. SE VOCÊS NÃO PODEM IR ATÉ AS IGREJAS FOTOGRAFADAS, TRAGO AS IGREJAS ATÉ VOCÊS. Tirei as fotos nos últimos 30 dias. Espero que goste das fotos abaixo:

Igreja Matriz do Município de Bela Cruz - Ceará - Setembro de 2011 (Foto: Valdecy Alves)

Igreja Matriz do Município de Marco - Ceará - Setembro de 2011 (Foto: Valdecy Alves)

Igreja Matriz do Município de Ocara - Ceará - Setembro de 2011 (Foto: Valdecy Alves)

Igreja Matriz do Município de Redenção - Ceará - Setembro de 2011 (Foto: Valdecy Alves)

Igreja Matriz do Município de Trairi - Ceará - Outubro de 2011 (Foto: Valdecy Alves)

 Fonte: Blog Valdecy Alves


Do Blog Acaraú pra recordar: Ilustração da Igreja Matriz de Acaraú

Igreja Matriz de Acaraú    Foto: Arquivo Acaraú pra recordar

Nenhum comentário: