segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Cidades históricas terão R$17 milhões para restauros

Quatro cidades do Interior vão receber verbas do PAC das Cidades Históricas. Propriedades particulares são o alvo dos financiamentos. Serão beneficiadas as cidades de Aracati, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará

Sobral realiza trabalho para retirar letreiros do centro histórico (RAFAEL CAVALCANTE)

Donos e inquilinos de imóveis residenciais e comerciais de sítios históricos do Ceará vão poder financiar o restauro dos prédios a juros zero. De acordo com a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Ceará, Juçara Peixoto, este mês deve ser assinado convênio com cinco prefeituras para o lançamento público de editais.

As obras fazem parte do programa PAC das Cidades Históricas, do Governo Federal. Serão beneficiadas as cidades de Aracati, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará, que têm sítios históricos oficializados pelo Iphan, além de Fortaleza. Segundo a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor), na Capital, o PAC das Cidades Históricas vai contemplar imóveis do Centro e entorno.

O financiamento para as obras nas cidades do Interior soma R$17 milhões e será feito pelo Banco do Nordeste. Para prédios residenciais, o pagamento do empréstimo poderá ser feito até 15 anos. Para prédios comerciais, o prazo é de dez anos.

Juçara explica que para receber o financiamento, o imóvel passa primeiro por análise técnica do Iphan. Embora as obras sejam executadas por quem pede o financiamento, o órgão acompanha o andamento dos trabalhos para que não haja descaracterização do imóvel.

Facilidades
A superintendente do Iphan detalha que não há faixa específica de financiamento para as obras nem renda mínima.

“O que não pode é comprometer grande parte da renda com o empréstimo. Quem recebe até três salários mínimos tem algumas facilidades”, acrescenta.

Outra facilidade é que não é preciso ser proprietário do imóvel para pedir o financiamento. “Qualquer pessoa que more, um inquilino com anuência do proprietário, por exemplo, pode pedir. Tem que ser alguém que tenha responsabilidade pelo prédio”, ressalta.

Juçara lembra ainda que imóveis de interesse histórico já descaracterizados ou em processo de arruinamento também podem ser contemplados.

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

Imóveis particulares de sítios históricos de Aracati, Icó, Sobral e Viçosa do Ceará, reconhecidos pelo Iphan, além de Fortaleza, vão ser contemplados com obras de restauro. Recursos serão repassados por meio de financiamento.

SERVIÇO

Sobre o financiamento
Podem pedir financiamento de restauro donos ou inquilinos de prédios, residenciais e comerciais, com valor arquitetônico reconhecido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan)
Onde: Aracati, Icó, Sobral, Viçosa do Ceará e Fortaleza (no Centro).
Como financiar: procurar a Prefeitura após a publicação dos editais
Quanto: não há faixa de financiamento definida, mas renda do solicitante é levada em conta

Quando: a partir deste mês
Como é feito o pagamento do empréstimo: até 15 anos para residências e até 10 anos para comércios
Outras informações: a sede do Iphan em Fortaleza: (85) 3221-6263, 3221-2180
e-mail: iphan-ce@iphan.gov.brt

Thiago Mendes
thiagomendes@opovo.com.br

Fonte: O Povo

Um comentário:

Leandro Costa disse...

Quando será que o IPHAN irá reconhecer que no além - Sobral, existem cidades que têm prédios com valor histórico?