sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Arco do Triunfo está depredado em Sobral

Pichações, fios elétricos soltos, reboco caindo são alguns dos problemas apresentados pelo cartão postal

Parte do Reboco do monumento está caindo. O principal cartão postal da cidade de Sobral precisa de recuperação. Prefeitura promete reformar o local imediatamente
LAURIBERTO BRAGA

Sobral. O Arco de Nossa Senhora de Fátima, principal cartão postal da cidade, está depredação. Foi construído há 58 anos por dom José Tupinambá da Frota, na administração do prefeito Antônio Frota Cavalcante (1951-1954), para marcar a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora de Fátima a Sobral, em 1º de novembro de 1953. O monumento foi projetado pelo arquiteto Falb Rangel e executado pelo engenheiro Francisco Frutuoso do Vale.

O Arco já passou por duas grandes intervenções na segunda gestão do prefeito Cid Gomes (2001-2004), hoje governador do Estado. Em 31 de maio de 2001, Cid Gomes, com ajuda do então bispo diocesano, dom Aldo di Cillo Pagotto, e do secretário de Desenvolvimento Urbano, o hoje ministro dos Portos, Leônidas Cristino, inaugurou uma moderna iluminação para o Arco e melhorou sua infraestrutura. Já em 21 de dezembro de 2004, na sua despedida da Prefeitura de Sobral, Cid Gomes inaugurou o Boulevard do Arco com um passeio largo, na Avenida Doutor Guarany, em volta do monumento.

A beleza do Arco está sendo desgastada com pichações (inscrições de nomes de casais de namorados e das palavras do Estado São Paulo); fios elétricos soltos; ligação elétrica improvisada; reboco caindo na parte de cima e nas quinas das colunas; luminárias penduradas por fios, sem as amarrações adequadas; e paredes e calçadão muito sujos. Além disso, a pintura do arco está desfigurada e as placas de homenagem (três) estão sem lustre.

Pichações também estão prejudicando o monumento, construído há 58 anos por dom José Tupinambá da Frota

Banheiro
A dispensa do Arco, na parte debaixo de uma das colunas, está com a fechadura do portão quebrada. O que seria um espaço para guardar material de limpeza está entulhado de coisas velhas e servindo de banheiro para algumas pessoas. O local acaba favorecendo a proliferação de ratos e baratas. Até as flores ao redor da imagem de Nossa Senhora de Fátima, na parte superior do Arco do Triunfo, estão secas.

Outro problema é a manutenção do Boulevard. A irrigação do jardim é feita religiosamente à tardinha, mas o sistema hídrico está vazando para os esgotos da Avenida Doutor Guarany, que acabam enchendo, provocando o transbordamento de água nas proximidades do padaria Companhia do Pão.

Terço
Os sobralenses têm muito orgulho do Arco e cobram a manutenção permanente dele. "Têm muitos anos que não dão manutenção no Arco. Faz uns quatro a cinco anos que não estão mexendo nele", reclama o aposentado Raimundo Cavalcante, de 69 anos. Segundo ele, "o Arco agora só serve para negócio de show". Raimundo recorda que "Dom José, quando fez o Arco, foi para todo mundo vir rezar o terço toda noite. Isso nos anos 1950 e 1960. Hoje, ninguém respeita mais isso. É um ambiente completamente poluído", lamenta. Morador de Cariré, na Zona Norte, e visitando Sobral, o operário Francisco Hudson, de 37 anos, não gostou do que viu no Arco. "Acho que deveria recuperar para não cair na cabeça de ninguém. E uma reforma assim não custaria muita coisa", sugere. O prefeito de Sobral, Clodoveu Arruda, disse que vai mandar recuperar imediatamente toda estrutura danificada do Arco. "É nosso principal cartão postal e vamos fazer tudo que for preciso para torná-lo mais bonito", prometeu.

Clodoveu Arruda destaca que o Arco já tem uma fiação subterrânea, como determina o Patrimônio Histórico da União. Ele anuncia que, no próximo dia 23, às 19 horas, no anfiteatro da Margem Esquerda do Rio Acaraú, vai assinar convênio com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e com o Governo do Estado do Ceará para fazer subterrânea toda fiação elétrica do Centro Histórico sobralense.

Pioneira
"Vai ser a primeira cidade do Interior do Brasil a ganhar esta fiação. Vamos assinar a ordem de serviço no valor de R$ 12,5 milhões e meio para tornar o Centro mais bonito, seguro e adaptado para pessoas com deficiências. Com isso, toda fiação aérea da parte central será subterrânea", promete, não informando o tempo para conclusão da obra.

Demora
"É uma obra mais demorada, mas que já vai começar dia 23 próximo e tornar Sobral mais bonita ainda. Hoje, pelo que sei, nenhuma cidade do Interior do Brasil tem esta fiação subterrânea. São Luís, do Maranhão, e Olinda, em Pernambuco, são as únicas cidades metropolitanas que têm este ganho cultural no Nordeste", finaliza o prefeito.

Veveu Arruda informou que a solenidade será encerrada com um show do cantor e compositor Zeca Baleiro e contará com a presença do governador Cid Gomes.

MAIS INFORMAÇÕES
Prefeitura Municipal de Sobral, Rua Viriato de Medeiros, 1250
Centro - Sobral
Telefone: (88) 3677.1100


Lauriberto Braga 
Repórter

Nenhum comentário: