quinta-feira, 22 de setembro de 2011

A vida e a literatura em instantes breves

Hoje, no Ideal Clube, a escritora Lourdinha Leite Barbosa, professora da Universidade Estadual do Ceará, lança seu segundo livro de contos, "Pela moldura da janela"

A escritora Lourdinha Leite Barbosa: nova coleção de contos da autora cearense levou alguns anos para ficar pronta

Loudinha Leite Barbosa, ex-professora da graduação em literatura da Universidade Estadual do Ceará, lança hoje, no Ideal Clube, seu segundo livro de contos. "Pela Moldura da Janela & Outras Histórias", editado pela Topbooks, foi vencedor do Prêmio Milton Martins de Contos, promovido em 2008 pela Academia Cearense de Letras. Em 141 páginas, Lourdinha explora, em histórias breves, detalhes do cotidiano.

"Creio que, em meu livro, trato da precariedade humana, da condição do homem, das dificuldades de convivência... São pequenos acontecimentos do cotidiano, aparentemente insignificantes, mas ganham uma grande relevância para os personagens. São uma ponta de um drama maior", explica. De fato, a professora, com sua escrita econômica - objetividade e poucas páginas - situações íntimas da vida de sujeitos comuns, de tal modo que, ao final, fica-se sempre desejando que a história continue. São aperitivos de vida.

De acordo com a autora, a obra levou alguns anos para ser escrita. Para enviá-lo à gráfica, foi preciso tomar uma sofrida decisão: finalizá-la. "Não acho que seja uma característica só minha, muitos escritores passam por isso: enquanto o livro está em seu poder, você não consegue não modificar nada. O autor está sempre acrescentando algo, escrevendo mais. Mesmo depois de enviar para a gráfica, ainda fiz algumas mudanças", revela.

Magistério
Com algumas décadas como professora de literatura (ainda dando aulas, mas na pós-graduação da universidade), Lourdinha confessa-se uma apaixonada por livros. Não conseguiria citar qual especificamente lhe tenha inspirado, já que foram tantos lidos ao longo da vida.

"Adoro literatura brasileira: Machado de Assis, Clarice Lispector, dos poetas aos prosadores. Li muito de tudo. De outros países, gosto muito de Fernando Pessoa, Joyce Joyce... os grandes clássicos. Amo o que faço e tudo me influencia um pouco", enumera.

Entre tantos, contudo, um nome acabou por ganhar destaque no currículo: o da cearense Rachel de Queiroz. A professora escreveu livros e inúmeros artigos sobre a escritora cearense. "Não me arrisco a uma comparação com ela, mas acho que tenho também uma preocupação com as questões femininas, algo típico de Rachel. Também me dedico a tornar o meu texto agradável ao leitor", comenta.

Os anos de literatura lhe conferiram, de fato, um texto leve e acessível, sem rebuscamentos desnecessários. "Talvez por ser professora, me preocupo em levar ao leitor um texto por meio do qual ele possa dialogar comigo, preencher as lacunas", acrescenta. Além de preocupar-se com o aprimoramento de sua própria escrita, Lourdes também se dedicou ao cuidado com a produção textual dos estudantes. Com satisfação, ela comenta que perdeu a conta de quantos ex-alunos se tornaram professores e escritores.

Segundo ela, ainda há na academia muitos estudantes interessados em saber mais sobre a literatura cearense e em fazer parte dela. "No Ceará temos excelentes escritores, na prosa e na poesia. É gratificante ver que na universidade os alunos ainda tem curiosidade pelo trabalho de conterrâneos", afirma.

Contribuições
Seu último livro de contos "A Arte de Engolir Palavras" (2001) tornou-se título de um blog pessoal (http://lourdinhalb.blogspot.com), através do qual recebe feedbacks de amigos e leitores. "No primeiro livro, recebia cartas de leitores. Dessa vez, as pessoas comentam e mandam material pelo blog. Estou me adaptando ao computador ainda e por isso não atualizo muito o site, mas gosto de poder receber essa contribuição dos leitores pela internet", afirma a autora. Falando em internet, "Pela Moldura da Janela & Outras Histórias" já está disponível no catálogo online da editora Topbooks. Contudo, no lançamento, às 19h30, será vendido a preço promocional.

Contos  
Pela Moldura da Janela & Outras Histórias 
 Lourdinha Leite Barbosa

Topbooks
2011
141 páginas
R$ 41,90


O lançamento acontece hoje, no Ideal Clube (Av. Monsenhor Tabosa, 1381), às 19h30. Durante o evento, o livro estará a preço promocional: R$ 30. Depois pode ser adquirido pelo catálogo online da editora Topbooks.

Nenhum comentário: