sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Secult Mostra encerra ciclo de Encontros Regionais

O Secult Mostra: I Encontro Regional de Cultura com Gestores Municipais e Sociedade Civil concluiu o ciclo de debates nas 14 macrorregiões. O encerramento aconteceu no município de Icó, abrangendo todo o Vale do Salgado, nesta quinta_feira (01), no Teatro Ribeira dos Icós, com diálogos à gestores e atores da cultura.

Visualizando a realização de uma rede que irá interligar todos os sistemas culturais do país em uma única plataforma cultural, o Sistema Nacional de Cultura, a Secult tem divulgado a importância desse movimento, que parte da consolidação do CPF da cultura ( Conselho, Plano e Fundo de Cultura) dos municípios, como estrutura básica, para que se estabeleça o repasse de recursos do governo federal.

Dentro da perspectiva de desenvolvimento do campo da cultura, a secretaria adjunta Maninha Moraes, pontua que, “esse é um tema de constante diálogos, que permeia a intersetorialidade das políticas públicas, sendo este, um momento de reflexão – de estabelecermos a cultura como prioridade e de termos a consciência da importância de trabalharmos e caminharmos na direção do desenvolvimento socioeconomico do Estado, por meio da instrumentalização da cultura”. A Secretaria conclui que: “esse caminho a percorrer, faz parte do entendimento dos gestores das três esferas do governo federal, estadual e municipal – incluindo a realização do CPF da cultura(Conselho, Plano e Fundo da Cultura), por parte dos municípios, que passa a ser a identificação e a ponte para que estejam interligados ao SNC - nivelando seus sistemas culturais, de acordo com que as diretrizes do MINC”.

A Secretaria da Cultura de Icó, Jequélia Maria Alcântara, afirma que a administração municipal tem um forte compromisso com a cultura, e que a partir dessa compreensão, o município busca o fortalecimento cultural no diálogo proposto pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará , ”porque sozinhos os municípios não conseguem articular a cultura - é preciso que se estabeleça essa parceria”. Espera a Secretária, que o governo federal e do estado venham dar apoio as ações integradas que estejam a altura do nosso patrimônio cultural.

Concluído o ciclo de diálogos nas 14 macrorregiões do Estado, a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult) disponibiliza no site da Secretaria as informações sobre as Conferencias Municipais de Cultura para que, à partir desse momento, os municípios se apropriem da temática do desenvolvimento de seus sistemas culturais, que seguiram ao encontro do Sistema Nacional de Cultura.

Sobre o Secult Mostra:

O Secult Mostra: I Encontro Regional de Cultura com Gestores Municipais e Sociedade Civil, objetiva apresentar à sociedade e gestores culturais, as ações da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), abrindo assim, um espaço de diálogos e discussão para a construção das políticas públicas culturais, de forma compartilhada, visualizando a adequação dos sistemas municipais para a implantação do Sistema Nacional de Cultura, alinhada com as diretrizes do Ministério da Cultura.

Saiba mais sobre o SNC:

Sistema Nacional de Cultura é um Instrumento de articulação, gestão, informação, formação, fomento e promoção das políticas públicas de cultura com participação e controle da sociedade civil, envolvendo três poderes públicos. Sendo o principal articulador federativo do Plano Nacional de Cultura (PNC) que estabelece mecanismos de gestão compartilhada entre entes federados da sociedade civil. (fonte MINC)

Pontos de Cultura presente:
Ponto de Cultura Fundação Social Raimundo Fagner.
Ponto de Cultura Associação do Desenvolvimento Cultural de Felizardo – ADECOF
Ponto de Cultura Associação de Apoio ao Protagonismo Juvenil – APJ
Ponto de Cultura Centro Social de Orós
Ponto de Cultura Maria Bonita
Ponto de Cultura Criativa Musical

Fonte: Secult-Ce

Nenhum comentário: