domingo, 11 de setembro de 2011

Obra resgata história afetiva de Independência

Flávio Paiva é autor de obras diversificadas, com destaque para obras infantis e ainda o livro de memórias
MAURÍCIO ALBANO

Flávio Paiva lança livro de memórias e a renda será revertida para a compra de um terreno para a ONG História Viva

Independência. O jornalista e escritor Flávio Paiva, natural deste Município, lançou  na sua cidade natal sua mais recente obra: "Toizinho e Socorro, uma intensa e fervorosa flor". No livro de memória, o autor trata da infância, adolescência e do amor que uniu seu Toizinho e Dona Socorro (pai e mãe do escritor). O lançamento, foi seguido de autógrafos.

A obra do escritor Flávio Paiva traz a trajetória de seu pai Toizinho Rodrigues, um agropecuarista, que durante anos criou ovelhas e carneiros da raça Bergamácia e Santa Inês em Independência, onde a ovinocaprinocultura destacava-se na economia regional.

Assim, nasceu neste meio em contato com a natureza e feiras agropecuárias sobre raças de ovelhas que seu pai participava. Seu Toizinho foi reconhecidamente vencedor em vários eventos no Ceará.

Na ocasião do lançamento do livro, foi comemorado o aniversário de 90 anos do seu Toizinho Rodrigues, que é uma pessoa conhecida em todo o Município como produtor agropecuarista da localidade.

Independência está distante 390 quilômetros de Fortaleza, fica próximo aos Municípios de Crateús, Tauá e Boa Viagem, na região do Sertão Central

Retomada
Segundo Francisco Ricardo Assis, presidente da ONG História Viva, a renda da venda de livros será revertida para a entidade. "Nosso esforço é o desenvolvimento cultural do Município, que ficou travado no tempo", disse ele.

Com o livro, o presidente da ONG acredita numa retomada na atividade cultural no Município.

Segundo Francisco Ricardo, a iniciativa do escritor se constitui num resgate histórico e afetivo de pessoas que são referências para a cidade, no caso seus próprios pais.

Além disso, tem um caráter filantrópico, uma vez que a renda deverá contribuir na aquisição do terreno, no sentido de ampliar o leque da ONG na promoção da cultural local.

A ONG História Viva existe desde 2007, e já fundou uma biblioteca comunitária, com mais de 2 mil livros, um clube infantil e já venceu vários prêmios culturais, inclusive um sobre a biografia de Machado de Assis, escrita em cordel.

Causas sociais
A ONG também está inscrita na Secretaria de Cultura do Estado (Secult) e funciona num espaço exíguo, a antiga estação ferroviária, daí a necessidade de expansão de área construída.

"O escritor Flávio, sempre engajado em causas sociais, irá doar todo o dinheiro arrecadado com a venda dos livros para a entidade filantrópica ONG História Viva para compra de um terreno em que será construído um espaço para teatro, escola de música, capoeira e dança que servirá para as crianças e jovens de Independência".

Colunista
As aulas de teatro, música, capoeira e dança serão gratuitas. Flávio Paiva é colunista semanal do Diário do Nordeste, com publicações todas as quintas-feiras, no Caderno 3.

Além de uma diversificada bibliografia, voltadas para públicos distintos, tem uma atenção especial para a infância.

Para crianças escreveu e compôs "Flor de Maravilha" (20 histórias e 20 músicas), "Benedito Bacurau - o Pássaro que não nasceu de um ovo" (prefácio de Rubem Alves e leitura e ilustrações musicais feitas por Antônio Nóbrega), "A Festa do Saci" (acompanha CD com 13 músicas interpretadas por Giana Viscardi, Marcelo Pretto, Suzana Salles e Orlângelo Leal), "Titico achou um anzol" (aventura com aves e animais da caatinga) e "Fortaleza - de dunas andantes à cidade banhada de sol".

MAIS INFORMAÇÕES:
ONG História Viva - Rua Cícero Justino, 140- Batalhão
Independência /CE
telefone: (88) 92479550

Nenhum comentário: