sexta-feira, 9 de setembro de 2011

O poeta Dal Costa de Acaraú é atração do 7º Festival de Cantoria do Eusébio

Desafios, repentes, competições de melhor dançarino e cantor são atrações do Festival de Cantoria no Eusébio

A arte da viola revela talentos nos Municípios cearenses, uma tradição que passa entre as gerações
ALEX PIMENTEL
Fortaleza. Com uma participação de público estimada em cerca de 800 pessoas, acontece amanhã, a partir das 20 horas, o 7º Festival de Cantoria do Eusébio. O evento contará ainda com o show da banda de forró pé de serra Forró do Povo e da cantora Elisa Lombard.

O coordenador do evento, Francisco Edson das Chagas, disse que a cada edição o festival tanto aumenta no número de público, quanto de atrações.

"Hoje, o evento é uma referência forte para os cantadores e repentistas que buscam divulgar seus trabalhos por meio do Festival", afirmou o coordenador Francisco Edson. O festival acontece na casa do coordenador e há distribuição de prêmios para o melhor cantor, dançarino e distribuição de brindes, oferecidos pelos patrocinadores da iniciativa.

Atrações
Dentre as atrações previstas para o próximo sábado, incluem os repentes de viola com os poetas Luiz Pinto de Quixadá e Dal Costa de Acaraú. Na ocasião, haverá uma homenagem especial para o poeta Daniel Capistrano da Costa (de Águas Belas, Boa Viagem).

Francisco Edson disse que o Festival surgiu quase como um acaso, há sete anos. Lembra que na época queria apenas celebrar o aniversário de 18 anos do filho mais velho, que havia passado no vestibular. Com isso, convidou amigos violeiros. Um desses achou que poderia também levar outros companheiros de cantorias e fazer com que a festa também fosse uma oportunidade para se comercializar comidas e bebidas.

Francisco Edson disse que a ideia vingou de forma surpreendente já na primeira edição, o que suscitou fazer um evento bem maior. Dessa vez, o grande incentivador era o filho mais velho. Por mais uma vez, a festa aconteceu em abril. O fato triste é que dias depois, esse morria de um infarto fulminante.

Incentivo
"Foi o momento mais triste e traumático que passei na vida. No entanto, por incentivo de amigos não desisti e, em homenagem à sua memória, passei a realizar o evento todos os anos, só que agora nos meses de setembro", disse.

Edson disse que o sofrimento inicial foi superado pelo sucesso da festa que se consolidou na região, atraindo artistas regionais de todo o Estado. Além disso, toda a receita da festa é destinada para cobrir os custos e ainda para investir nos festejos natalinos.

MAIS INFORMAÇÕES
7º Festival de Cantoria

Rua Cruzeiro, 808 - Coaçu - Eusébio - Estrada do Fio (1ª lombada à direita) Telefone: (85) 9947.4006

Nenhum comentário: