terça-feira, 27 de setembro de 2011

Núcleo de Arqueologia e História Indígena no INTA


O Núcleo de Arqueologia e História Indígena (NAHI) das Faculdades INTA conta com laboratório e grupo de estudo dedicado a atividades de pesquisa e extensão. Atualmente é desenvolvido no laboratório do NAHI o projeto chamado “Identidade Material: arqueologia e etnogênese nos domínios Tabajara”. O grupo de estudo também trabalha o projeto “História da Arqueologia no Ceará”.

O projeto “Identidade Material” tem a finalidade de auxiliar os índios Tabajara e Kalabaça de Poranga no processo de reconhecimento étnico. “Entendemos que o Patrimônio Arqueológico é uma ferramenta importante para a construção e reconstrução das identidades desses grupos. O NAHI vem mapeando os sítios arqueológicos conhecidos pelas comunidades Tabajara e Kalabaça e buscando ampliar esse mapeamento através de prospecções sistemáticas no município de Poranga”, explica Prof. Thiago Tavares, Coordenador do Curso de História do INTA.

Ainda como atividades do projeto serão ministradas neste ano diversas oficinas de educação patrimonial para alunos da Escola Diferenciada de Ensino Fundamental e Médio Jardim das Oliveiras. Participam das ações os alunos do curso de História das Faculdades INTA e alunos do curso de História da UECE. Desses, três desenvolvem monografias ligadas ao projeto.

História da Arqueologia no Ceará. - O projeto busca conhecer a história do pensamento arqueológico no Estado do Ceará, através de autores do século XIX e XX que exerceram, de alguma forma, atividades arqueológicas, ou que de alguma forma possam assim ser consideradas. Nesse momento as fontes utilizadas para a pesquisa são as revistas do Instituto do Ceará, no período de 1887 a 1950.

Além dessas atividades o NAHI/Curso de História/INTA dá apoio científico a pesquisas arqueológicas através do laboratório de arqueologia, seja nas análises de materiais arqueológicos, ou seja, com a guarda de coleções arqueológicas provenientes te pesquisas científicas.

As coleções arqueológicas hoje sob a guarda do NAHI são Coleção Arqueológica do sítio Histórico de Quixaba (Aracati-CE), Coleção Arqueológica do sítio Histórico Chácara Maria Celestino Mota (Tauá-CE) e Coleção Arqueológica do sítio Histórico Trici (Tauá-CE).

Nenhum comentário: