sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Literatura-Prêmio Jabuti anuncia finalistas


Os finalistas da 53ª edição do Prêmio Jabuti, o mais tradicional prêmio literário do País, foram anunciados. São dez finalistas em cada categoria, mas, quando há empate, podem se classificar mais que dez.

Os vencedores de cada categoria serão definidos no dia 18 de outubro. A festa de premiação ocorre em 30 de novembro, quando são anunciados o melhor do ano de ficção e não-ficção, escolhidos entre os vencedores de cada categoria.

Entre os finalistas na categoria romance, encontram-se: "Paisagem com Dromedário", Carola Saavedra, "Ribamar", de José Castello, "O Evangelho de Barrabás", de José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta; "Passageiro do Fim do Dia", de Rubens Figueiredo; "Dom Frutos", de Aldir Garcia Schlee; "Hotel Brasil", Frei Betto; "Minha Mãe se Matou sem Dizer Adeus", Evandro Affonso Ferreira; "Cidade Livre", João Almino; "Hotéis à Beira da Noite", de Perjohns; "Suposta Biografia do Poeta da Morte", Elias Antunes; "Os Malaquias", de Andrea Del Fuego.

Entre os finalistas de contos e crônicas, estão: "Desgracida", Dalton Trevisan; "A Pedagogia dos Caracóis", Rubem Alves; Vida É um Show", Guga de Oliveira; "Ficção Interrompida", Diógenes Moura; "Meio Intelectual, Meio de Esquerda", Antonio Prata; "A Placenta e o Caixão", de Deonísio da Silva; "O Mau Vidraceiro", Nuno Ramos, "A Sordidez das Pequenas Coisas", Alessandro Garcia; "Três Dúvidas", Leonardo Brasiliense; "Retratos Imorais", do cearense Ronaldo Correia de Brito; "Anônimos", Silviano Santiago; "Louca Uma Ova", Raymundo Nonato A. Siqueira.

Na categoria reportagem, há: "1822", de Laurentino Gomes; "Lugar de Repórter ainda é na Rua", de Mauro Junior e José Roberto de Ponte; "O Assalto ao Poder", de Carlos Amorim; "O Cardeal e O Repórter", de Ricardo Carvalho; "Amazônia de Euclides", de Daniel Piza, "Pedro e os Lobos", de João Roberto Laque; "Os Sertões - Um Livro Reportagem", Fabiana Moraes; "O Irã sob o Chador", de Adriana Carranca e Marcia Camargos; "Conversa sobre o Tempo", com diálogos de Zuenir Ventura, Luis Fernando Verissimo e Arthur Dapieve; "Sou Feliz, Acredite", de Monica Bernardes e Mauro Tertuliano.

Em poesia, foram classificados: "Modelos Vivos", de Ricardo Aleixo; "Bella Donna", Tite de Lemos; "Em Alguma Parte Alguma", de Ferreira Gullar (colunista do Diário do Nordeste), "Em Trânsito", de Alberto Martins; "Poemas Reunidos", de Geraldo Carneiro; "Linear G", Gilberto Mendonça Telles; "As Horas de Catharina", de Bruno Tolentino; "A Duração do Dia", da Adelia Prado; "Poesia Completa", de Manoel de Barros; "NDA", Arnaldo Antunes.

Nenhum comentário: