quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Juazeiro do Norte sedia encontro sobre cidades históricas e turismo religioso

Entre os dias 1º e 3 de setembro, ocorrerão em Juazeiro do Norte o IV Encontro das Cidades Históricas e Turísticas e IV Encontro do Grupo de Trabalho do Turismo Religioso. Os encontros têm a chancela do Ministério do Turismo (MTur) e o apoio da Secretaria do Turismo do Ceará (Setur). Este ano, o evento será realizado simultaneamente com o GT de Turismo Religioso numa deferência especial a Juazeiro, por conta dos 100 anos de emancipação política e o fato de se constituir em um dos principais polos de romarias do Brasil. Vários temas serão debatidos. Um deles é a criação da Associação das Cidades Históricas e Turísticas. Porém, a programação completa do GT ainda está sendo definida. A associação se trata de uma entidade jurídica destinada à defesa dos interesses das cidades históricas e turísticas que conta com todo o apoio do Iphan.

O Encontro Nacional das Cidades Históricas e Turísticas, composto por gestores públicos e privados de cidades históricas com vocação para o desenvolvimento do turismo, tem o objetivo principal de debater temas de interesse comum, elaborar propostas e socializar experiências para o desenvolvimento do turismo nas cidades históricas, possibilitando a discussão de estratégias conjuntas de enfrentamento das dificuldades do setor. Com isso, se espera avançar nas políticas públicas que visem o desenvolvimento econômico das cidades históricas por meio da atividade turística, construindo estratégias de ações conjuntas entre turismo e cultura e assim desenvolver o Turismo Cultural no País.

Já o Grupo de Trabalho de Turismo Religioso vem aprofundando as discussões sobre o Turismo Religioso desde fevereiro de 2010, por considerar um segmento com grande oportunidade de diversificação da oferta turística brasileira. Desde então, ocorreram três encontros do Grupo em municípios diferentes: Rio de Janeiro/RJ, São Paulo/SP e Brasília/DF. Participaram desses encontros representantes de diversas regiões do Brasil que também debateram temas de interesse comum e socializaram experiências para o desenvolvimento do turismo nos destinos com vocação para o Turismo Religioso, discutindo estratégias conjuntas de enfrentamento às dificuldades do setor para a qualificação dos serviços turísticos por elas prestadas.

Dentre as ações pensadas pelo MTur para o evento está o estímulo à atividade turística no município, visando e atuando no ordenamento, estruturação e a qualificação do segmento de Turismo de Cultural, com vistas a atender ao Programa de Estruturação dos Segmentos Turísticos. Segundo a Prefeitura do Município, a intenção é inserir Juazeiro cada vez mais no âmbito do turismo interno. Além disso, haverá a perspectiva de buscar visitantes internacionais por meio de pacotes das agências que trazem turistas de países do exterior para peregrinação em vários lugares do Brasil. Subsídio das informações: Secretaria Nacional de Políticas de Turismo e da Prefeitura de Juazeiro do Norte.

Assessoria de Comunicação da Setur
Carmen Ines Matos Walraven ( ascom.setur@setur.ce.gov.br | 85 3101-4669 / 3101-4661 / 3101-4654)
Twitter: @seturceara

Nenhum comentário: