domingo, 25 de setembro de 2011

Garrafas pet viram pássaros

O agrônomo João José Anselmo dos Santos, de Icó, transforma embalagens plásticas em aves da região

NA CIDADE de Icó, Centro-Sul do Estado, artista plástico João Anselmo transforma garrafas pet em pássaros, num trabalho artesanal inédito. Peças são marcadas pela beleza criativa HONÓRIO BARBOSA

Icó. Algumas ideias brilhantes e até grandes descobertas de medicamentos e da ciência surgiram em sonho. A história oficial registra vários desses acontecimentos. Muitos outros, entretanto, não ganharam páginas de livros, mas estão presentes na história cotidiana de pequenas cidades do interior.

Na região Centro-Sul, nesta cidade, o agrônomo João José Anselmo dos Santos primeiro teve a visão de transformar garrafas pet em canteiros de hortaliças. O projeto evoluiu e o plástico adquiriu formas de pássaros que habitam o sertão. Assim, o que era para virar lixo modificou-se em arte, ganhou asas e voou na imaginação do artista.

Quem visita o Centro Vocacional Tecnológico (CVT) de Icó, localizado em um casarão no centro histórico da cidade, tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), pode conferir algumas peças em exposição. O trabalho, fruto da criatividade do artista Anselmo dos Santos, começou em 1999, quando o agrônomo era técnico do CVT de Acaraú. Há uma variedade de aves na produção artesanal, que inclui tucano, arara, beija-flor, periquito, coruja e, por último, está trabalhando na produção de um jacaré.

"Aproveitei as garrafas para montar os canteiros e jarros em um curso de produção de hortaliças. Em uma das minhas viagens de ônibus entre Fortaleza e Acaraú, tive o sonho de transformar as garrafas pet para instalar a horta, substituindo a alvenaria". O agrônomo-artista fez os primeiros desenhos e colocou a visão em prática, que ganhou forma viável.

Transferido para o CVT de Jaguaribe e depois para a unidade de Icó, João Anselmo trouxe consigo a ideia de continuar confeccionando pássaros a partir de garrafas plásticas. "Esse projeto tem três vertentes", observa. "Geração de emprego e renda, numa etapa de economia criativa, desenvolvimento da consciência ambiental e contribuição para despertar a criatividade entre os jovens".

Mesmo enfrentando dificuldades e falta de apoio, o projeto chegou às mãos de alunos por meio de cursos realizados no CVT de Icó e em uma escola da rede municipal. Um grupo de 20 crianças e adolescentes do projeto Agente Jovem foi capacitado e as peças produzidas, cerca de 100 pássaros (papagaio ou louro, que é o símbolo de Icó) foram motivos de decoração de uma das principais festas da região Centro-Sul, o Forricó. "Infelizmente não houve divulgação e valorização do nosso trabalho", lamentou.

Resistindo, como todo bom sertanejo, João Anselmo continua com a expectativa de que seu trabalho ganhe mais espaço e possa chegar ao conhecimento de mais jovens no Ceará. A transformação do material pet em pássaros ocorreu ainda em Icó, quando o artista foi desafiado por uma professora de arte, que lhe encomendou um papagaio. "Fui dormir com aquela ideia fixa e quando acordei no dia seguinte pequei um papel e comecei a desenhar a ave", disse. "Fiz várias tentativas, cortando as garrafas, que aos poucos foram ganhando a forma do louro e mais tarde de outras aves sertanejas".

O desafio foi vencido com criatividade e nos meses seguintes foram surgindo outras aves, tais como tucano, beija-flor, arara, periquitos e até uma simpática coruja. No Aeroporto Internacional Pinto Martins, em Fortaleza, as peças de João Anselmo ganharam uma exposição temporária, numa ação do Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará (Centec).

No Memorial Padre Cícero, em Juazeiro do Norte, João Anselmo teve a oportunidade de realizar um curso rápido de técnicas de produção de garrafas pet em brinquedos. Mas foi na Escola de Ensino Fundamental Manoel Antonio Nunes em Icó, que as garrafas plásticas transformaram-se em carros, caminhões, carroça, borboletas e joaninhas, além de aves. Sob a orientação do artesão, estudantes usaram a criatividade e com êxito conseguiram produzir as peças projetadas pelo professor. "Um aluno era hiperativo em sala de aula, e comportou-se com atenção e fez bons trabalhos", relembra João Anselmo. "A arte transforma pessoas e as coisas ao redor do mundo".

Curso
Em dezembro vindouro, João Anselmo deve ministrar curso no Complexo Portuário do Pecém sobre a transformação do plástico em peças artesanais. "Pode ser um motivo para a geração de renda em comunidades". Outra ideia do artista é envolver moradores de áreas ribeirinhas em açudes e lagoas e reduzir o impacto da poluição das garrafas plásticas nesses reservatórios. Anselmo, além de coordenador do CVT de Icó, é professor da Faculdade Vale do Salgado e um dos fundadores do Grupo Ecológico da Natureza de Icó e da Associação dos Apicultores do Município.

MAIS INFORMAÇÕES
Centro Vocacional Tecnológico - CVT de Icó - Centro Histórico
Rua Ilídio Sampaio, 2151/ Telefone: (88) 3561. 4149 ou (85) 9651.6858


Honório Barbosa
Repórter

Nenhum comentário: