quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Fundação relança obras raras sobre o Ceará

A arte das rendeiras cearenses é um dos temas tratados nos boletins antropológicos da UFC, recém-reeditados MARÍLIA CAMELO

O bibliófilo e ex-governador do Ceará Lúcio Alcântara, homenageou o pai ao criar a Fundação Waldemar Alcântara (FWA). A entidade atua no campo da cultura, com ações em diversas áreas, sempre com ênfase para a produção cearense. Um dos destaques da fundação é seu programa editorial, que já reeditou mais de 20 obras raras, estudos de autores fundamentais para compreender o Ceará, como Rodolfo Teófilo e Barão de Studart.

Amanhã, quando o Centro Cultural Oboé comemora seu 500º lançamento editorial, a FWA apresenta seus títulos mais recentes. Textos de períodos diversos de nossa história, de teor e formato distintos, eles retratam bem a linha abragente que enlaça os volumes da coleção Biblioteca Básica Cearense. São quatro novos livros: "O Ceará" (1939), de Raimundo Girão e Antônio Martins Filho; "Diário de Viagem de Francisco Freire Alemão" (escrito de 1859 a 1861), do botânico carioca que integrou a famosa Comissão Científica de Exploração, à época do Império; e, divididos em dois tomos, os cinco números do "Boletim de Antropologia", editados pelo Serviço (e posterior Instituto) de Antropologia da Universidade Federal do Ceará.

"Para editar estes títulos, contamos com o apoio fundamental do Banco do Nordeste", conta Lúcio Alcântara. "Os apoios e patrocínios são fundamentais para nosso trabalho editorial. Alguns títulos, a própria FWA editou sozinho, mas temos uma lista de obras que pretendemos reeditar, em edições fac-similares. São edições sem interesse comercial, mas que são muito procuradas por pesquisadores. Pedimos sugestões de títulos ao Instituto do Ceará, à Academia Cearense de Letras e outras instituições. No entanto, sempre que lançamos algo, as pessoas lembram de mais livros e nos sugerem", explica Alcântara.

Lançamentos
O ceará - de Antônio Martins Filho e Raimundo Girão. Fundação Waldemar Alcântara (FWA), 470 páginas

Diário de Viagem - de Francisco Freire Alemão - Organizado e apresentado por Kênia Rios, Régis Lopes e Antonio Luiz Macêdo e Silva Filho. FWA, 591 páginas

Boletim antropológico (volumes 1 e 2) - Vários autores. FWA, 350 páginas e 266 páginas

Lançamento às 19h30, no Centro Cultural Oboé (Rua Maria Tomásia, 531, Aldeota).

Contato:
(85) 3264.7038

Nenhum comentário: