terça-feira, 20 de setembro de 2011

Conquistas literárias

Debates e exibições de curtas-metragens encerram hoje a 7ª edição do Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP), da Assembleia Legislativa

O escritor João Paulo Cuenca: autor falará no Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas de sua experiência, que passa por livros elogiados, trabalhos para a TV e um blog FOTO: JORGE BISPO/ CIA. DAS LETRAS

No último dia do 7º Fórum de Ideias Inovadoras em Políticas Públicas (FIP) da Assembleia Legislativa do Ceará, hoje, a partir das 9 horas, o tema dos debate será "Jovens artistas e o novo mercado da arte no Brasil". O escritor carioca João Paulo Cuenca, formado em economia pela UFRJ, falará sobre a literatura para além da mídia impressa. A mesa ainda contará com as participações de Narcélio Grud, artista visual cearense, Analice Diniz, fotógrafa do coletivo Travessa da Imagem, e Ivan Ferraro, músico e coordenador da Rede Ceará de Música (Rede Cem).

Cuenca é um dos jovens escritores como maior destsaque no País: é autor do texto escrito para a TV "Afinal, o que querem as mulheres ?", roteiro transformado numa série na Rede Globo com sucesso no ano 2010; e do romance "O único final feliz para uma história de amor é um acidente" (Cia. das Letras).

O autor disse ter ficado feliz com o convite - ainda mais se tratando de uma visita a Fortaleza, cidade que ele ainda não conhece. "Para um escritor, é sempre bom poder sair de seu ambiente fechado - trabalhamos em casa, sozinhos - para ter contato com o público leitor", diz o escriba carioca.

O fio condutor de sua fala no debate será sua própria experiência, ao conduzir uma carreira literária que nem sempre se limita ao universo do livro. "Acho que posso contribuir com a minha experiência pessoal sobre como é, na prática, a trajetória de um escritor de 33 anos no Brasil", avalia o autor. Apesar de pouca idade, ele coleciona conquistas de fazer inveja - como a publicação de romances fora do País, na Itália e em Portugal, e a participação em antologias brasileiras e estrangeiras.

Texto para TV
João Paulo Cuenca é uma das mais importantes revelações da atual literatura brasileira. De sua estreia, em 2002, até agora, lançou três livros: "Corpo presente", "O dia Mastroianni" e "O único final feliz para uma história de amor é um acidente". Foi a partir de seus livros que surgiu o convite do produtor Luiz Fernando Carvalho, da Globo, para escrever um texto para a TV.

O escritor fala com entusiasmo do desafio que foi trabalhar com uma nova mídia e de idealizar um texto para atores o interpretarem. "Foi uma obra original, escrita especialmente para a televisão. Acredito fortemente num intercâmbio entre literatura e audiovisual. Acho que isso é positivo para os dois campos, embora não acredite que um tenha que depender necessariamente do outro", avaliou o escritor.

Resultados
Quando dá seu parecer sobre o atual mercado do livro, João Paulo Cuenca pensa positivo, mesmo com a crescente popularidade dos suportes de leitura digital, como leitores digitais, tablets e smartphones. "Sou muito otimista. Nunca se vendeu tanto livro no Brasil. No meu caso, o seriado também foi muito bom, para divulgar meu nome, pois foi visto por milhões de pessoas", comenta.

Fazendo uma análise do seu texto na série televisiva da Rede Globo de televisão, o escritor acredita que o produto final agradou. "A avaliação é positiva. Gostei muito do resultado final, ainda que o tenha achado surpreendente e diferente do que imaginava. O roteiro é o pilar para o trabalho do diretor, dos atores e demais profissionais envolvidos e, nele, um escritor, muitas vezes, tem que desaparecer".

Planos futuros
Após sua palestra, João Paulo Cuenca lançará, em sessão de autógrafos, seu romance mais recente, "O único final feliz para uma história de amor é um acidente". Ambientado em uma Tóquio futurista, o livro faz parte da série Amores Expressos, da Cia. das Letras. "Estou agora escrevendo meu quarto romance, uma fantasia sobre o Rio de Janeiro pré e pós olímpico", adianta o escritor.

Programação

9 horas
- Debate: "Jovens artistas e o novo mercado da arte no Brasil". Lula Moraes (Deputado e presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Tributação) , João Paulo Cuenca (escritor e economista), Narcélio Grud (artista visual), Analice Diniz (fotógrafa/ Travessa da Imagem), Ivan Ferraro (coordenador da Rede Cem)

14h30 - I Mostra Curta - "Os jovens realizadores e o novo audiovisual do Ceará". Mediação: Bete Jaguaribe, jornalista, professora do curso de Audiovisual da Unifor

Local: Auditório das Comissões, da Assembleia Legislativa do
Ceará (Av. Desembargador Moreira, 2807 - Dionísio Torres).
Contato: (85) 3277.3701

VÍDEOS
1ª Mostra Curta-FIP exibirá oito produções
A partir das 14h30, acontecerá a 1ª Mostra Curta-FIP, que reunirá oito vídeos da mais nova safra de realizadores cearenses. Com o tema "As novas experiências do audiovisual do Ceará", a mostra tem como objetivo publicizar as produções das escolas de audiovisual do Estado, além de promover um debate crítico em torno das referidas propostas. Antes da exibição dos vídeos, os realizadores conversarão com os presentes sobre seus respectivos processos criativos, com a mediação da jornalista Elisabete Jaguaribe, professora do Curso de Audiovisual da Universidade de Fortaleza. As produções dos curta da 1ª Mostra Curta-FIP, com seus respectivos diretores são: "Mato alto pedra por pedra", de Arthur Leite; "Matryoshka", de Salomão Santana; "Monja", de Breno Baptista; "Alípio", de Rodrigo Fernandes; "Europa", de Leonardo Mouramateus; "Princesa", de Rafaela Diógenes; "Além da rua", de Elisa Ratts, e "Equadores", de Dayse Barreto).

NELSON AUGUSTO 
REPÓRTER

Nenhum comentário: