quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Os encantos de Jeri

Impossível chegar em Jericoacoara, ou simplesmente Jeri, como é carinhosamente chamada, e não se apaixonar. Ter vontade de morar lá. Comprar um negócio como os vários estrangeiros fizeram e nunca mais dar as caras na grande metrópole.




Foto: Divulgação
Se você tiver ‘sorte' de chegar quando a energia elétrica tiver acabado na vila, prepare-se para, além do banho frio, ver uma infinidade de estrelas num céu inesquecível. A bagagem para Jeri é muito simples, chinelos e roupas confortáveis. Ao andar na rua a impressão que dá é que estamos em plena orla, já que a areia faz parte das vias do local.

Localizada a 305 quilômetros de Fortaleza, para chegar até Jericoacoara é preciso seguir para Jijoca. A estrada acaba ali e depois é preciso deixar o carro e seguir de bugue, jardineira ou veículos com tração nas quatro rodas. Prepare-se para chacoalhar bastante, além de encarar as atoladas do carro na areia com muito bom humor. Fatalmente você terá de descer e empurrar. O acesso complicado ajudou a preservar Jeri, o que é uma ótima notícia para quem preza pela natureza selvagem.

Mas tudo vale a pena em Jericoacoara. É lá que fica uma das dunas com a vista mais bonita do Brasil. Diariamente turistas e moradores se enchem de fôlego para subir os 30 metros de areia fofa (a impressão que dá é que nunca se chegará ao topo, já que o pé afunda com certa frequência). Mas logo vem a recompensa: o sol que se põe lindamente no mar. Por isso não deixe de visitá-la no fim de tarde. Além disso, é possível apreciar a vila encantadora, restaurantes e barzinhos cada vez mais transados.




Foto: Divulgação
A maior parte dos 20 quilômetros que separam Jijoca e Jericoacoara ficam entre dunas, sem caminho bem definido. Ir de automóvel mesmo pelas praias vizinhas é arriscado - e carros são desnecessários numa vila pequena. A dica é estacionar em Jijoca e embarcar nas caminhonetes ou jardineiras que vão até Jeri. Para quem vem de Fortaleza a melhor maneira é pegar a CE-085 até Barrento, depois pegar a BR-402, via Itapipoca, até o trevo de Acaraú, onde a CE-085 é retomada até Jijoca.





Foto: Divulgação
Praias

Para quem gosta de andar à beira-mar, aproveite para chegar até a Pedra Furada, considerado o segundo cartão-postal de Jeri. Na maré baixa, bastam 40 minutos de caminhada pela praia; pela direita não esqueça de mergulhar nas águas mornas e tranquilas da praia Malhada no caminho. Na maré alta o acesso é pela trilha do Morro do Serrote, a mais longa.

A praia do Preá fica a 12 quilômetros ao Leste de Jeri e é uma das mais acessíveis para quem está na vila. Mas vale dizer que é preciso ir pela praia, na maré baixa.

Sentir o vento no rosto e o cheiro da maresia são motivos para investir num passeio imperdível: ir de bugue pelos 20 quilômetros de areia a Oeste da vila, seguindo para Camocim. No caminho será possível encontrar Mangue Seco, antigo mangue hoje convertido em estranhas formações de areia; Tatajuba Velha, vila soterrada pelas dunas, em ruínas há mais de 20 anos; e Tatajuba Nova, para onde os moradores desalojados da primeira se mudaram.

Faça uma parada estratégica na lagoa Torta, onde é possível comer frutos do mar bem fresquinhos e ainda descansar curtindo a deliciosa brisa em redes sobre a água.




Foto: Divulgação
E as belezas não param por aí. As lagoas Azul e do Paraíso, localizadas na vila de Jijoca de Jericoacoara - na verdade são dois cantos diferentes da mesma lagoa, a da Jijoca -, são os melhores lugares para mergulhar e tomar sol na região. As águas cristalinas e calmas são um convite para não ir embora tão cedo, pelo menos até o sol se pôr.

Depois de todos os passeios, basta retornar à vila, tomar um bom banho, calçar os chinelos e ir em busca de um menu diferenciado - os restaurantes oferecem crepes, pizzas, frutos do mar, entre outros. Com certeza depois de tudo isso será impossível conter o desejo de ficar para sempre na encantadora Jeri.

Nenhum comentário: