quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Momento de celebração do Projeto Tudo de Cor para Fortaleza


A Praça General Tibúrcio, mais conhecida como Praça dos Leões, foi escolhida para receber o projeto Tudo de Cor para Fortaleza, uma parceria entre Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará(Secult) e Akzonobel/Coral. Hoje o projeto será marcado pela celebração e apresentação de ícones da cultura cearense na praça dos Leões, com maracatú e show do Fagner na Praça do Ferreira, às 19:30h.

O Projeto Tudo de Cor para Fortaleza, tem por objetivo levar cor para a vida das pessoas, despertando o senso de preservação da população das cidades por onde passa, oferecendo ainda treinamento de iniciação à pintura com o intuito de despertar o gosto por uma profissão técnica. A Akzonobel/Coral entrou com as tintas, a mão-de-obra e a capacitação dos pintores envolvidos no Projeto foi ministrada pela Escola de Artes e Ofícios Tomaz Pompeu Sobrinho.

A revitalização dos prédios históricos de Fortaleza circunda um dos corredores culturais e comerciais mais antigo da capital cearense, a Praça do Leões, agregando as edificações históricas e tombadas como a Assembleia Provincial (Museu do Ceará), o Palácio da Luz (antiga sede do Governo, atual Academia Cearense de Letras) e a Igreja do Rosário (primeiro templo religioso da cidade), além da primeira estátua pública (a do General Tibúrcio) e também a estátua da escritora Rachel de Queiroz. Um trecho da Rua Floriano Peixoto, entre o Museu do Ceará e o restaurante Lescale, foi incluso na proposta, bem como dois prédios da Rua Conde D'eu e a Casa do Estudante (rua Nogueira Acioly).

Segundo a diretora do Museu, Cristina Holanda, dentro do projeto o Museu do Ceará ganhará pintura externa completa e participará da gravação da parte promocional do evento, incluindo o chamado time lapse.

O Projeto conta também com as parcerias da Prefeitura de Fortaleza por meio da SERCEFOR (Secretaria do Centro da Cidade de Fortaleza), SEMAM (Secretaria do Meio Ambiente) e SECULTFOR (Secretaria da Cultura de Fortaleza); o IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional); e a COELCE (Companhia Energética do Ceará). Foram várias reuniões e ações envolvendo essas instituições e os lojistas e diretores dos equipamentos situados na área do projeto.

Serviço: Projeto Tudo de Cor para Fortaleza

Programação:

Mutirão de pintura na Parça dos Leões
Hora: 15:30
Local: Praça dos Leões

Descerramento da placa comemorativa
Hora: 17h
Local: Praça dos Leões

Apresentação de Maracatú
Hora: 18h
Local: Praça dos Leões

Show Fagner
Hora: 19:30h
Local: Praça do Ferreira

Fonte: Secult-Ce

Nenhum comentário: