terça-feira, 16 de agosto de 2011

Encontro destaca cultura e desenvolvimento do litoral

O local faz parte da Rede Cearense de Turismo Comunitário. A Reserva Extrativista tem cerca de 200 famílias
FOTO: JULIANA VASQUEZ
A difusão das tradições culturais pelos mestres vai beneficiar novas gerações e pesquisadores
 
Todos os aspectos ligados aos povos que sobrevivem do mar serão debatidas no I Encontro Sesc Povos do Mar, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de agosto, na Colônia Ecológica Sesc Iparana, localizada no Município de Caucaia. Debates sobre a cultura, do artesanato à prática de saúde ancestrais, o desenvolvimento do turismo nas cidades praianas, questões socioambientais e etnicidade mobilizarão pescadores, artesãos, quilombolas, indígenas e 100 pesquisadores cearenses, entre biólogos, geógrafos e assistentes sociais. O evento reunirá 400 pessoas.

O encontro será também um momento de socialização entre membros de 44 comunidades participantes, oriundas de 12 Municípios cearenses. Danças regionais, música experimental, artesanato, como rendas, bordados e garrafas desenhadas com areia colorida e outras manifestações culturais, vão divertir os participantes, resgatar e difundir a tradição cultural dos povos das comunidades litorâneas cearenses. Como tema de debates e rodas de conversa, a cultura desses povos também servirá de estímulo à inclusão socioeconômica.

Memória oral
As falas e expressões socioculturais de mestres e representantes das comunidades de pescadores, de quilombolas e de indígenas ganham destaque em oficinas, minicursos e apresentação de vídeos que também acontecem durante o evento. Suas experiências e vivências resgatarão histórias, memórias, identidades étnicas e servirão de exemplos aos mais novos, além de material para pesquisadores.

O representante do Estevão, comunidade de pescadores de Canoa Quebrada, no Município de Aracati, Assis Honorato, quer usufruir o máximo desse encontro. "É uma troca de saberes. Vamos conhecer projetos de sucesso e tentar implantar ideias que ajudaram a vida das pessoas em outras praias".

Um grupo de jovens do Estevão apresentará a Dança do Coco. O pescador Aluísio Pereira dos Santos, de 70 anos, acompanhará o grupo para disseminar seus saberes e histórias aos participantes do evento.

"Este evento promove a reflexão, a criação e a difusão de formas sustentáveis de abrangência territorial e cultural", resume a diretora regional do Serviço Social do Comércio (Sesc-Ceará), Regina Leitão.

Turismo sustentável
Além de promover as tradições culturais, o encontro apresentará projetos de desenvolvimento sustentável, como o da Prainha do Canto Verde, localizada no Município de Beberibe. Criada em junho de 2009, a Reserva Extrativista (Resex), com cerca de 200 famílias, vive da pesca artesanal da lagosta e do turismo comunitário.

Uma reserva extrativista tem como objetivos básicos proteger os meios de vida e a cultura das populações tradicionais e assegurar o uso sustentável dos recursos naturais do lugar. Diferente do turismo convencional, no turismo comunitário a população distribui equitativamente a renda entre os moradores. Eles articulam e constroem a cadeia produtiva. Criou-se uma cooperativa, por meio da qual os turistas participam de roteiros de visitação com trocas culturais com a população local, além de trilhas voltadas para a preservação do meio ambiente.

"O modo de vida, o convívio, os acessos à praia e a garantia de que a natureza, apesar de explorada, é preservada são as vantagens de viver nesse paraíso", orgulha-se o pescador José Alberto Ribeiro, há 22 anos na profissão e que cria três filhos na Prainha do Canto Verde.


Fique por dentro
Criação
Desde 1997, os moradores da Prainha do Canto Verde lutavam pela criação da Reserva Extrativista. Uma batalha judicial, que se arrastou por longos 17 anos, contra uma imobiliária que tentou expulsar a comunidade das terras onde vivia, foi vencida, em março de 2006, quando em julgamento no Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi reconhecido o direito das famílias a permanecerem em suas terras. Hoje, 610 hectares de terra estão garantidos para a atual e as futuras gerações que queiram manter o modo de vida da população e preservar o meio ambiente do lugar.

MAIS INFORMAÇÕES
1º Encontro Sesc Povos do Mar. Colônia Ecológica Sesc Iparana, cidade de Caucaia
Inscrições: (85) 3452.9082

Isabel Albuquerque
Especial para o Regional

Nenhum comentário: