quinta-feira, 7 de julho de 2011

Personalidades recebem Medalha Centenária

Na programação dos 100 anos de Juazeiro do Norte, amanhã, acontece a entrega de medalha na cidade







A artista plástica Maria Assunção Gonçalves, a primeira professora oficial da cidade, aos 96 anos, será uma das homenageadas com a Medalha Centenária de Juazeiro do Norte
FOTO: ELIZÂNGELA SANTOS
Juazeiro do Norte A arte que expressa os primeiros momentos de formação do povoado de Juazeiro pode ser contemplada por meio da pintura singela da mais antiga artista plástica do Município. Maria Assunção Gonçalves, a primeira professora oficial da cidade, aos 96 anos, será uma das homenageadas com a Medalha Centenária de Juazeiro do Norte, amanhã, no Memorial Padre Cícero, em solenidade, a partir das 20 horas. O evento faz parte da programação das comemorações dos 100 anos da cidade. No dia 17, será aberta, oficialmente, a semana do Município, com show do padre Reginaldo Manzotti.

A Medalha Centenária também será concedida ao reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC), Jesualdo Pereira Farias, e ao jornalista e escritor, Lira Neto. A homenagem será do Instituto Cultural do Vale Caririense (ICVC) e a Comissão do Centenário da cidade, criado há 34 anos. A Comissão esteve reunida na manhã de ontem, com a Secretaria de Desenvolvimento, Turismo e Romarias da cidade, para fechar os últimos detalhes relacionados à solenidade.

Este ano, as comemorações, além de contemplar os 100 anos de Juazeiro, estarão dentro dos 77 anos de morte do Padre Cícero, que acontece no dia 20, com a missa na Capela do Socorro, às 6 horas. O secretário José Carlos dos Santos afirma que as romarias têm aumentado durante este período e, para este ano, se espera um número maior de pessoas em virtude das comemorações alusivas à festa centenária da cidade.

Para o secretário, este é um momento culminante de todas as comemorações alusivas ao centenário, iniciadas há dois anos. Com isso, ele afirma que se resgatou a memória da cidade com enfoque principalmente no Padre Cícero. A restauração da estátua do Padre Cícero deverá estar pronta até o dia 17, o trabalho envolve principalmente mão de obra do Horto.

Recuperação
Segundo o secretário, além da inauguração da estátua totalmente recuperada, com investimentos na ordem de R$ 80 mil, vai ser inserida uma iluminação estética. O monumento será inaugurado às 9 horas do dia 21 de julho. No local, haverá apresentação de coral das crianças do Horto. José Carlos ressalta a importância desse momento, já que é um dos maiores patrimônios históricos da cidade de Juazeiro, que pela primeira vez recebe a recuperação. As personalidades a serem homenageadas dentro da programação foram escolhidas por unanimidade pelo instituto, pela contribuição no desenvolvimento, na história e divulgação do Município. Os agraciados serão apresentados pelos seus respectivos padrinhos. Pedro Ernesto, escritor e poeta juazeirense, irá fazer uma abordagem a respeito do jornalista Lira Neto; dona Assunção, pela ex-deputada, poeta e escritora, Íris Tavares; e Jesualdo Farias, pelo jornalista e escritor, Geraldo Barbosa. O destaque de lançamentos bibliográficos na programação do centenário acontece no dia 19, com o lançamento de livros clássicos e inéditos da Coleção Centenária.

Livros
Serão reeditados livros de autores como Irineu Pinheiro, com "Juazeiro do Padre Cícero e a Revolução de 1914"; de Walter Barbosa, e o Patriarca de Juazeiro, do padre Azarias Sobreira, por meio da UFC.

A meta é que também sejam lançados, mas fora da programação de aniversário que se estende até o dia 22 de julho, dia do Município, uma coleção de 100 cordéis sobre Juazeiro do Norte e a história da cidade, 50 folhetos sendo reeditados.

MAIS INFORMAÇÕES

Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Romaria
Memorial Padre Cícero
Telefone: (88) 3511.4040

Elizângela Santos

Repórter

Nenhum comentário: