segunda-feira, 25 de julho de 2011

Barra do Ceará faz 407 anos

O primeiro bairro de Fortaleza conserva uma beleza única e também muita história, embora nem tudo seja perfeito

Na Praça de Santiago da Barra do Ceará, a programação comemorativa será iniciada às 6 horas de hoje
FOTO: MIGUEL PORTELA

Barra do Ceará. Mais do que um bairro, o lugar é berço histórico, não só de Fortaleza, mas também do Ceará. Hoje a Barra do Ceará, primeiro bairro de Fortaleza completa 407 anos, e, apesar dos anos, conserva belezas naturais que atraem não só os fortalezenses, mas turistas. A história conta que no ano de 1606, o capitão-mor português Pero Coelho de Souza e sua expedição fundaram a Povoação de Nova Lisboa. Para defendê-la dos invasores holandeses e espanhóis, construiu o Fortim São Tiago. Passados 407 anos, no local onde foi erguido o forte, existe hoje o Polo de Lazer da Barra do Ceará e uma praça que herdou, inclusive, o mesmo nome do forte. Ali durante todo o dia, crianças aproveitam para soltar pipa, andar de bicicleta e os mais adultos aproveitam para fazer caminhada.

O morador e autônomo Rogério Gomes de Rocha, 42 anos, conta que, com a construção do calçadão, viabilizado pelo Projeto Vila do Mar, as opções de lazer cresceram consideravelmente. "O calçadão foi uma ideia louvável da atual gestão. Não podemos deixar de falar isso. Agora as pessoas têm um local para praticar esportes e passear com a família, situação que era impossível de acontecer uns anos atrás", lembra.

O Movimento Marco Zero de Fortaleza da Barra do Ceará, que resgata a memória histórica da Capital, realiza anualmente as comemorações da data, na Praça de Santiago da Barra do Ceará, a partir das 6 horas. Hoje, pela manhã, após alvorada de fogos, haverá uma recepção para os coopistas e aos visitantes em geral. Já no período da tarde, às 15h30min acontecerá um ato ecumênico, onde a imagem de São Santiago percorrerá as principais ruas da Barra do Ceará. Às 16horas ocorrerá a Caminhada Marco Zero 2011 pela Avenida Radialista Lima Verde. Também haverá a procissão Marítima Duc in Altum, passagem das aeronaves do 1º do 5º Esquadrão Rumba da Base Aérea de Fortaleza e passeios ecológicos de barcos.

Nenhum comentário: