terça-feira, 21 de junho de 2011

Patrimônio Histórico-Iphan promove audiência

Haverá o lançamento do livro "Redescobrindo o Ceará", e apresentação da nova superintendente do Iphan, Juçara Peixoto

O livro Redescobrindo o Ceará, é de autoria do arquiteto e urbanista, José Clewton do Nascimento
FOTO: DIVULGAÇÃO
Icó O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) promove, hoje à noite, nesta cidade, no Teatro da Ribeira dos Icós, audiência pública com os moradores do centro histórico e autoridades locais. Na ocasião, haverá o lançamento do livro "Redescobrindo o Ceará", do arquiteto e urbanista, José Clewton do Nascimento, e a apresentação da nova superintendente regional do Iphan, no Ceará, Juçara Peixoto da Silva.

Nomeada há cerca de dois meses, Juçara é capixaba, mas está radicada no Ceará há uma década. O arquiteto e chefe do Escritório Técnico do Iphan, nesta cidade, Erick Mendes Rolim, adiantou que a nova superintendente do Iphan tem o compromisso de dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo órgão e reforçar as suas ações.

Hoje à noite, Juçara da Silva terá oportunidade de fortalecer a presença do Iphan nesta cidade e falar sobre os projetos e ações.

O autor do livro é professor do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Ceará (UFC) e funcionário do Iphan. A obra retrata aspectos urbanos, modos de vida, convivência e resistência de moradores em duas cidades do Interior: Sobral e Icó. Apresenta uma série de desenhos, croquis, fruto de um dedicado trabalho de campo nos dois centros urbanos que têm centros históricos tombados pelo Iphan.

Na apresentação da obra, a arquiteta, Paola Berenstein Jacques, destaca o trabalho de representações dos sítios históricos de Icó e Sobral. "É um trabalho de reflexão rara", frisou. A publicação apresenta três tipos distintos de abordagem: um trabalho historiográfico sobre a formação do Ceará, uma análise teórica e crítica sobre o urbanismo moderno e a prática de vida de seus habitantes.

Nenhum comentário: