quinta-feira, 16 de junho de 2011

O historiador Totó Rios, será agraciado com o Troféu Nicodemos Araújo


A Prefeitura de Acaraú/CE, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, irá realizar o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú no próximo dia 22 de junho, a partir das 18h, no auditório da Escola Profissional Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Monsenhor Edson Magalhães, em Acaraú. Na oportunidade, serão homenageadas personalidades acarauenses que se destacam no campo cultural, como o professor e poeta Dimas Carvalho e o historiador Totó Rios, que no evento receberão o Troféu Nicodemos Araújo.  Nicodemos foi um poeta e historiador de grande destaque na história do Município, e é o grande homenageado do evento.

Na escola em que ocorrerá o Encontro, poderá ser conferida exposição com o acervo bibliográfico, arquivo fotográfico e medalhas condecorativas de propriedade do poeta Nicodemos Araújo. A partir do dia 23 de junho, a exposição pode ser conferida na Biblioteca Pública Municipal Poeta Nicodemos Araújo, situada na Rua Major Coelho, s/n, Centro de Acaraú, em frente à Praça do Colégio Virgem Poderosa.

A biblioteca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h30min às 21h. Projeto da Secretaria de  Cultura e Turismo do Município determina que todo dia 23 a biblioteca abra, mesmo que em dia feriado ou de final de semana, em homenagem ao poeta, em memória de seu falecimento, ocorrido em 23 de junho de 1999.

Já confirmaram presença ao Encontro do dia 22 vários poetas e escritores, de renome, premiados em Academias de Letras, além de jornalistas e colunistas. Na escola, poderá ser conferida a exposição do poeta Nicodemos Araújo, grande homenageado do Encontro, que ocorre exatamente no dia de sua morte.

O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita,  ressalta que o encontro é bastante importante para o setor cultural do Município, uma vez que “além de ser o primeiro de vários a serem realizados, o Município presta homenagem a um dos maiores poetas de Acaraú, que foi Nicodemos Araújo. Com outros nomes de destaque, como Padre Antônio Tomás, Acaraú é a Terra dos Poetas”.

Nicodemos Araújo, o grande homenageado do Encontro
O poeta e historiador autodidata, Nicodemos Araújo nasceu em Acaraú em 10/03/1905 e falecido em 23/06/1999.

Escreveu valiosos trabalhos sobre a região norte do Ceará, notadamente, sobre Bela Cruz e Acaraú. É autor de 12 livros de poesias, 12 de história, com incursão pelo teatro, biografia e genealogia.

Pertenceu a Academia Sobralense de Estudos e Letras, Academia Cearense de Letras, Academia de Letras Municipais do Brasil e a União Brasileira de Escritores
Fonte: Vale do Acaraú Notícias

Nenhum comentário: