segunda-feira, 27 de junho de 2011

I Encontro de Escritores homenageou Nicodemos Araújo

Poetas, memorialistas e pesquisadores naturais da região do Baixo Acaraú receberam na última quarta-feira (22/6) o Troféu Nicodemos Araújo, pelo reconhecimento dos relevantes serviços prestados à cultura da região no I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú. O evento foi promovido pela Prefeitura Municipal de Acaraú, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. O grande homenageado da solenidade foi o poeta e pesquisador belacruzense Nicodemos Araújo (1905-1999), que dispõe de uma vasta obra entre poesia, peças de teatro, história e obras memorialistas. Exposição com acervo bibliográfico, medalhas condecorativas e fotografias ficaram expostas nos corredores da Escola Estadual Profissionalizante Marta Maria Giffoni de Sousa, no bairro Mons. Edson Magalhães, em Acaraú.

Receberam o Troféu Nicodemos Araújo as seguintes personalidades: o professor e escritor acarauense Dimas Carvalho (neto de Nicodemos Araújo); o bispo de Limoeiro do Norte, Dom Edmilson da Cruz (natural de Aranaú, distrito de Acaraú); o pesquisador acarauense Lucivan Rios (Totó Rios); o poeta e diretor do Museu Vicente de Paula Rios, José de Fátima, natural de Itarema; o advogado e escritor acarauense, que foi o primeiro Secretário de Cultura de Acaraú, Francisco José Ferreira Gomes (filho João Jaime Ferreira Gomes); e o poeta, cronista e caricaturista belacruzense Vicente de Freitas.

Ao receber o troféu, o escritor Dimas Carvalho, emocionado pela homenagem, defendeu a necessidade de “manter-se acesa a tocha que foi a produção de Nicodemos Araújo relativa à história, teatro e jornalismo para que os jovens das atuais gerações possam ter consciência da importância de meu avô para a história e a cultura do Vale do Acaraú”.

O Secretário de Cultura e Turismo de Acaraú, Wandick Mesquita, ressaltou que o evento é muito importante para o resgate cultural, uma vez que leva “os grandes vultos da cultura a trocarem experiência com os mais jovens, que passam a conhecer um pouco mais dos que se destacam no campo cultural, além do evento ser um importante passo na valorização do patrimônio histórico-cultural”.

O Secretário, jubiloso por ser o primeiro a promover o I Encontro de Escritores do Vale do Acaraú, ressaltou que “nem todo esforço seria o bastante para homenagear os escritores premiados, de tão grande importância histórico-cultural, além da importância em se lembrar e homenagear personagens tão fundamentais a nossa região, como Nicodemos Araújo”.

O poeta membro da Academia Cearense de Letras e presidente da Academia Brasileira de Hageologia, professor José Luis Lira proferiu palestra intitulada “O papel do escritor nos dias de hoje”. Na sua apresentação, Lira definiu o escritor como “observador, historiador, capaz de disfarçar até mesmo sua dor, retratando seu espaço, como fez brilhantemente Nicodemos Araújo”.

Citando pensamentos relativos ao tema de grandes nomes da Literatura, como Rachel de Queiroz, Clarice Lispector e Fernando Pessoa, entre outros, discorreu que o escritor, “enquanto partícipe de um estilo, de um pensamento, imprime sua marca em sua obra, fazendo com que gerações futuras usufruam do seu trabalho”.

Na solenidade, apresentaram-se a Banda de Música Municipal de Acaraú Maestro Milton Gomes e o quinteto da Banda Municipal de Cruz, que entoaram músicas clássicas, além do Hino de Acaraú (letra de Nicodemos Araújo). Entre os presentes, compareceram a sobrinha do poeta acarauente, considerado o Príncipe dos Poetas, o Padre Antônio Tomaz, a Sra. Conceição Tomaz; o Prefeito de Acaraú, Pedro Fonteles (‘Pedim do Cleto’), juntamente com a Primeira-dama do Município, Fátima Moraes; o professor Ambrósio, da Universidade Estadual Vale do Acaraú, representando o homenageado Vicente de Freitas; além de secretários municipais e o público em geral.

A solenidade foi encerrada com uma homenagem a Nicodemos Araújo, com cordel escrito pelo poeta José de Fátima intitulado “Eternas saudades, Manuel Nicodemos Araújo”.
Fonte: Vale do Acaraú Notícias

Nenhum comentário: