quarta-feira, 22 de junho de 2011

História resgatada

"A Academia Cearense de Letras e o Palácio da Luz", livro escrito a quatro mãos por Regina Fiúza e José Murilo Martins, registra a história de dois importantes patrimônios da cidade

Construído em 1790, o Palácio da Luz foi, durante 162 anos, sede do governo do Ceará. Hoje abriga a ACL
FOTO: EDUARDO ALMEIDA (30/03/2006)
Mais de dois séculos de história em 96 páginas. Foi essa a missão de José Murilo Martins e Regina Pamplona Fiúza, autores do livro "A Academia Cearense de Letras e o Palácio da Luz", lançado ontem à noite, no Centro Cultural Oboé.

A obra resgata a história da ACL e do prédio que hoje a abriga e que, antes, entre 1808 e 1870, sediar o Governo do Ceará. Construído em 1790, na época do Brasil Colônia, o Palácio da Luz chegou a abrigar mais de cem governantes do Estado e suas famílias.

A ideia surgiu por uma demanda do próprio público que visita a sede. "Ao todo, 14 entidades funcionam na Academia, com encontros ou reuniões. Além disso, há pesquisadores que recorrem à biblioteca, alunos e turistas visitantes. Temos um bom movimento", ressalta Martins, que já foi presidente da ACL. "Tínhamos muitas visitas de turistas, que perguntavam sobre a história da Academia, do Palácio. A gente dava as explicações, mas não tinha nada escrito. Então resolvemos fazer o livro com uma história abreviada", complementa Fiúza, diretora administrativa da ACL há 18 anos. Ela e Martins trabalharam juntos na entidade, quando deram início às pesquisas.

Os autores José Murilo Martins e Regina Fiúza: trabalho a quatro mãos e projetos futuros
FOTO: KID JÚNIOR
Segundo a co-autora, foram seis meses de produção em 2010. Mas o lançamento foi adiado por conta de um problema de saúde de Fiúza. "Tive um AVC, em dezembro. Agora que estou mais recuperada resolvemos lançar", comemora. Há artigos escritos individualmente e também pelos dois autores. As principais fontes de pesquisa foram materiais da própria biblioteca da ACL e do Instituto do Ceará. "A biblioteca da Academia é enorme e valiosíssima, tem cerca de 50 mil livros", elogia Fiúza.

Memória
Pequeno e didático, com cerca de 35 fotografias, o livro foi pensado para atender tanto a pesquisadores quanto a jovens estudantes, turistas e o público geral. "Digo que foi muito difícil fazer um livro fácil", brinca Martins. "Foi necessário resumir muita história. Lá estão detalhadas as atividades da Academia, todos os 182 acadêmicos desde sua fundação, além dos 221 anos de história do Palácio. Ele já foi sede do Governo, foi ampliado, bombardeado. Andar lá dentro é andar pela história do Ceará", detalha Martins.

Com a publicação os autores esperam contribuir para a valorização do patrimônio de Fortaleza. Martins empolgou-se tanto com o projeto que já prepara outro livro sobre a ACL, desta vez mais aprofundado.

Já Fiúza concentra-se na reedição de sua dissertação de mestrado, sobre o jornal O Pão, da Padaria Espiritual. "Meu bisavô, José Carlos da Costa Ribeiro Jr., foi um dos fundadores da Academia e membro da Padaria. Também estou trabalhando em uma edição fac-símile de versos dele", adianta a autora.

Livro
A Academia Cearense de Letras e o Palácio da Luz  
José Murilo Martins e Regina Fiúza
Expressão Gráfica
2011
96 páginas
R$ 20

ADRIANA MARTINS
REPÓRTER

Nenhum comentário: