terça-feira, 7 de junho de 2011

Arte - Aberto ao público

Fora de cena por meses para restauro, a escultura "Femme Bateau", do artista cearense Sérvulo Esmeraldo, foi devolvida às longarinas da Ponte Metálica. Outras obras de nomes locais, novas e antigas, estão previstas para compor a paisagem urbana de Fortaleza nos próximos meses

 O artista Francisco de Almeida: obra embebida em religiosidade adquirida pelo Estado 

O verde esmeralda da Femme Bateau está de volta ao horizonte da Praia de Iracema. Instalada na década de 1970 nas longarinas da Ponte Metálica, a escultura de Sérvulo Esmeraldo, que estava recolhida para restauro, ganha uma nova estrutura. Volta mais resistente, cingida em aço inoxidável e revestida por fibra de vidro e estrutura em metalon - e está de volta ao mar.

Com cinco metros de altura e pouco mais que isso de comprimento, a obra "é uma coisa feita no Ceará, para o Ceará" nas palavras de seu criador. Sérvulo diz ter pensado e organizado a escultura para transparecer a maneira de ser do nordestino, reluzindo ao balanço dos ventos sobre as águas da Praia de Iracema. "Aqui onde estou, não posso vê-la, mas estou sentindo-a" diz Sérvulo, contente com o resultado do restauro, durante visita a outra obra sua, a escultura "Jangadas", instalada na Avenida Beira-Mar.

A "Femme Bateau" foi uma das agraciadas com o programa de restauro de obras de arte da Secretaria da Cultura do Ceará. O artista plástico e assessor técnico de artes visuais da Secult, Carlos Macedo, explica que a primeira versão da escultura não resistiu às intempéries da beira do mar, tendo que ser reestruturada.


Walter Monte e o projeto de sua escultura. Acima, a obra recém-restaurada de Sérvulo Esmeraldo
FOTOS: MIGUEL PORTELA/ FRANCISCO VIANA

"Nós também restauramos, de Sérvulo, a escultura Cones Cinéticos , que em breve será colocada onde era o antigo fórum da cidade, na Praça da Sé", adianta Macedo. Ele destaca a importância do artista para a Cidade, pela identificação que suas obras provocam e a projeção internacional que podem dar. "Quando a gente fala dele (Sérvulo), fala com certa convivência e isso parece não dar a importância exata da dimensão dele" diz, lembrando que até a prefeitura de Paris tem obras do artista cearense.

Cinco pirâmides de Sérvulo Esmeraldo, instaladas no Parque Ecológico do Cocó, também foram restauradas. Além das obras do artista, foram recuperadas cinco esculturas de Zenon Barreto - a "Louceira", a "Rendeira", a "Mulher com pote", a "Mulher no pilão" e a "Mulher com menino" - que estão no Palácio da Abolição e na residência oficial do Governador; 11 obras em papel, tela e colagem. "Entre elas, temos obras de Antônio Bandeira, Vicente Leite (exposta na galeria do Palácio da Abolição), Renina Catz, Bené Fonteles, Barrica" diz, adiantando que elas serão colocadas em espaços diversos da Cidade.


Aquisições
Outra boa notícia para a paisagem urbana de Fortaleza foi a aquisição pelo Estado de uma gravura de 1,5m de altura por 20m de comprimento do artista Francisco de Almeida. "Se não é a maior do mundo, é a segunda" diz Macedo, embora o valor das obras do gravurista estejam além de seu tamanho.

Ainda não se sabe onde será exposta a gravura, mas a intenção, segundo Almeida, é que fique no Aeroporto Pinto Martins. Ele foi contemplado no Prêmio Antônio Bandeira de aquisição de obras de arte do VII Edital Prêmio de Incentivo às Artes da Secult. "Ela fala da religiosidade do sertão nordestino, fala da crendice popular, dos deuses, da sequidão, da resistência do homem do campo. E o discurso dela também está voltado para os elementos da natureza, ar, fogo e terra" explica Francisco de Almeida.

Carlos Macêdo destaca a importância dessas iniciativas para a harmonização e o engrandecimento do espaço urbano. "Essa importância é reconhecida na lei municipal 7503/94 de 1994, que determinava a obrigação da existência de obras de arte nos espaços públicos e de uso publico", argumenta. Apesar de não ser cumprida, a lei vale como um alerta para se refletir essa necessidade. "Nós estamos sempre interferindo, criando avenidas, com calados postes, fiação. Tratamos muitas vezes de enfear a Cidade", diz.

Impasse
Sete metros de altura por 1,2 m de diâmetro, com base em aço industrial vermelho e corpo branco em poliuretano rígido e fibra de carbono. Dessa forma deve ser construída a escultura que o artista Walter Monte deseja instalar no novo centro de feiras e negócios do Estado, o Expo Ceará. A escultura abstrata estava prevista pelo autor para ser inaugurada junto com o centro de negócios. Um desentendimento burocrático, entretanto, está travando o início do trabalho, que tem tempo de execução estimado em 140 dias.

O projeto foi contemplado no último edital Incentivo às Artes da Secult na categoria de aquisição de acervo. O assessor técnico de artes plásticas da Secult, Carlos Macedo, explica que houve um desentendimento entre o propósito do edital e o do artista. "O Estado não pode entregar o prêmio sem que ele tenha a obra para adquirirmos. Ele não tem o produto para entregar" explica Macedo.

Walter argumenta, que essa condição (de receber o prêmio para só então confeccionar a obra) estava explícita no projeto aprovado pela Secult. "Mas a questão já está para avaliação da Procuradoria Geral do Estado e acredito que isso vai ser resolvido", minimiza. Ele acredita que logo poderá dar início à construção da escultura.

O local escolhido, segundo Walter Monte, foi uma estratégia para dar destaque à obra, ao passo que garantisse a sua conservação. "A ideia era de que ela ficasse em frente ao aeroporto, mas avaliei que em frente ao Expo Ceará ela deve ser mais cuidada", explica. O artista conta com uma equipe de ex-alunos seus, especializados em trabalhos com esse tipo de material para a feitura da obra.

FÁBIO MARQUES
ESPECIAL PARA O CADERNO 3

Nenhum comentário: