quarta-feira, 22 de junho de 2011

Acampamento de jovens acontecerá no fim de julho

Já estão abertas as inscrições para as oficinas de arte e cultura que acontecerão na Praia de Tremembé
Numa programação diversificada, os jovens que vão ao acampamento adquirem novos olhares
FOTO: MELQUÍADES JÚNIOR

Icapuí Tem data confirmada o evento que a cada dois anos reúne, no litoral do Ceará, jovens do Brasil e países vizinhos. A nona edição bienal do Acampamento Latino-Americano da Juventude acontecerá nos dias 29, 30 e 31 de julho. A programação ainda não está fechada, mas terá shows nacionais e locais, oficinas, palestras e debates com seis diferentes temas: os cinco anos da Lei Maria da Penha, o centenário de nascimento de Maria Bonita, o Ano Internacional da Mulher, Ano Internacional para Afrodescendentes, Desenvolvimento Local e Sustentável e Protagonismo Juvenil e Diversidade. Está confirmado show da banda Cidade Negra.

Não por outro motivo, o Acampamento Latino-Americano da Juventude ocorre nas férias de julho. Centenas de jovens levam suas barracas e acampam na área de mangue da Praia de Tremembé, em Icapuí, sempre palco para o evento.

Artes, esportes e troca de ideias seguem como os grandes atrativos do acampamento. Os shows reúnem a moçada nas noites. De dia, em diversos espaços, é celebrada a importância dos recursos naturais, do desenvolvimento sustentável e equilibrado. É também quando acontece o simbólico e tradicional abraço ao mar, quando centenas de pessoas participam de ritual de celebração da natureza. “É um evento de encontro dos povos, pelos jovens”, afirma o deputado estadual Dedé Teixeira, um dos fundadores do evento. O slogan da próxima edição é “O sol está nos olhos de quem brilha”. Ou seja, um olhar para o protagonismo juvenil. No encontro de jovens de diferentes lugares (e, portanto, diferentes culturas e olhares), a intenção é que todos encontrem “aquilo que os une”.

A programação do evento ainda está sendo definida, mas o twitter da produção confirma a presença da banda reggae Cidade Negra, na segunda noite. Já estão abertas inscrições para as diversas oficinas oferecidas no acampamento. São disponibilizadas 25 inscrições por oficina. Também é importante se cadastrar para colocar sua barraca na tenda do acampamento.

Uma reunião no último fim de semana definiu composições de coordenação e locais específicos das atividades que serão realizadas durante os dias de realização do acampamento.

A primeira edição do evento ocorreu em 1997, ensejando os 30 anos da morte de Che Guevara, o centenário de morte de Antônio Conselheiro e o primeiro ano sem Paulo Freire. Desde então, sempre a discussão de grandes temas, como a resistência dos povos indígenas, políticas públicas para mulheres, negros, e o protagonismo político e cultural de jovens. O acampamento é um evento eminentemente socialista.

MAIS INFORMAÇÕES
Acampamento Latino-Americano da Juventude, de 29 a 31 de julho, Praia de Tremembé - Icapuí (CE)

http://www.acampamentoicapui.com.br

Melquíades Júnior

Colaborador

Nenhum comentário: