quinta-feira, 19 de maio de 2011

Uece lança livro em comemoração aos 60 anos de Serviço Social no Ceará

A Universidade Estadual do Ceará (UECE) encerra, nesta quinta-feira (19), as comemorações dos 60 anos do curso de Serviço Social da Universidade com o lançamento do livro “Fragmentos do Passado e do Presente: 60 anos de Serviço Social no Ceará”. A solenidade de lançamento acontece na Assembléia Legislativa do Estado do Ceará (AL-CE), às 15h. O livro é organizado pelas assistentes sociais e professoras da UECE, Liduina Farias Almeida, Maria da Conceição Pio e Leila Maria Passos de Souza.

O livro e suas organizadoras serão apresentados pela professora Maria do Socorro Ferreira Osterne, doutora em serviço social, líder do grupo de pesquisa família, gênero e geração nas políticas sociais e integrante do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade. Para a Professora, a obra, que contém 540 páginas, “é resultado de um esforço concentrado de pesquisa levado a efeito por suas autoras, professoras e assistentes sociais, que tiveram a feliz idéia de brindar essa categoria com a emersão de importantes recortes de seu passado. “Trata-se de uma notável contribuição ao entendimento da história das relações e contradições de classes da sociedade cearense, uma vez que não se limita à retratação da cronologia dos fatos que as autoras puderam resgatar”, destacou.

O Serviço Social legitima-se como prática institucionalizada na sociedade, na medida em que tenta responder às necessidades sociais advindas da histórica prática das classes sociais, na produção e reprodução dos meios de vida e de trabalho socialmente determinados. Assim sendo, poderá constituir assunto do interesse de outras categorias e áreas afins.

A obra

A realidade social garante inteligibilidade ao Serviço Social, tornando-o possível e necessário como profissão situada na divisão social e técnica do trabalho. As autoras cumprem, portanto, a tarefa de recompor essa história, cujo início precede ao da Uece. Seja reorganizando fragmentos biográficos dos segmentos sociais cearenses que deram suporte a antiga Escola de Serviço Social, seja colocando à mostra o contexto sociopolítico, cultural e econômico da década de 1950, ou, ainda, retratando os trabalhos do primeiro núcleo de pesquisas, o NUPEDESS, além de recuperar produções monográficas dos períodos focados.

Essa é mais uma obra de responsabilidade da Editora do UECE (EdUECE).

Assessoria de Imprensa da UECE
Fátima Serpa ( mfserpa@uece.br / 85 3101.9605)

Fonte: UECE

Nenhum comentário: