quinta-feira, 19 de maio de 2011

Sobre imagens e narrativas

Reunindo pesquisadores, estudantes e profissionais, o I Colóquio de Pesquisas em Narrativas Audiovisuais tem início hoje em Fortaleza
Afamada pelo trabalho com os Yanomami, a fotógrafa sueca radicada no Brasil, Claudia Andujar, será destaque no evento (CLAUDIA ANDUJAR/DIVULGAÇÃO
Debruçando-se sobre a relação entre imagem e pesquisa acadêmica em ciências humanas, entre desafios e dilemas que esse processo impõe a pesquisadores na prática, a Universidade Estadual do Ceará (Uece) promove hoje e amanhã o I Colóquio de Pesquisas em Narrativas Audiovisuais. O evento tem início a partir das 10h30min na Livraria Cultura.

Segundo a coordenadora do evento, Danielle Araújo, o objetivo do colóquio é debater a questão do uso da imagem na composição de pesquisas acadêmicas em ciências humanas. “Muitas vezes, o uso dessa imagem não fica muito claro para o pesquisador, que frequentemente a utiliza baseado na emoção. A proposta é pensar metodologicamente o seu uso em diferentes atuações”, afirma a coordenadora.

Nesse contexto de apropriação da imagem, outro aspecto a ser discutido no colóquio é a sua articulação com o texto em trabalhos acadêmicos. “Um ponto a ser destacado é que o texto também é imagético. Sendo assim, o que o pesquisador pretende ao acrescentar uma imagem à pesquisa? É importante pensar suas possibilidades e como se dá esse processo de construção muito particular.”, destaca a pesquisadora.

Apesar de considerar todos os nomes do evento “absolutamente destacáveis” - entre pesquisadores, fotógrafos, realizadores em audiovisual, entre outros profissionais -, a coordenadora ressalta as presenças do antropólogo e fotógrafo carioca Milton Guran e da fotógrafa Claudia Andujar. “Por serem dois nomes de fora do Estado, existe todo um carinho pela vinda deles. No caso da Claudia, vale lembrar que é a primeira vez que ela vem a Fortaleza. É uma oportunidade especial”, disse Danielle.

Para ela, a importância de Claudia Andujar no evento consiste “exatamente por ela ser a principal fotógrafa a articular imagem, comunicação e grupos indígenas”. “Ela dedicou toda uma vida a esse propósito, em completa imersão no campo da imagem como meio para dialogar tanto com os índios Yanomami como com a sociedade ‘externa’”, afirmou.

A pesquisadora ainda ressaltou a importância da pesquisa sobre imagem e a emergência de grupos indígenas no Nordeste, reivindicando propriedade de terras e “se reconhecendo” etnicamente. “Há vinte anos nós não tínhamos essa discussão como está posta. E a Claudia (Andujar) tem registro de parte disso, por meio da experiência com os índios Yanomami. Tudo com um olhar muito lapidado e apurado para captar aquela realidade.

A programação do evento é aberta ao público. Os interessados em receber certificado de participação podem realizar as inscrições ainda hoje, pela manhã, na Livraria Cultura. Os valores variam de R$10 a R$35, com preços para estudantes e professores.

SERVIÇO

I COLÓQUIO DE PESQUISAS EM NARRATIVAS AUDIOVISUAIS
Quando: hoje (19) e amanhã (20).
Onde: Livraria Cultura / Shopping Varanda Mall (Av. Dom Luis, 1010)
Mais informações: (85) 4008 0800

Yuri Tavares

Fonte: O Povo

Nenhum comentário: