quinta-feira, 26 de maio de 2011

Reedição do Livro A alma do Lázaro de José de Alencar será lançado no Museu do Ceará


O Museu do Ceará será palco na próxima sexta-feira (27), às 18h, do laamento do livro “A Alma do Lázaro” de José de Alencar, com apresentação de Zilda Maria Menezes Lima . A autora foi uma das ganhadoras do prêmio Literário para Autor (a) Cearense na categoria reedição da Secretaria da Cultura do Ceará.

A alma do Lázaro”, um dos primeiros escritos de José de Alencar (1848), narra as desventuras de Francisco, vítima da lepra em pleno século XVIII, na cidade de Olinda, Pernambuco, nordeste brasileiro.

Zilda Maria Menezes Lima é licenciada em História e especialista em Teoria e Metodologia da História pela Universidade Estadual do Ceará/UECE, mestre em História do Brasil e doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Autora de Uma enfermidade à flor da pele: a lepra em Fortaleza (1920 - 1937), publicada na coleção Outras Histórias.

Sobre a Obra:


" A alma do lázaro, um dos primeiros escritos de José de Alencar (1848), mas que foi publicado anos depois no 2º volume de Alfarrábios (1873), juntamente com O ermitão da Glória, narra as desventuras de Francisco, vítima da lepra em pleno século XVIII, na cidade de Olinda, Pernambuco, nordeste brasileiro.

O desprezo e a segregação impostos pela sociedade da época aos portadores de uma moléstia tida como incurável, um misterioso diário que ressurge do escuro da terra e a sombra de um amor impossível constituem a história, praticamente desconhecida do grande público, apesar de seu autor.

A genialidade de Alencar mais uma vez está explícita no registro de um tempo, no suspense sombrio de seu enredo e no desfecho surpreendente da trama."

SERVIÇO:

A Alma do Lázaro de José de Alencar
(Expressão Gráfica e Editora)

— Ganhador do Prêmio Literário para Autor (a) Cearense –Prêmio Otacílio de Azevedo, de REEDIÇÂO, da SECULT/CE —

Apresentação de Zilda Maria Menezes Lima
Data: 27 de maio de 2011 (sexta-feira)
Horário: a partir das 18h
Local: Museu do Ceará (Rua São Paulo, 51, Centro)
Apresentação da Obra: Zilda Maria Menezes Lima

Preço do lançamento: R$ 5,00 (revertido para a Associação de Amigos do Museu do Ceará)

Fonte: Blog do Israel Batista / Secult-Ce

Nenhum comentário: