terça-feira, 3 de maio de 2011

Festival Nacional de Humor

O Festival de Maranguape foi criado em 2009, para homenagear Chico Anysio, natural da cidade 

Fortaleza O que seria da vida sem a alegria? E, para os cearenses, é ainda mais difícil se manter com mau humor, afinal, o Estado do Ceará é conhecido, nacionalmente, como "A Terra do Humor". Para divulgar ainda mais este título e promover os novos artistas, no Município de Maranguape, localizado na Região Metropolitana de Fortaleza, já se tornou tradição o Festival Nacional de Humor, neste ano, em sua terceira edição.

O humorista local Mixirico é um grande contador de "causos" e piadas e será uma das atrações
O festival, que é promovido pela TV Verdes Mares, tem patrocínio da Oi e do Banco do Nordeste e é organizado pela Via de Comunicação e Cultura.

Risos e gargalhadas vão contagiar a cidade de 16 a 21 de maio. Além dos artistas cearenses, outros Estados também participarão do evento, com seus talentos. O evento terá uma programação diversificada e tudo gratuito, com atrações para todos os públicos e idades. Além de piadas, quem for conferir o festival também vai poder ver shows musicais, apresentação de filmes e uma competição que irá premiar os melhores humoristas do Brasil.

Até as crianças terão oportunidade de participar, com oficinas direcionadas para este público de adereços de humor na Sociedade Artística. Haverá ainda workshops de caricaturas e tirinhas de humor ministrados pelos quadrinistas Weaver Lima e Franklin de Oliveira, do Núcleo ARTZ, que acontecerão na Biblioteca Nacional.

Skolástica será uma das convidadas para participar e divertir o público na cidade de Maranguape
FOTOS: DIVULGAÇÃO
Os humoristas que desejavam participar da Mostra Competitiva puderam fazer as inscrições até ontem. As escolas municipais vão receber uma atividade itinerante: a apresentação do Teatro de Bonecos "De Crack a Campeão", de 16 a 18 de maio. A peça, de cunho educativo, conta a história de um menino que chegou ao fundo do poço com o consumo de drogas, mas teve força para se reerguer e se tornar um lutador.

Nos mesmos dias, serão exibidos para o público em geral filmes de Oscarito, grande comediante do cinema brasileiro, no Cine Sesc Volante.

Entre as atrações do festival está o humorista local Mixirico, grande contador de "causos" e piadas. Ele levará seu show "Humor de Feira" à rodoviária e ao mercado. Também estão previstas sessões de filmes de comédia no Teatro Pedro Gomes de Matos, cortejo puxado pelo Grupo Raízes Nordestinas, que vai passar pelas ruas anunciando os espetáculos que acontecerão à noite, em palco aberto, na Praça Capistrano de Abreu.

A Mostra Competitiva vai premiar os melhores entre 12 humoristas nacionais que se apresentação no evento. O troféu entregue aos três primeiros colocados foi inspirado em Chico Anysio, eles ainda dividirão o prêmio de R$ 10 mil. Nos dias 19 e 20, haverá eliminatórias da mostra, e no dia 21 a comissão julgadora indicará os três premiados. A competição acontecerá sempre às 20 horas, na Praça Capistrano de Abreu.

Convidados
Além da mostra, os shows dos humoristas convidados vão arrancar gargalhadas do público até o fim da noite. Entre as atrações estão Dion Queiroz, vencedor da Mostra Competitiva de 2010; Nizo Neto, filho de Chico Anysio e também comediante; além de Adamastor Pitaco (CE), Skolástica (CE), João Cláudio Moreno (PI) e Tirulipa (CE), filho do humorista Tiririca. As apresentações serão seguidas de shows musicais dos grupos cearenses Kabra da Peste, Marcos Lessa e Marajazz.

O III Festival Nacional de Humor de Maranguape é um dos projetos beneficiados pelo Programa Oi de Patrocínios Culturais Incentivados 2011. A lista completa com os selecionados do Ceará pode ser acessada no link http://www.oifuturo.org.br/cultura/patrocinios/resultado.php .

O evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Maranguape, por meio da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura (Fitec), e conta com apoio cultural do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria de Cultura, do Oi Futuro e, ainda, da Caixa Econômica Federal.

MAIS INFORMAÇÕES
III Festival Nacional de Humor de Maranguape
, de 19 a 21 de maio
Site: www.festivalnacionaldehumor.com.br  Telefone: (85) 3262.7230

Evelane Barros 
Subeditora do Regional
Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: