segunda-feira, 16 de maio de 2011

Documentário “Charqueadas” resgata a história das rotas e fábricas de carne no Ceará

"Mostrar a importância das charqueadas para o Nordeste e resgatar a rota histórica das charqueadas, por meio de depoimentos de memorialistas, historiadores, habitantes das ribeiras, vaqueiros e escritores. É com este intuito, que o projeto “Charqueadas, ensaio à história de Carnes do Ceará (século XVIII)”, financiado pela Secretaria de Cultura do Estado e patrocinado pela Coelce, foi lançado no dia 3 de maio, no Centro Cultural Oboé, em Fortaleza.

O filme percorreu a rota das boiadas da ribeira do Rio Jaguaribe, iniciando na cidade de Icó, sendo finalizado no município de Aracati (aproximadamente 330 km percorridos). Essa jornada teve como finalidade resgatar antigos hábitos da “civilização do couro”, como o processo de “salga” das oficinas de carne do Ceará do século XVIII.A Coelce investiu cerca de R$100 mil no projeto, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei nº 13.811, de 16 de agosto de 2006), do Governo do Estado, para retratar a importância da atividade na economia, formação e povoamento dos sertões cearenses.







O PROJETO

A “CHARQUEADAS”: ensaio à história das rotas e fábricas de carnes do Ceará (século XVIII) é um vídeo documentário, com 50 minutos de duração, realizado pelo pesquisador e documentarista Roberto Bomfim. O documentário traz vários depoimentos de memorialistas, historiadores, habitantes das ribeiras, tangerinos (vaqueiros) e escritores trazendo como tema de estudo o sentimento de pertença a uma atividade tão importante na economia, na formação e povoamento dos sertões cearenses. "

Fonte: Gerência de Comunicação Coelce


Do Blog: Em Acaraú a partir da metade do Século XVIII  existia a atividade das Charqueadas (fabrico de carne seca, prensada moderadamente salgada e desidratada ao sol e ao vento por tempo determinado à sua conservação.

Fonte: As Charqueadas-Valdelice Carneiro Girão

Nenhum comentário: