terça-feira, 3 de maio de 2011

Conversas com Anne Cauquelin

A francesa Anne Cauquelin, referência mundial na crítica de Arte Contemporânea, ministrará, nesta semana, uma série de palestras na Capital. A especialista é autora de livros importantes da área, dentre os quais "Teorias da arte" e "Arte Contemporânea: uma introdução", além de "A invenção da paisagem"

A professora francesa Anne Cauquelin, referência mundial em Arte Contemporânea, terá uma intensa programação de palestras e debates em Fortaleza, esta semana
FOTO: LUCIANA AITH/DIVULGAÇÃO
Pela primeira vez em Fortaleza, a convite da professora doutora em Sociologia da Arte, Kadma Marques, do curso de Ciências Sociais da Universidade Estadual do Ceará (Uece), a teórica Anne Cauquelin trará para o debate questões significativas que permeiam o cenário recente da Arte Contemporânea. Doutora e professora emérita da Universidade de Picardie, na França, e redatora-chefe da revista "Revue d´esthétique", ela realizará três palestras para o público cearense, com reflexões em diferentes temáticas.

A primeira delas acontece hoje, às 19 horas, no Auditório Castello Branco, durante a VIII Semana de Humanidades das Universidades Federal e Estadual do Ceará (UFC/ Uece), em que focará o tema "Na intercessão de mundos possíveis". Amanhã, às 15 horas, a professora volta a se apresentar com a palestra "A condição paradoxal da Arte Contemporânea", dentro do Programa Arte em Crivo, do Museu de Arte Contemporânea (MAC), do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Paradoxo
Segundo a teórica francesa, ao considerar a Arte Contemporânea, hoje, um paradoxo emerge rapidamente: à medida que se afirma cada vez mais o desaparecimento da obra, no sentido clássico do termo, e aquele do artista ou autor, se confirmam e se desenvolvem, de maneira bastante exponencial, dispositivos que permitem uma ampla dinâmica de glorificação da arte, de comercialização de seus produtos e de celebração do vasto domínio da cultura.

"É possível crer que o definhamento da obra, conjugado ao suposto desaparecimento do autor, libera o conceito de arte da sacralização que o mantinha de certa maneira nos limites de uma consideração convencional. Tais limites veem-se agora deslocados ou ignorados, e outros critérios são ativados para definir antes processos artísticos do que produtos acabados, dispositivos - tais quais aqueles que são mobilizados em uma exposição - mais do que a simples exibição de obras que incitam à contemplação", destaca a crítica Anne Cauquelin.

Assim, ela explica que é acerca deste movimento de contraste, entre a expansão ao ápice do domínio artístico semelhante a uma espécie de globalização da cultura, e aquele de retração atual de características da obra tradicionalmente admitidas - o qual intervém na configuração do meio próprio da Arte Contemporânea, que tentará analisar em sua palestra no MAC.

Agenda
Para encerrar a programação da autora em Fortaleza, haverá, nesta quinta-feira, na Livraria Cultura, às 19h30, um bate-papo com Cauquelin e mediação da professora Kadma Marques, sobre Arte Contemporânea. Na ocasião, Cauquelin também falará sobre alguns de seus livros traduzidos para o português, que se tornaram referências para os estudos em artes em todo o mundo. Anne Cauquelin empreende, dentre outras, uma pesquisa abrangente sobre estética, levando o leitor à reflexão especulativa dessas e demais questões.

É a partir da influência das teorias no domínio da arte, com a exposição de diversas categorias de pensamento, que a autora constrói uma trajetória que parte de Platão, visita Hegel, Schopenhauer, Nietzsche e aporta em Aristóteles, Kant e Adorno.

Além disso, ela busca em seus diversos estudos compreender o efeito da Arte Contemporânea ou, antes, como entender a arte? Debruçando-se sobre o papel do artista diante da obra exposta, o lugar do ready-made (uso de objetos industrializados na arte), a diferença entre moderno e contemporâneo e a crítica de arte.

PROGRAMAÇÃOHojeÀs 19 horas, palestra "Na interseção de mundos possíveis". Local: Auditório Castello Branco na Reitoria UFC. Grátis.

AmanhãÀs 15 horas, palestra "A condição paradoxal da Arte Contemporânea". Local: Auditório do Dragão do Mar. Grátis.

Quinta-feiraÀs 19h30, bate-papo com Anne Cauquelin e mediação de Kadma Marques. Local: Livraria Cultura. Grátis

ANA CECÍLIA SOARES
REPÓRTER

Nenhum comentário: