domingo, 1 de maio de 2011

Arte promove inclusão social

Autodidata, o artista plástico Marciano Teixeira venceu as dificuldades e hoje repassa ensinamentos
Marciano Teixeira começou primeiros rabiscos na infância. Hoje repassa seus conhecimentos para outros jovens
HONÓRIO BARBOSA
Acopiara. As lembranças dos primeiros rabiscos na infância ainda estão guardadas na memória do jovem artista plástico, Marciano Nogueira Teixeira, que é destaque nesta cidade, localizada na região Centro-Sul do Ceará. Autodidata, o pintor continua debruçado sobre telas, mas a maior parte do tempo é dedicada ao ensino das técnicas de pintura aos alunos de projetos sociais.

A partir dos 6 anos de idade, Marciano Teixeira não cansava de riscar as paredes de casa e por isso sofria castigos da mãe, a então doméstica, Maria Marluce Teixeira. Mais tarde, na escola, em vez de usar o caderno para aprender a escrever e fazer cálculos, preferia desenhar. "As professoras reclamavam e em casa minha mãe não parava de brigar comigo", conta. "Eram tempos difíceis até para comprar um caderno".

Marciano Teixeira conta que em face das dificuldades enfrentadas pensou em desistir, mas a força de vontade foi mais forte. O dom para a pintura prevaleceu. Na escola, continuava pintando, rabiscando em vez de resolver a tarefa de casa. O talento foi sendo forjado e, aos poucos, descoberto pelas professoras. As reclamações deram lugar ao incentivo. Uma docente conseguiu vaga no Projeto AABB Comunidade, que era limitada, e o adolescente passou a vivenciar as primeiras noções teóricas e práticas sobre a arte de pintar e desenhar.

Aprendizado

Depois de ingressar no projeto, a vida do adolescente melhorou. Encontrou apoio, espaço e condições para desenvolver a arte do desenho e da pintura. "Fazia caricaturas, charges e pinturas", contou. "Não conhecia nada de técnica e antes pintava por intuição". No "AABB Comunidade" aprendeu noções de profundidade, técnicas de pintura em tela e um pouco sobre a história da arte. Nesta época, surgiu a fase da produção artística em grafite. "As pessoas achavam que eu estava riscando as paredes e vieram mais reclamações na escola e em casa", conta o artista em tom humorado.

Marciano Teixeira teve oportunidade de aperfeiçoar a habilidade para o desenho e pintura a partir de um curso técnico oferecido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). "Recebi ensinamentos sobre perspectiva, profundidade, uso de cores e conheci técnicas mais avançadas", lembrou. "A partir daí passei a produzir mais quadros".

Ainda na adolescência, Marciano Teixeira participou do projeto Muros da Cidade, implantado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura local, para pintura de painéis com temáticas livres em prédios públicos. As paisagens chamaram a atenção dos moradores.

As oportunidades foram surgindo e nos últimos anos, Marciano passou a exercer a função de professor de arte, no próprio projeto AABB Comunidade. Recebeu convite para lecionar em cursos do Senac, mas preferiu permanecer nesta cidade, ensinando às crianças e adolescentes noções básicas de desenho artístico e pintura.

"Estou realizando um sonho, que é ser professor", disse. "Quero ajudar às crianças e adolescentes a desenvolverem o dom artístico, dando-lhes oportunidades, que eu não tive". Além do Projeto AABB Comunidade, Marciano Teixeira é professor de um projeto financiado pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult), por meio de um edital de incentivo às artes em cidades do interior, e realizado pela Cia. Deus Baco de Teatro Amador de Acopiara.

Um grupo de 40 alunos participa das atividades de artes plásticas com produção de pintura em tela, cerâmica, em camiseta e em muros, de paisagem, natureza morta e outros estilos. As aulas começaram em fevereiro e estendem-se até setembro próximo. A formação acontece no Núcleo de Artes.

Marciano Teixeira mostra-se satisfeitos com a profissão de professor e conta com alegria que já descobriu um talento promissor, o aluno Ítalo Gomes.

"É isso que eu quero descobrir, novos artistas, e trabalhar para eles desenvolverem as suas habilidades", disse. "Hoje há mais oportunidade e as coisas são mais fáceis", reconhece o artista, também professor.

MAIS INFORMAÇÕES
Secretaria de Cultura de Acopiara - Rua Cel. José Nunes, S/N
Centro - Telefone: (88) 3565.1420
E-mail: scej@acopiara.ce.gov.br

Honório Barbosa 
Repórter

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: