quinta-feira, 19 de maio de 2011

Aniceto's - Banda Cabaçal faz apresentação


Depois de inúmeras participações em diversos eventos pelo Brasil, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto fará a sua primeira apresentação completa em Fortaleza. O evento cultural, que tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), acontecerá no próximo dia 27 de maio, às 19 horas, na Praça José de Alencar. Para os apreciadores das variadas formas de manifestação da cultura tradicional popular, trata-se de uma oportunidade especial, já que até então o espetáculo foi visto na íntegra apenas pelos europeus.

O conjunto musical surgiu ainda no século XIX, mais precisamente em 10 de maio de 1835, tendo como idealizador José Lourenço da Silva (José Aniceto). Nos seus primórdios, os tambores (zabumbas e “caixas” ou taróis) eram confeccionados com peles de bode ou carneiro esticadas sobre enormes cascas de cabaças secas e cortadas. Atualmente, a banda é composta por seis descendentes dos índios Cariri, todos eles agricultores do Crato.
Os irmãos Aniceto não se destacam apenas como músicos. Na verdade, eles se colocam também como atores que desempenham uma performance única, onde cada um se utiliza de passos matreiros e intuitivos, amparados pelos modelos ancestrais de dançar e imitar animais. Tal apresentação ainda evolui em danças e coreografias particulares, diferenciado-a de qualquer outra banda. Em geral, são utilizados instrumentos de percussão e sopro, dois pifes (pífanos e flautas rústicas de madeira), um zabumba e uma “caixa”.
Considerado um grupo mantenedor da tradição popular e portador de legítima autenticidade folclórica, a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto já alcançou considerável projeção regional, nacional e européia, inclusive brilhando ao lado de Hermeto Pascoal e do Quinteto Violado. Em 1998, participou de uma temporada de um mês e quatro dias no espetáculo “Ciranda dos Homens, Carnaval dos Animais”, do coreógrafo Ivaldo Bertazzo, no Teatro do SESC Pompéia (SP).

A obra dos protagonistas cratenses já foi contemplada com três registros fonográficos: um disco compacto pelo Ministério da Educação e Cultura (1978); um CD lançado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, através do Projeto Memória do Povo Cearense, produzido pela Equatorial Produções e Cariri Discos (1999); e o “Forró no Cariri” (2004), novamente pela Equatorial Produções e Cariri Discos. Além desta visibilidade, a Banda Cabaçal também participou de filmes e documentários para TV.

Antes de passar pela capital cearense, o conjunto musical abre a turnê de seis apresentações pelas regiões Nordeste e Sudeste no município do Crato, no dia 20 de maio. Em seguida, o espetáculo popular poderá ser visto no Rio de Janeiro (RJ), Niterói (RJ), Santos (SP) e em São Paulo (SP), em datas a serem definidas. Todos os shows serão gratuitos, o que possibilitará a população das cidades visitadas terem contato direto com o sexteto, considerado patrimônio da cultura tradicional nordestina.

SERVIÇO
Apresentação da Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto em Fortaleza. Local: Praça José de Alencar. Data: 27 de maio de 2011. Horário: 19h00min. Duração: 60 minutos. Informações: (85) 3082.6311 / flexos@flexos.com.br (Flexos Artes).
Fonte: O Estado

Nenhum comentário: