sexta-feira, 8 de abril de 2011

A simplicidade da contagiante literatura de cordel


O Brasil possui uma riqueza cultural inestimável. Disso, ninguém duvida! No entanto, muitas culturas encontradas na imensidão territorial brasileira não são, originalmente, do nosso povo. A literatura de cordel é um dos interessantes exemplos. Vinda de Portugal, ela é bastante praticada na região nordeste do Brasil. De lá, surgiram os principais artistas nacionais.

A literatura de cordel é um poema popular cantado, inserido em folheto rústico e colocado em varal de corda para ser vendido. Porém, no nordeste brasileiro a cultura de pendurar os poemas em barbantes não é perdurou. Mas eles continuam sendo elaborados e comercializados. Alguns folhetos possuem até gravuras, ilustrados com xilogravura.

Os poemas possui um texto rimado e as estrofes mais frequentes são aquelas que apresentam 10, 8 ou 6 versos. Os cantores da literatura de cordel são conhecidos pelo nome de cordelistas. Eles recitam o texto com uma cadenciada melodia, acompanhados pelo som da viola. Alguns cordelistas as vezes se empolgam na cantoria para, assim, conquistar os possíveis compradores de literatura de cordel. Algum já te conquistou? Você já comprou algum poema em folheto? O que achou?



Fonte: Cultura Digital Kátia Rabelo

Nenhum comentário: